Vale a pena comprar a Fiat Strada Trekking 1.6 16V cabine dupla 2015 usada?

A Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 é uma picape compacta que ganhou destaque no mercado brasileiro devido à sua versatilidade e capacidade de atender diferentes perfis de usuários. Com um design voltado para quem busca um veículo funcional e prático, esse modelo combina características técnicas que o tornam adequado tanto para uso urbano […]
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 20/02/2025

A Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 é uma picape compacta que ganhou destaque no mercado brasileiro devido à sua versatilidade e capacidade de atender diferentes perfis de usuários. Com um design voltado para quem busca um veículo funcional e prático, esse modelo combina características técnicas que o tornam adequado tanto para uso urbano quanto para atividades profissionais. A configuração cabine dupla também é um diferencial, oferecendo maior espaço interno e comodidade para os ocupantes.

Pontos Principais:

  • Motorização 1.6 16V E.torQ com 117 cv (álcool) e torque de 16,8 kgfm.
  • Consumo urbano de 7,3 km/l (álcool) e 10,3 km/l (gasolina), com autonomia máxima de 667 km.
  • Capacidade de carga útil de 650 kg e caçamba de 680 litros.
  • Equipamentos de segurança incluem freios ABS, airbags frontais e cintos de três pontos para todos os ocupantes.
  • Direção assistida hidráulica, suspensão dianteira McPherson e câmbio manual de 5 marchas.

O desempenho do modelo está diretamente relacionado ao motor 1.6 16V, que fornece 117 cavalos de potência com álcool e 115 cavalos com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 9,7 segundos, evidenciando um tempo de resposta satisfatório para uma picape de porte compacto. A tração dianteira e a altura mínima do solo de 182 mm proporcionam um desempenho eficiente em diferentes condições de rodagem, inclusive em terrenos não pavimentados.

Além do desempenho, outro aspecto relevante do veículo é o consumo de combustível. As médias são de 7,3 km/l (álcool) e 10,3 km/l (gasolina) em áreas urbanas, e 8 km/l (álcool) e 11,5 km/l (gasolina) em rodovias. Essa eficiência contribui para uma autonomia que pode variar de 423 km a 667 km, dependendo do tipo de combustível e do trajeto percorrido. Esses números demonstram a capacidade do modelo em otimizar os gastos relacionados ao consumo.

Geral

A Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 oferece motor 1.6 flex com 117 cv e torque de 16,8 kgfm. É ideal para quem busca desempenho consistente e versatilidade no uso urbano e profissional.
A Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 oferece motor 1.6 flex com 117 cv e torque de 16,8 kgfm. É ideal para quem busca desempenho consistente e versatilidade no uso urbano e profissional.

O Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 foi desenvolvido para o mercado nacional e possui propulsão a combustão. O modelo adota o sistema flex, permitindo o uso de álcool e gasolina, o que oferece flexibilidade no abastecimento. A configuração de picape com porte compacto e cabine dupla acomoda até quatro ocupantes, distribuídos em três portas.

A plataforma 178 sustenta a estrutura do veículo, caracterizada pela série Trekking, que tem como foco a praticidade. O modelo pertence à primeira geração da linha e apresenta especificações que o tornam adequado para um público que precisa de um veículo com boa capacidade de carga e dimensões reduzidas para uso urbano.

Com um comprimento total de 4423 mm e largura de 1664 mm, o modelo apresenta medidas que favorecem a dirigibilidade em ambientes urbanos, além de contar com uma caçamba com capacidade de 680 litros e carga útil de até 650 kg. A distância entre-eixos de 2718 mm colabora para o conforto interno, enquanto a altura de 1580 mm e a altura mínima do solo de 182 mm facilitam a condução em diferentes terrenos.

Motor

A Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 oferece motor 1.6 flex com 117 cv e torque de 16,8 kgfm. É ideal para quem busca desempenho consistente e versatilidade no uso urbano e profissional.
A Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 oferece motor 1.6 flex com 117 cv e torque de 16,8 kgfm. É ideal para quem busca desempenho consistente e versatilidade no uso urbano e profissional.

O motor do Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 é instalado na parte dianteira, com disposição transversal e quatro cilindros em linha. Cada cilindro possui quatro válvulas, totalizando 16 válvulas. A cilindrada unitária é de 400 cm³, enquanto o deslocamento total do motor é de 1598 cm³. A relação de compressão é de 10,5:1, o que influencia diretamente no desempenho e eficiência do propulsor.

