Royal Enfield Shotgun 650: a nova custom que chega para mudar o jogo no Brasil

A Royal Enfield Shotgun 650 desembarca no Brasil com motor bicilíndrico de 648 cm³, 47 cv e estilo custom minimalista. Com iluminação full LED, painel analógico-digital, navegação Tripper e suspensão Showa, promete pilotagem dinâmica. Produzida em Manaus, chega para expandir a presença da marca no país.
Publicado por Alan Correa em Motos dia 20/02/2025

A Royal Enfield finalmente trouxe ao Brasil a Shotgun 650, uma motocicleta que foi revelada ao público durante o Festival Interlagos Motos em 2024 e agora desembarca no país como o primeiro grande lançamento da marca para 2025. A novidade faz parte de uma estratégia maior da fabricante indiana, que ainda promete mais quatro modelos inéditos ao longo do ano.

Pontos Principais:

  • Shotgun 650 chega ao Brasil em quatro opções de cores.
  • Modelo compartilha motor e chassi com a Super Meteor 650.
  • Preços entre R$ 33.990 e R$ 34.990, dependendo da cor.
  • Nova linha de montagem em Manaus promete acelerar a produção.

A Shotgun 650 chega com uma proposta diferenciada dentro da linha 650 da Royal Enfield. Enquanto a Super Meteor 650 segue a escola clássica das cruiser, a Shotgun aposta em um visual mais urbano e agressivo, pronto para ser personalizado de acordo com o gosto do piloto. A mecânica já é conhecida: o motor bicilíndrico de 648 cm³, com arrefecimento misto a ar e óleo, entrega 47 cv de potência a 7.250 rpm e torque de 5,3 kgfm a 5.650 rpm. O câmbio de seis marchas e a transmissão final por corrente garantem uma condução suave e previsível.

A Royal Enfield Shotgun 650 chegou ao Brasil com um único objetivo: transformar qualquer rua em um playground sobre duas rodas. Inspirada no estilo bobber, une visual agressivo e mecânica robusta.
A Royal Enfield Shotgun 650 chegou ao Brasil com um único objetivo: transformar qualquer rua em um playground sobre duas rodas. Inspirada no estilo bobber, une visual agressivo e mecânica robusta.

O design faz questão de se afastar do visual cromado tradicional. Aqui, tudo segue um tom escurecido e minimalista, com para-lamas curtos e um conjunto ótico full LED. As rodas de liga-leve, com tamanhos diferentes entre os eixos – 18 polegadas na dianteira e 17 na traseira – dão uma pegada única ao modelo. A posição de pilotagem também mudou em relação à Super Meteor: guidão mais baixo e pedaleiras recuadas deixam o piloto em uma postura mais ereta.

Na parte técnica, a moto vem equipada com garfo telescópico invertido Showa na frente, com 120 mm de curso, e amortecedores duplos ajustáveis na traseira, com 90 mm de curso. Os freios são a disco, com 320 mm na dianteira e 300 mm na traseira, ambos com ABS de dois canais para maior segurança.

Nada de cromados brilhantes. Aqui, tudo é escurecido e minimalista, com para-lamas curtos e rodas de 18 e 17 polegadas. O conjunto LED e o guidão rebaixado completam o visual pronto para personalizações.
Nada de cromados brilhantes. Aqui, tudo é escurecido e minimalista, com para-lamas curtos e rodas de 18 e 17 polegadas. O conjunto LED e o guidão rebaixado completam o visual pronto para personalizações.

O painel mescla instrumentos analógicos e digitais, combinando um velocímetro tradicional com um display que exibe informações como hodômetro, indicador de marcha e nível de combustível. O sistema de navegação Tripper, que permite conexão com o smartphone para navegação GPS, é item de série.

Com 240 kg em ordem de marcha, a Shotgun 650 traz um tanque de 13,8 litros e um consumo médio de 22 km/l, o que resulta em uma autonomia aproximada de 303 km. Além disso, há uma porta USB-A próxima à bateria para facilitar o carregamento de dispositivos móveis.

O motor bicilíndrico de 648 cm³ solta 47 cv com um ronco cheio de personalidade. O torque de 5,3 kgfm entrega força de sobra para arrancadas empolgantes e retomadas sem esforço.
O motor bicilíndrico de 648 cm³ solta 47 cv com um ronco cheio de personalidade. O torque de 5,3 kgfm entrega força de sobra para arrancadas empolgantes e retomadas sem esforço.

No Brasil, a Shotgun 650 estará disponível nas cores Sheetmetal Gray (cinza) por cerca de R$ 33.990, Drill Green (verde) por R$ 34.490, Plasma Blue (azul) por R$ 34.490 e Stencil White (branca) por R$ 34.990. O frete não está incluído no valor, e a compra será feita por reserva online, com pagamento inicial de R$ 2 mil. Apenas unidades já fabricadas estarão disponíveis para evitar atrasos.

A Royal Enfield não está apenas lançando novos modelos, mas também fortalecendo sua operação no Brasil. Em 2024, a marca vendeu 17.253 motos no país, tornando-o seu maior mercado fora da Índia. Para suportar esse crescimento e minimizar os problemas logísticos enfrentados no ano passado, a fabricante inaugurou uma nova linha de montagem em Manaus (AM), operada em parceria com o grupo Multi.

A suspensão dianteira invertida Showa garante firmeza nas curvas, enquanto os amortecedores traseiros ajustáveis seguram as irregularidades. Freios a disco e ABS garantem paradas seguras na hora certa.
A suspensão dianteira invertida Showa garante firmeza nas curvas, enquanto os amortecedores traseiros ajustáveis seguram as irregularidades. Freios a disco e ABS garantem paradas seguras na hora certa.

Além da Shotgun 650, a Royal Enfield já confirmou que mais quatro modelos chegarão ao Brasil em 2025: Himalayan 450, Guerrilla 450, Bear 650 e Classic 650. Com essa estratégia, a marca quer ampliar sua presença no segmento de média cilindrada e atrair novos públicos, apostando em design diferenciado e motorização confiável.

A Shotgun 650 chega ao mercado brasileiro como uma opção para quem busca um modelo personalizável, com identidade própria e pronto para encarar tanto a cidade quanto a estrada.

Fonte: Carro.Blog.Br, Royalenfield, Motoo, Mobilidade e AutoPapo.