Chevrolet Classic Super 1.0 2007: vale a pena comprar usado? Confira fiha técnica, consumo e autonomia

Nem todo carro precisa ser potente para ser útil. O Chevrolet Classic Super 1.0 2007 é opção básica para o dia a dia, ideal para quem busca economia. Ausência de direção assistida pesa no uso urbano. Antes de comprar, verifique estado da embreagem, suspensão e histórico de revisões.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 25/04/2025

O Chevrolet Classic Super 1.0 2007 é um sedã compacto produzido pela General Motors no Brasil, oferecendo uma proposta de mobilidade urbana com motor flex e construção baseada na plataforma GM4200. Lançado em um período de forte presença do modelo nas ruas brasileiras, o veículo se destaca por suas dimensões reduzidas e manutenção simples, sendo amplamente utilizado tanto por motoristas particulares quanto por frotistas.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 flex com potência máxima de 70 cv e torque de até 9 kgfm, acoplado a câmbio manual de 5 marchas.
  • Consumo urbano de até 10,4 km/l com gasolina e autonomia rodoviária de até 499 km.
  • Porta-malas com capacidade para 390 litros e espaço interno para até cinco ocupantes.
  • Direção sem assistência e suspensão com conjunto simples, adequada para uso urbano.
  • Preço médio no mercado de usados em torno de R$ 20.208, variando conforme estado e quilometragem.

Seu conjunto mecânico é composto por um motor 1.0 litro de quatro cilindros em linha, aspiração natural, injeção multiponto e torque máximo de 9 kgfm, associado a uma transmissão manual de cinco marchas. A ausência de direção assistida e o porte leve do veículo moldam a experiência ao volante, enquanto a configuração estrutural busca equilibrar simplicidade construtiva e funcionalidade básica.

Apesar de apresentar limitações em desempenho e conforto, o Classic Super 1.0 atende ao público que prioriza baixo custo de operação e economia de combustível. A seguir, são abordadas as principais características técnicas, medições, capacidades e desempenho geral do modelo.

Motorização e desempenho

O Chevrolet Classic Super 1.0 2007 tem motor 1.0 flex de 70 cv, torque de até 9 kgfm e câmbio manual de 5 marchas. A tração é dianteira, com aceleração de 0 a 100 km/h em 14,4 s.
O Chevrolet Classic Super 1.0 2007 tem motor 1.0 flex de 70 cv, torque de até 9 kgfm e câmbio manual de 5 marchas. A tração é dianteira, com aceleração de 0 a 100 km/h em 14,4 s.

O Chevrolet Classic Super 2007 possui motor dianteiro, transversal, com quatro cilindros em linha e aspiração natural. A alimentação é por injeção multiponto e o comando de válvulas é único no cabeçote, acionado por correia dentada. A cilindrada total é de 999 cm³, com diâmetro de cilindro de 71,1 mm e curso do pistão de 62,9 mm.

A potência máxima é de 70 cv, tanto com álcool quanto com gasolina, atingida a 6400 rpm. Já o torque máximo é de 9 kgfm com álcool e 8,8 kgfm com gasolina, ambos a 3000 rpm. O peso/potência fica em 12,78 kg/cv, e o peso/torque, em 102,2 kg/kgfm.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 14,4 segundos e a velocidade máxima é de 163 km/h, o que posiciona o modelo dentro da média para veículos 1.0 aspirados do período.

Consumo e autonomia

No consumo, faz 7,4 km/l com álcool e 10,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, chega a 9,2 km/l (A) e 13 km/l (G), com autonomia de até 499 km graças ao tanque de 48 litros.
No consumo, faz 7,4 km/l com álcool e 10,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, chega a 9,2 km/l (A) e 13 km/l (G), com autonomia de até 499 km graças ao tanque de 48 litros.

O Classic Super 1.0 2007 apresenta consumo urbano e rodoviário que varia conforme o combustível utilizado. Abastecido com álcool, o consumo urbano é de 7,4 km/l e o rodoviário, de 9,2 km/l. Com gasolina, o modelo alcança 10,4 km/l na cidade e 13 km/l em rodovias.

Com capacidade para 48 litros de combustível, sua autonomia urbana é de 355 km com álcool, enquanto a rodoviária pode atingir até 442 km. Com gasolina, a autonomia urbana não foi divulgada, mas a rodoviária chega a 499 km.

Essa variação torna o modelo uma opção viável para quem busca autonomia compatível com trajetos urbanos regulares e eventuais viagens rodoviárias.

Transmissão e tração

As dimensões são compactas, com 4056 mm de comprimento e 1608 mm de largura. Pesa 920 kg, tem 2443 mm de entre-eixos e porta-malas de 390 litros, útil para uso urbano leve.
As dimensões são compactas, com 4056 mm de comprimento e 1608 mm de largura. Pesa 920 kg, tem 2443 mm de entre-eixos e porta-malas de 390 litros, útil para uso urbano leve.

A transmissão do modelo é manual, com cinco marchas, e o acoplamento é feito por embreagem monodisco a seco. O conjunto é simples e voltado à economia de manutenção.