A potência máxima gerada pelo motor é de 117 cv a 5500 rpm quando abastecido com álcool, e 115 cv na mesma rotação com gasolina. O torque máximo alcançado é de 16,8 kgfm com álcool e 16,2 kgfm com gasolina, ambos a 4500 rpm. O motor é aspirado naturalmente e conta com sistema de alimentação por injeção multiponto.

O acionamento do comando de válvulas é feito por corrente, o que reduz a necessidade de manutenção periódica. O diâmetro do cilindro é de 77 mm e o curso do pistão é de 85,8 mm. A relação peso/potência é de 10,05 kg/cv, enquanto a relação peso/torque é de 70,0 kg/kgfm.

Preço aproximado da Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 usada

O preço aproximado da Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 usada gira em torno de R$ 59.114. Esse valor pode variar de acordo com a região, estado de conservação do veículo, quilometragem rodada e presença de opcionais. Modelos com revisões em dia, histórico de manutenção documentado e menor desgaste tendem a ter um preço mais elevado, enquanto unidades com sinais de uso intenso ou pendências mecânicas podem ser encontradas por valores mais baixos.

Além do preço de compra, é importante considerar custos adicionais, como transferência, seguro, impostos e eventuais reparos. Ao negociar um modelo usado, o comprador deve avaliar não apenas o valor inicial, mas também o custo-benefício a longo prazo. Um bom estado de conservação e manutenções preventivas realizadas são fatores que justificam um preço mais alto e proporcionam maior tranquilidade ao novo proprietário.

Transmissão

O consumo urbano é de 7,3 km/l (álcool) e 10,3 km/l (gasolina). Em rodovias, atinge 8 km/l (álcool) e 11,5 km/l (gasolina), com autonomia de até 667 km, ideal para longas viagens.
O consumo urbano é de 7,3 km/l (álcool) e 10,3 km/l (gasolina). Em rodovias, atinge 8 km/l (álcool) e 11,5 km/l (gasolina), com autonomia de até 667 km, ideal para longas viagens.

A transmissão do modelo é composta por um câmbio manual de cinco marchas, o que proporciona ao condutor maior controle sobre a condução do veículo. O sistema de acoplamento da transmissão conta com uma embreagem monodisco a seco, solução comum em veículos desse porte, que oferece robustez e custo reduzido de manutenção.

A tração dianteira é um fator que contribui para a estabilidade do veículo durante a condução, especialmente em áreas urbanas. Esse tipo de tração favorece a distribuição de peso, tornando o veículo mais seguro em condições adversas de aderência. A combinação de motor e transmissão foi projetada para atender às necessidades de desempenho e eficiência do segmento.

As trocas de marchas são suaves e precisas, o que facilita a condução e reduz o esforço do motorista em trajetos urbanos e rodoviários. O conjunto mecânico é dimensionado para proporcionar boa durabilidade e baixo custo de manutenção, características valorizadas no mercado.

Suspensão

Observe desgaste na suspensão traseira e estado dos freios. Cheque histórico de revisões e teste o sistema de direção hidráulica. Problemas nessas áreas elevam custos.
Observe desgaste na suspensão traseira e estado dos freios. Cheque histórico de revisões e teste o sistema de direção hidráulica. Problemas nessas áreas elevam custos.

O sistema de suspensão dianteira é do tipo independente McPherson, com molas helicoidais. Essa configuração oferece um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, absorvendo as irregularidades do terreno sem comprometer o desempenho dinâmico do veículo. A suspensão traseira, por sua vez, utiliza eixo rígido e mola parabólica de lâmina única.

Essa combinação é comum em picapes, pois proporciona maior capacidade de carga e resistência. O eixo rígido traseiro também contribui para a durabilidade do conjunto em condições de uso intenso, como o transporte de cargas pesadas. O sistema de suspensão foi projetado para oferecer um comportamento estável em estradas de terra e asfalto.

O desempenho da suspensão está alinhado com a proposta do veículo, garantindo uma condução estável e segura. Essa robustez estrutural é um fator determinante para usuários que precisam de um veículo versátil, capaz de atender a diferentes demandas sem comprometer o conforto.

