Carros

Quase um SUV do Gol: Volkswagen Tera faz sua estreia oficial no carnaval do Rio e promete agitar o mercado

O Volkswagen Gol saiu de cena, mas sua essência continua viva no novo Tera. Revelado no carnaval do Rio, o SUV compacto herda a versatilidade e acessibilidade que fizeram do Gol um ícone. Com motor 1.0 turbo, painel digital e pacote ADAS, estreia em maio para competir com Pulse e Kardian, sendo vendido em 25 países.
Publicado em Carros dia 3/03/2025 por Alan Correa

Vai ter Gol em 2025? Não com esse nome, mas o Volkswagen Tera pode ser considerado sua evolução natural. O novo SUV compacto traz a essência do Gol para os tempos modernos, oferecendo um modelo acessível, prático e adaptado às preferências atuais do mercado, que cada vez mais escolhe os SUVs em vez dos hatches tradicionais. Com a saída do Gol de linha, o Tera surge como uma alternativa que mantém a proposta de ser um carro versátil e funcional, agora com a altura e robustez que o público deseja.

Pontos Principais:

  • Volkswagen Tera é um SUV compacto desenvolvido e fabricado no Brasil.
  • Modelo usa plataforma MQB-A0 e compartilha elementos com Polo e Nivus.
  • Terá motor 1.0 turbo de 116 cv e opção aspirada de 84 cv.
  • Equipado com painel digital, central VW Play Connect e pacote ADAS.

A Volkswagen escolheu a folia do carnaval carioca para revelar o Tera, seu novo SUV compacto. Projetado e produzido no Brasil, o modelo será fabricado em Taubaté (SP) e chega para disputar espaço com Fiat Pulse e Renault Kardian. Com estreia prevista para maio, o Tera será vendido em mais de 25 países e trará motor 1.0 turbo, central multimídia VW Play Connect e pacote de assistências à condução.

A Volkswagen decidiu revelar seu novo SUV em grande estilo, em meio à festa mais tradicional do Brasil. O Tera é a nova aposta da marca no segmento de utilitários esportivos compactos e se posiciona abaixo de Nivus e T-Cross. Desenvolvido no Brasil, o modelo será produzido na fábrica de Taubaté e chega ao mercado no primeiro semestre de 2025.

Com visual atualizado para seguir a identidade global da Volkswagen, o Tera se destaca pelos faróis full-LED e uma grade frontal ampla, com detalhes cromados interligando os elementos visuais. Na traseira, as lanternas seguem a tendência de conectividade por meio de uma barra escurecida, similar ao que já se viu no Nivus. O SUV também recebeu vincos marcantes na carroceria e retrovisores exclusivos, trazendo diferenciação dentro da linha da montadora.

Suas dimensões ainda não foram oficialmente divulgadas, mas tudo indica que o Tera terá medidas próximas às do Polo, com entre-eixos de aproximadamente 2.566 mm e comprimento próximo de 4.074 mm. Isso significa que ele entrará diretamente na briga com Fiat Pulse e Renault Kardian, oferecendo um pacote equilibrado de espaço interno e design compacto.

O interior do SUV segue o padrão dos modelos mais recentes da Volkswagen, com um painel digital de 10 polegadas e uma central multimídia VW Play Connect posicionada de forma elevada. O acabamento traz diferentes texturas e iluminação ambiente, enquanto o console central conta com porta-copos ajustáveis e carregamento de celular por indução. Além disso, há saídas de ar-condicionado dedicadas para a área de carregamento sem fio, um detalhe prático para o dia a dia.

A Volkswagen incluiu um pacote completo de assistências à condução no Tera. O modelo terá frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera de ré. Se o objetivo era entregar tecnologia e segurança, a marca parece ter seguido a receita correta.

Debaixo do capô, a expectativa é que o SUV traga o motor 1.0 turbo de três cilindros (170 TSI), que gera 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Esse conjunto será acoplado a um câmbio automático de seis marchas. Para quem busca uma opção mais acessível, a Volkswagen pode oferecer uma versão com motor 1.0 aspirado, entregando 84 cv e 10,3 kgfm de torque, junto a um câmbio manual de cinco marchas. Ainda não há informações sobre o desempenho, mas espera-se um comportamento semelhante ao do Polo e Nivus, que compartilham a mesma base mecânica.

A Volkswagen já confirmou que o Tera terá quatro versões, com a mais completa recebendo o nome de Outfit. Essa configuração contará com rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, iluminação full-LED e um pacote completo de assistências à condução. Durante a apresentação no carnaval do Rio de Janeiro, o modelo foi exibido em três cores: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. Outras tonalidades devem ser anunciadas no lançamento.

O SUV ainda traz algumas surpresas para os mais atentos. No vidro traseiro, pequenos ícones do Fusca, Gol e do próprio Tera aparecem enfileirados, como uma homenagem aos clássicos da Volkswagen. Já na tampa do porta-malas, a inscrição “Trip Mode On” adiciona um toque de personalização.

O Tera apareceu pela primeira vez em setembro de 2024, no Rock in Rio, ainda camuflado e sem nome oficial. Agora, com o design revelado e uma estratégia comercial definida, o SUV chega para reforçar a presença da Volkswagen no mercado de utilitários esportivos compactos, com vendas confirmadas para mais de 25 países.

Fonte: Carro.Blog.Br, Instagram, Terra, R7, Webmotors e AutoEsporte.