Honda S7 elétrico chega à China com tecnologia da Huawei e 620 km de autonomia

O Honda S7 elétrico está pronto para acelerar nas ruas da China. Com um motor de até 350 kW, tração integral e um sistema de assistência à condução da Huawei, o SUV chega para disputar espaço com gigantes do setor. Será que a Honda encontrou a receita certa para encarar Tesla e Xpeng no seu próprio território?
Publicado por Alan Correa em Notícias dia 18/02/2025

O que acontece quando você pega uma montadora tradicional, adiciona um motor elétrico potente e tempera tudo com tecnologia de ponta? O resultado é o Honda S7, um SUV elétrico que promete ser um divisor de águas na China. A montadora japonesa deixou o conservadorismo de lado e trouxe um pacote agressivo para encarar os rivais, mas será o suficiente?

Pontos Principais:

  • Honda S7 será lançado na China e terá sistema de assistência à condução da Huawei.
  • Motor duplo de 350 kW e bateria de 89,8 kWh garantem até 620 km de autonomia.
  • Interior repleto de telas, incluindo um painel central de duas camadas.
  • Preço estimado em 200.000 yuan (27.600 dólares), mirando Tesla Model Y e Xpeng G6.

O S7 nasceu da parceria entre Honda e Dongfeng e já chega cheio de mudanças. Originalmente batizado como Ye S7, o SUV perdeu o “Ye” no nome, mas manteve a plataforma “W”, um conjunto robusto de motores elétricos e uma pegada tecnológica que coloca a marca japonesa em um novo patamar.

O Honda S7 elétrico chega à China com motor de até 350 kW e autonomia de 620 km. Com assistência da Huawei, o SUV busca competir com Tesla e Xpeng no crescente mercado de elétricos.
O Honda S7 elétrico chega à China com motor de até 350 kW e autonomia de 620 km. Com assistência da Huawei, o SUV busca competir com Tesla e Xpeng no crescente mercado de elétricos.

Vamos falar de números. O S7 tem 4.750 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.625 mm de altura, com um entre-eixos de 2.930 mm. Com um peso de 2.305 kg, não é exatamente um peso leve, mas compensa com um trem de força que merece atenção. A versão AWD traz um motor dianteiro de 150 kW e um traseiro de 200 kW, totalizando 350 kW (469 cv). Se tração integral não for seu estilo, uma variante RWD com um único motor de 200 kW estará disponível.

O modelo será oferecido em versões AWD com dois motores, totalizando 350 kW, e RWD com 200 kW. A bateria de 89,8 kWh da CATL promete até 620 km de alcance no ciclo CLTC, focando eficiência.
O modelo será oferecido em versões AWD com dois motores, totalizando 350 kW, e RWD com 200 kW. A bateria de 89,8 kWh da CATL promete até 620 km de alcance no ciclo CLTC, focando eficiência.

A bateria de 89,8 kWh da CATL garante uma autonomia de até 620 km no ciclo CLTC. Claro, esses números sempre variam dependendo do peso do pé direito, mas é uma marca competitiva. A velocidade máxima fica nos 180 km/h – não vai quebrar recordes de Nürburgring, mas também não foi feito para isso.

O interior do Honda S7 destaca-se pelo design tecnológico, com retrovisores digitais e um grande painel central dividido em duas telas. A Honda aposta na experiência digital para atrair compradores.
O interior do Honda S7 destaca-se pelo design tecnológico, com retrovisores digitais e um grande painel central dividido em duas telas. A Honda aposta na experiência digital para atrair compradores.

Agora, o que realmente chama a atenção é o interior. Como manda a cartilha dos elétricos chineses, o Honda S7 está repleto de telas. Além dos retrovisores digitais, há um grande painel central que parece uma única tela, mas na verdade são duas: uma inferior de 10 polegadas e uma superior de 12,8 polegadas. O painel de instrumentos do motorista ainda é um mistério, mas é seguro dizer que será mais uma peça para completar o show de luzes.

A Honda integrou o sistema Qiankun ADS da Huawei ao S7, oferecendo alternativa ao seu próprio Honda Sensing 360+. A estratégia visa atender às exigências do mercado chinês por tecnologia avançada.
A Honda integrou o sistema Qiankun ADS da Huawei ao S7, oferecendo alternativa ao seu próprio Honda Sensing 360+. A estratégia visa atender às exigências do mercado chinês por tecnologia avançada.

E o grande trunfo tecnológico? O sistema de assistência à condução. Depois de adiar o lançamento para aprimorar o ADAS, a Honda recorreu à Huawei e integrou o sistema Qiankun ADS. A escolha não é à toa. A Huawei tem se consolidado como uma das principais fornecedoras de tecnologia para direção assistida na China, superando concorrentes locais. Assim, o S7 terá duas opções: o tradicional Honda Sensing 360+ ou o sistema da Huawei.

Com um preço estimado em 200.000 yuan (cerca de 27.600 dólares), o Honda S7 entra em um campo minado, enfrentando modelos como Tesla Model Y, Xpeng G6, Nio ES6 e até mesmo o futuro Xiaomi YU7, previsto para junho. A briga promete ser boa, e o S7 tem um arsenal respeitável para não ficar para trás.

Mas será que a Honda finalmente encontrou a chave para conquistar o mercado elétrico chinês? Só o tempo (e as vendas) dirão.

Fonte: Honda e Carnewschina.