Honda NX 350 Sahara certamente deixou sua marca na história das motos brasileiras

A história da Honda NX 350 Sahara é marcada por sua conexão com o sucesso da NXR 750V no Rally Paris-Dakar nos anos 80.
Publicado em Motos dia 19/11/2023 por Alan Corrêa

Nos confins dos anos 80, a Honda desbravou o Rally Paris-Dakar, conquistando quatro vitórias consecutivas entre 1986 e 1989. Seu segredo? Um protótipo avassalador de desertos, o NXR 750V.

O reinado inquestionável da NXR foi notícia global, pois naquela época, os ralis-raids no deserto eram uma novidade empolgante. Inspirada por esse sucesso estrondoso, a Honda Brasil decidiu surfar nessa onda e assim nasceu a lendária NX 350 Sahara, lançada em meados de 1990. Esta máquina, baseada na estrutura técnica da XLX 350R, foi elegantemente “vestida” com uma carenagem robusta, emulando o visual da campeã do mais desafiador rali do mundo.

O resultado? Simplesmente espetacular. Seu visual imponente não só conferia à 350 o porte de uma 750, mas também oferecia proteção aerodinâmica. Em termos técnicos, o grande avanço veio com um pequeno botãozinho no punho direito: a tão aguardada partida elétrica. Esta inovação não apenas solucionou a única crítica à sua antecessora, a XLX 350R, conhecida por demandar certa perícia (e energia!) para ser ligada no pedal.

Mas, foi a Honda NX 350 Sahara um lançamento de sucesso? Sim e não. Seu desempenho como motocicleta não podia ser criticado, mas coincidiu com um momento econômico turbulento no Brasil, durante a transição entre os governos militares e a eleição do primeiro presidente após anos de ditadura.

Apesar disso, a NX 350 Sahara conquistou mais corações do que mãos que puderam adquiri-la durante sua produção. Entre julho de 1990 e setembro de 1999, 42.381 unidades foram produzidas. Apresentando atualizações anuais de cores e grafismos, teve apenas uma modesta mudança: a ponteira de escape inicialmente preta logo recebeu um revestimento de aço inoxidável.

As vendas, porém, só decolaram em meados de 1995, anos após o lançamento, coincidindo com a estabilização econômica através do Plano Real. Os recordes de vendas foram alcançados em 1996 e 1997.

Potente, resistente, confortável e versátil, a NX 350 Sahara foi sucedida pela NX4 Falcon, herdando sua confiável mecânica, mas adaptando-se ao visual dos anos 2000, mais alinhado à tendência de estilo enxuto da época, afastando-se do aspecto “desértico”.

A trajetória da NX 350 Sahara reflete não apenas a evolução das motocicletas Honda, mas também o contexto social e econômico do Brasil naquele período. A recuperação econômica não apenas impulsionou suas vendas, mas demonstrou como fatores externos podem influenciar até mesmo o sucesso de um ícone sobre duas rodas.

Preço da Honda NX 350 Sahara

Encontrar uma Honda NX 350 Sahara nos sites de venda de motos usadas por cerca de R$ 18.000 é uma oportunidade empolgante para os entusiastas das duas rodas. Essa relíquia sobre rodas, carregando consigo a história do Rally Paris-Dakar e o legado da robustez Honda, atrai olhares por seu design imponente e confiabilidade mecânica.

Considerando a procura crescente por modelos clássicos e confiáveis, esse preço reflete não apenas o valor intrínseco da moto, mas também a demanda e o fascínio por essa icônica máquina.

*Com informações da Honda e Webmotors.