Freios

Os freios dianteiros do Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 são compostos por discos ventilados, enquanto os traseiros utilizam o sistema de tambor. Essa combinação é eficiente para o porte e proposta do veículo, proporcionando boa capacidade de frenagem em diversas condições de uso.

O sistema de freios ABS é um item de série, aumentando a segurança em frenagens bruscas. Esse recurso evita o travamento das rodas e contribui para a manutenção da trajetória durante a frenagem, o que é essencial em situações de emergência. A presença do ABS reforça o compromisso do modelo com a segurança.

Os freios foram dimensionados para suportar o peso do veículo, além da carga útil de até 650 kg. Essa capacidade de frenagem é adequada para o transporte de mercadorias e uso em diferentes terrenos, desde estradas urbanas até vias não pavimentadas.

Direção

Desgaste excessivo do câmbio e corrosão na caçamba podem indicar uso severo. Analise quilometragem e prefira unidades com revisões documentadas e pouco uso off-road.
Desgaste excessivo do câmbio e corrosão na caçamba podem indicar uso severo. Analise quilometragem e prefira unidades com revisões documentadas e pouco uso off-road.

A direção assistida hidráulica do modelo contribui para a condução confortável, reduzindo o esforço necessário para manobras. Essa assistência facilita a condução em ambientes urbanos, onde são frequentes as manobras em baixa velocidade. O diâmetro de giro de 10,7 metros também favorece a dirigibilidade em espaços reduzidos.

O sistema hidráulico é conhecido pela robustez e menor custo de manutenção em comparação aos sistemas elétricos. Apesar disso, o desempenho não é comprometido, garantindo respostas precisas ao condutor. Essa configuração atende às necessidades de quem busca um veículo prático para o dia a dia.

A estabilidade da direção é complementada pela suspensão e pelo sistema de freios, formando um conjunto coerente com a proposta do modelo. O comportamento previsível e seguro da direção é um fator relevante para usuários que priorizam a condução eficiente e segura.

Pneus

Vale pelo baixo custo de manutenção, robustez e bom desempenho. Pontos negativos incluem consumo elevado e espaço interno limitado. Busque modelos com bom estado geral.
Vale pelo baixo custo de manutenção, robustez e bom desempenho. Pontos negativos incluem consumo elevado e espaço interno limitado. Busque modelos com bom estado geral.

Os pneus utilizados são 175/80 R14 tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo o estepe. A altura do flanco é de 140 mm, contribuindo para o conforto na condução ao absorver imperfeições do terreno. Essa configuração de pneus também favorece o desempenho em estradas não pavimentadas.

A escolha dessa medida de pneu foi feita para oferecer um bom equilíbrio entre conforto, economia de combustível e desempenho em diferentes tipos de pavimento. Os pneus possuem características que aumentam a durabilidade e reduzem o custo de substituição, o que é importante para um veículo com perfil utilitário.

O conjunto de rodas de liga leve complementa o sistema, oferecendo resistência e leveza. Esse conjunto é essencial para otimizar o desempenho e a eficiência energética do veículo, fatores que influenciam diretamente na experiência de condução.

Consumo e Autonomia

O consumo urbano é de 7,3 km/l (álcool) e 10,3 km/l (gasolina). Em rodovias, atinge 8 km/l (álcool) e 11,5 km/l (gasolina), com autonomia de até 667 km, ideal para longas viagens.
O consumo urbano é de 7,3 km/l (álcool) e 10,3 km/l (gasolina). Em rodovias, atinge 8 km/l (álcool) e 11,5 km/l (gasolina), com autonomia de até 667 km, ideal para longas viagens.

O consumo urbano do modelo é de 7,3 km/l quando abastecido com álcool e 10,3 km/l com gasolina. Em rodovias, o consumo atinge 8 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina. Esses números proporcionam uma autonomia que pode variar de 423 km a 667 km, dependendo do combustível e do trajeto percorrido.

A autonomia urbana é de 423 km com álcool e 597 km com gasolina, enquanto em rodovias a autonomia é de 464 km com álcool e 667 km com gasolina. Essa autonomia atende à demanda de usuários que buscam um veículo com bom alcance, minimizando a necessidade de paradas frequentes para abastecimento.

