Com o lançamento do Porsche 718 Spyder RS, a marca mais uma vez demonstra sua excelência em engenharia de veículos de alto desempenho. Este roadster conversível não é apenas um exemplo de artesanato e inovação tecnológica, mas também uma celebração do prazer de dirigir.
Com seu motor de alta rotação, construção leve, aerodinâmica refinada e design interior focado na esportividade, o 718 Spyder RS é verdadeiramente um supercarro destinado a conquistar os corações dos entusiastas de automóveis e a elevar a experiência de condução a um novo patamar. Se você procura um carro que combine desempenho, elegância e um toque de exclusividade, o Porsche 718 Spyder RS é a escolha perfeita para você. Prepare-se para se apaixonar pela emoção pura e autêntica de dirigir um supercarro que redefine os limites da excelência automotiva.
A Porsche apresenta a mais recente joia de sua coroa: o Porsche 718 Spyder RS. Este roadster conversível é o ápice da linha 718 e representa a combinação perfeita de potência, engenharia de alto desempenho e elegância, projetada para elevar o seu entusiasmo ao volante. Com 30 anos de história desde o icônico conceito Boxster, o novo 718 Spyder RS traz um motor naturalmente aspirado de alta rotação, uma construção leve, uma aerodinâmica refinada e um design interior que valoriza a esportividade. Neste artigo, exploraremos em detalhes cada aspecto desse supercarro, enquanto seguimos as regras de otimização de mecanismo de busca (SEO) para garantir que você esteja bem informado e atualizado sobre esse modelo impressionante.
O coração do Porsche 718 Spyder RS é um motor boxer de seis cilindros com um volume de 4,0 litros. O que o torna ainda mais especial é sua capacidade de atingir rotações de até 9.000 rpm, gerando uma potência impressionante de 500 cv e um torque máximo de 450 Nm. Essa unidade de potência, que também alimenta o carro de corrida Porsche 911 GT3 Cup, é um exemplo de engenharia de alta rotação. Combinado com uma transmissão PDK de sete velocidades de relação curta, o motor de seis cilindros impulsiona o roadster de dois lugares de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e alcança 200 km/h em meros 10,9 segundos. Comparado ao 718 Spyder padrão, o novo modelo Spyder RS não apenas desfruta de 80 cv adicionais, mas também atinge 100 km/h meio segundo mais rápido, com uma velocidade máxima de 308 km/h. Como em todos os modelos RS modernos, o 718 Spyder RS está disponível exclusivamente com a transmissão Porsche de dupla embreagem (PDK). Com borboletas para mudanças de marcha e uma alavanca seletora ergonomicamente projetada, o motorista pode manter as mãos no volante ao operar o câmbio manualmente. Além do motor mais potente, o peso reduzido do novo modelo contribui para o desempenho aprimorado, com apenas 1.410 kg, tornando-o mais leve do que o 718 Cayman GT4 RS.
O design do Porsche 718 Spyder RS é uma obra de arte em aerodinâmica. A dianteira apresenta um capô dianteiro feito de CFRP (Plástico Reforçado com Fibra de Carbono) com uma ampla saída de ar acima do para-choque. Os dutos NACA proporcionam resfriamento eficiente dos freios, sem comprometer o coeficiente de arrasto. Lâminas laterais nas extremidades externas do para-choque aumentam a força descendente, enquanto o spoiler dianteiro ligeiramente mais curto contribui para um downforce maior. Diferentemente do Cayman GT4 RS, o 718 Spyder RS apresenta uma elegante borda destacável tipo “ducktail” no lugar de uma asa traseira. Todos esses componentes aerodinâmicos são meticulosamente coordenados para manter o equilíbrio aerodinâmico do carro, garantindo máxima estabilidade a altas velocidades.
O 718 Spyder RS vem com uma capota manual incrivelmente leve, proporcionando uma experiência de condução ao ar livre única. Essa capota compacta pode ser usada de várias maneiras, incluindo como uma capota “Bimini” para proteger os ocupantes da luz solar intensa. Quando o tempo não colabora, o defletor e os vidros laterais oferecem proteção completa contra a chuva. O peso total do teto, incluindo as partes mecânicas, é de apenas 18,3 kg, o que representa uma economia de 7,6 kg em relação ao 718 Spyder e 16,5 kg em relação ao 718 Boxster. Para os entusiastas que desejam cortar ainda mais peso, a capota pode ser deixada em casa em dias de tempo favorável.
A suspensão do 718 Spyder RS é derivada do 718 Cayman GT4 RS e do 718 Spyder, projetada para oferecer um prazer de condução excepcional em estradas sinuosas. Equipada com o Porsche Active Suspension Management (PASM) com ajuste esportivo, a suspensão é rebaixada em 30 milímetros. O Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial mecânico de deslizamento limitado, juntas de suspensão esféricas e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas garantem uma direção precisa e ágil, mesmo quando o carro está conversível. Os parâmetros da suspensão podem ser ajustados individualmente, permitindo uma configuração personalizada para altura, cambagem, convergência e barra estabilizadora. Comparado ao 718 Cayman GT4 RS, as taxas de mola e amortecedor foram reduzidas para oferecer uma configuração mais confortável, ideal para aproveitar o passeio em um carro conversível.
O interior do 718 Spyder RS reflete seu caráter esportivo. O volante esportivo RS revestido em Race-Tex apresenta uma marcação amarela de 12 horas, enquanto os assentos tipo concha feitos de CFRP com acabamento em trama de carbono oferecem um suporte lateral impressionante. As capas dos bancos são de couro preto, com detalhes em Race-Tex perfurado em uma cor contrastante, que pode ser Cinza Ártico ou Vermelho Carmine. Um logotipo “Spyder RS” na cor correspondente está bordado nos encostos de cabeça. O painel e os acabamentos são revestidos em couro. Com opções de cores externas que incluem quatro cores lisas e três metálicas, como o novo Cinza Vanadium metálico, bem como as cores especiais Cinza Ártico, Azul Tubarão e Ruby Star Neo, os compradores podem personalizar o interior conforme seu gosto pessoal.
Os entusiastas que desejam ainda mais desempenho podem optar pelo pacote Weissach, que oferece rodas forjadas de magnésio excepcionalmente leves e saídas de escapamento esportivas feitas de titânio. Inspirado na edição limitada do Porsche 935 de 2018, este pacote oferece um visual exclusivo que eleva ainda mais o estilo do carro. Além disso, os compradores do Porsche 718 Spyder RS podem adquirir um cronógrafo feito à mão pela Porsche Design Timepieces. Este relógio de qualidade premium apresenta uma caixa de titânio leve, mostrador de carbono e uma pulseira de couro que complementa o estilo do veículo. Com o rotor traseiro que ecoa o design da roda no 718 Spyder RS, este cronógrafo é uma obra-prima que complementa a experiência de possuir e dirigir esse carro extraordinário.
O Porsche 718 Spyder RS é uma obra-prima da engenharia automotiva, projetado para oferecer uma experiência de condução inigualável. No entanto, essa excelência tem um preço. O valor aproximado para adquirir esse magnífico roadster é de R$ 1.238.000,00.
*Com informações da Porsche.