Amazon vai vender carros da Hyundai em 2024

Essas parcerias entre empresas de tecnologia e montadoras estão definitivamente moldando o futuro da indústria automotiva. Espero que essa integração traga não apenas conveniência, mas também novas possibilidades e inovações para os consumidores.
Publicado em Tecnologia dia 17/11/2023 por Alan Corrêa

O cenário da compra de automóveis está prestes a se transformar graças à gigante do comércio online, Amazon. Durante o recente Salão do Automóvel de Los Angeles, foi revelado que a partir de 2024, os consumidores dos EUA terão a oportunidade de adquirir carros diretamente no site da Amazon. Essa novidade marca a estreia da venda de veículos na plataforma fundada por Jeff Bezos, começando com modelos da renomada montadora sul-coreana Hyundai.

A nova seção de compra de carros, programada para ser inaugurada na segunda metade do próximo ano, oferecerá uma experiência de compra única. Os consumidores poderão explorar os modelos disponíveis em sua região, personalizando aspectos como tipo de carro, cor e opcionais de fábrica, tudo isso de forma tão simples quanto comprar um produto para a casa.

Uma das comodidades oferecidas será a possibilidade de financiar o veículo diretamente na plataforma, simplificando ainda mais o processo de aquisição. Após a conclusão da compra, bastará agendar a retirada do carro na concessionária de preferência, conforme comunicado oficial da Amazon.

Inicialmente, a venda será limitada aos veículos da Hyundai, mas há indicações claras de que outras marcas seguirão o mesmo caminho na plataforma futuramente. Contudo, ainda não há informações sobre a expansão dessa novidade para mercados além dos EUA.

Atualmente, a Amazon norte-americana possui a seção “Vehicle Showroom”, permitindo que montadoras anunciem seus veículos no site, facilitando a comparação de preços e funcionalidades. No entanto, para efetivar a compra, os usuários são redirecionados para os sites oficiais das fabricantes, que finalizam o negócio junto às concessionárias.

“A Hyundai é uma empresa muito inovadora que compartilha a paixão da Amazon por tentar tornar a vida dos clientes melhor e mais fácil todos os dias”, disse o CEO da Amazon, Andy Jassy. “Nossa parceria ampla e estratégica deve fazer exatamente isso, desde mudar a facilidade com que os clientes podem comprar veículos online até tornar simples o uso da Alexa nos veículos da Hyundai para entretenimento, compras, ajustes domésticos inteligentes e verificação de calendário, permitindo à Hyundai transformar suas experiências e operações comerciais ao migrar para a AWS. Estamos ansiosos para inventar juntos por muitos anos.”

“Associar-se a uma das organizações mais centradas no cliente do mundo desbloqueia oportunidades incríveis enquanto continuamos a expandir nosso portfólio, crescer nossa rede de vendas, fazer a transição para a eletrificação e concretizar o futuro da mobilidade inteligente”, disse o presidente e CEO da Hyundai Motor Company, Jaehoon (Jay) Chang. “A Amazon é a parceira ideal para ajudar a realizar nossa visão de progresso para a humanidade, incluindo melhorar como as pessoas e mercadorias se movem de maneira mais eficiente e sustentável. A Hyundai é a primeira empresa automobilística disponível para transações completas na loja da Amazon nos Estados Unidos, e este é mais um exemplo de como continuamos a buscar formas de elevar a jornada do cliente junto com nossos excelentes parceiros de varejo.”

Em uma parceria adicional entre Amazon e Hyundai, a partir de 2025, os carros da montadora sul-coreana serão equipados de fábrica com o assistente de voz Alexa. Isso permitirá aos motoristas uma gama de funcionalidades, desde o controle de música, podcasts e audiobooks até o gerenciamento de tarefas e navegação GPS. Além disso, será viável controlar dispositivos domésticos, como ar-condicionado, luzes e verificar a segurança da residência, tudo isso do interior do veículo.

A Hyundai enfatiza que alguns recursos da integração com a Alexa não dependerão da conectividade à internet, tornando-se valiosos especialmente em locais remotos ou com conexão instável.

Essas inovações apontam para uma mudança significativa na maneira como os consumidores adquirem seus veículos. A parceria entre empresas de tecnologia e montadoras está moldando o futuro da indústria automotiva, oferecendo não apenas comodidade, mas também novas possibilidades e inovações para os motoristas.

*Com informações da Hyundai, Amazon, Gizmodo, Terra, AboutAmazon e Yahoo.