O tanque de combustível possui capacidade para 58 litros, contribuindo para a autonomia elevada do veículo. A combinação de consumo eficiente e tanque de grande capacidade resulta em um veículo adequado para longos trajetos e uso diário.

Equipamentos

Espaço interno para 4 pessoas, com caçamba de 680 litros e carga útil de 650 kg. DireçãOferece freios ABS, airbags frontais e faróis de neblina. A segurança é reforçada pelos cintos de três pontos e encostos de cabeça, atendendo bem a necessidades urbanas.o hidráulica, ar-condicionado e ajuste de banco garantem conforto básico e funcionalidade.
Espaço interno para 4 pessoas, com caçamba de 680 litros e carga útil de 650 kg. DireçãOferece freios ABS, airbags frontais e faróis de neblina. A segurança é reforçada pelos cintos de três pontos e encostos de cabeça, atendendo bem a necessidades urbanas.o hidráulica, ar-condicionado e ajuste de banco garantem conforto básico e funcionalidade.

O modelo oferece uma gama de equipamentos voltados para a segurança, conforto e infotenimento. Entre os itens de segurança, destacam-se os freios ABS, airbags frontais, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além de faróis com refletores duplos e faróis de neblina.

No quesito conforto, o veículo conta com ar-condicionado, ar quente, direção assistida, banco do motorista com ajuste de altura e controle elétrico dos vidros dianteiros. Outros itens incluem rodas de liga leve, luz no porta-luvas e comando interno da tampa de abastecimento.

O sistema de infotenimento inclui computador de bordo, conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento. Como opcionais, estão disponíveis rádio, CD player, conexão USB e conexão Bluetooth, oferecendo opções para diferentes perfis de usuários.

Ficha Técnica do Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015

Geral

  • Ano: 2015
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Picape
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 4
  • Portas: 3
  • Geração: 1
  • Plataforma: 178
  • Série: Trekking

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 400 cm³
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Deslocamento: 1598 cm³
  • Código do motor: E.torQ
  • Peso/potência: 10,05 kg/cv
  • Peso/torque: 70,0 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: Não especificado
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 77 mm
  • Curso do pistão: 85,8 mm
  • Potência máxima: 117 cv (A) a 5500 rpm
  • Torque máximo: 16,8 kgfm (A) a 4500 rpm / 16,2 kgfm (G) a 4500 rpm
  • Torque específico: 10,5 kgfm/litro
  • Potência específica: 73,2 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico: Mola parabólica de lâmina única

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,7 m

Pneus

  • Dianteiros: 175/80 R14
  • Altura do flanco: 140 mm
  • Traseiros: 175/80 R14
  • Altura do flanco: 140 mm
  • Estepe: 175/80 R14

Dimensões

  • Comprimento: 4423 mm
  • Distância entre-eixos: 2718 mm
  • Bitola dianteira: 1425 mm
  • Caçamba: 680 litros
  • Peso: 1176 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Ângulo de entrada: Não especificado
  • Ângulo central: Não especificado
  • Inclinação lateral máx.: Não especificado
  • Altura mínima do solo: 182 mm
  • Largura: 1664 mm
  • Altura: 1580 mm
  • Bitola traseira: 1390 mm
  • Tanque de combustível: 58 litros
  • Carga útil: 650 kg
  • Reboque com freio: Não especificado
  • Ângulo de saída: Não especificado

Desempenho

  • Velocidade máxima: 178 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,7 s

Consumo

  • Urbano: 7,3 km/l (A) / 10,3 km/l (G)
  • Rodoviário: 8 km/l (A) / 11,5 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 423 km (A) / 597 km (G)
  • Rodoviária: 464 km (A) / 667 km (G)

Equipamentos do Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015

Equipado com freios ABS, airbags frontais e travamento central das portas, o Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 oferece segurança para seus ocupantes.
Equipado com freios ABS, airbags frontais e travamento central das portas, o Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 oferece segurança para seus ocupantes.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Travamento central das portas

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Rodas de liga leve
  • Luz no porta-luvas
  • Comando interno da tampa de abastecimento

Infotenimento

  • Opcional: Rádio
  • Opcional: CD player
  • Opcional: Conexão USB
  • Opcional: Conexão Bluetooth
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, OLX e Webmotors.