A tração é dianteira, o que, junto ao baixo peso do veículo (920 kg), colabora para uma condução direta em vias urbanas e estabilidade razoável em velocidades moderadas.

A ausência de assistência na direção torna a condução mais exigente em manobras e situações de tráfego intenso, especialmente para motoristas não acostumados com esse tipo de configuração.

Suspensão, freios e pneus

A suspensão é simples, com McPherson na frente e eixo de torção atrás. Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com pneus 165/70 R13.
A suspensão é simples, com McPherson na frente e eixo de torção atrás. Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com pneus 165/70 R13.

A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais. A traseira utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais. O sistema proporciona absorção eficiente de impactos urbanos, embora sem sofisticação técnica.

Nos freios, o sistema dianteiro é composto por discos ventilados, enquanto o traseiro utiliza tambores. Essa combinação é padrão para veículos compactos da época.

Os pneus utilizados têm medidas 165/70 R13, montados tanto na dianteira quanto na traseira. O flanco do pneu possui altura de 116 mm. Essa configuração busca equilibrar aderência e conforto na condução.

Dimensões e capacidades

O modelo tem como ponto positivo a economia de combustível e a manutenção acessível. Entre os negativos estão o desempenho limitado e a falta de conforto em longas viagens.
O modelo tem como ponto positivo a economia de combustível e a manutenção acessível. Entre os negativos estão o desempenho limitado e a falta de conforto em longas viagens.

As medidas do Chevrolet Classic Super 1.0 2007 são compatíveis com o segmento de sedãs compactos. O comprimento total é de 4056 mm, a largura é de 1608 mm e a altura, de 1436 mm. A distância entre-eixos é de 2443 mm.

A bitola dianteira é de 1387 mm e a traseira de 1388 mm. O diâmetro de giro é de 9,8 metros, o que afeta diretamente a capacidade de manobra em espaços reduzidos.

A capacidade do porta-malas é de 390 litros, enquanto a carga útil é de 440 kg. O tanque de combustível comporta até 48 litros.

Interior e espaço

O espaço interno acomoda 5 pessoas com conforto básico. A direção é sem assistência, o que exige mais esforço, e os bancos oferecem ergonomia limitada para trajetos longos.
O espaço interno acomoda 5 pessoas com conforto básico. A direção é sem assistência, o que exige mais esforço, e os bancos oferecem ergonomia limitada para trajetos longos.

O interior do modelo oferece espaço para até cinco ocupantes. O acabamento e os equipamentos de conforto são básicos, compatíveis com o posicionamento do carro no mercado na época.

O porta-malas de 390 litros proporciona capacidade razoável para o transporte de bagagens, compras e outros itens do dia a dia, o que amplia a versatilidade do modelo.

Não há direção com assistência, o que impacta diretamente no conforto durante a condução, especialmente em uso urbano ou em trajetos mais longos.

Construção e plataforma

Antes de fechar negócio, verifique histórico de revisões, funcionamento da embreagem, alinhamento da suspensão e o estado dos pneus e freios. Prefira unidades bem conservadas.
Antes de fechar negócio, verifique histórico de revisões, funcionamento da embreagem, alinhamento da suspensão e o estado dos pneus e freios. Prefira unidades bem conservadas.

O veículo foi produzido com base na plataforma GM4200, sendo um sedã compacto de origem nacional. O modelo conta com quatro portas e acomoda cinco pessoas.

O peso total do carro é de 920 kg. Itens como ângulo de entrada, saída, central e altura mínima do solo não estão disponíveis, uma vez que o modelo não é voltado para uso fora de estrada.

O Classic Super se insere em uma categoria de veículos urbanos, com foco em funcionalidade e custo de operação.

Mercado e preço aproximado

Esse carro usado é ideal para deslocamentos urbanos, com baixo custo de manutenção e consumo controlado. Serve para quem precisa de um sedã compacto funcional e econômico.
Esse carro usado é ideal para deslocamentos urbanos, com baixo custo de manutenção e consumo controlado. Serve para quem precisa de um sedã compacto funcional e econômico.

O valor médio de mercado do Chevrolet Classic Super 1.0 2007 gira em torno de R$ 20.208. Essa faixa de preço pode variar de acordo com a quilometragem, estado de conservação, região e histórico de manutenção.

A avaliação de compra deve considerar a proposta do veículo e a disponibilidade de peças e serviços. O modelo é amplamente encontrado em plataformas de venda de usados, como OLX, Webmotors e Mercado Livre.

É comum que o carro seja buscado por motoristas iniciantes ou por quem procura um veículo de entrada com foco em economia.

Ficha Técnica do Chevrolet Classic Super 1.0 2007

Geral

  • Ano: 2007
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: Não disponível
  • Plataforma: GM4200
  • Série: Não disponível

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 250 cm3
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Deslocamento: 999 cm3
  • Código do motor: Família I
  • Peso/potência: 12,78 kg/cv
  • Peso/torque: 102,2 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: Não disponível
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Potência máxima: 70 cv (A) / 70 cv (G) a 6400 rpm
  • Torque máximo: 9 kgfm (A) / 8,8 kgfm (G) a 3000 rpm
  • Torque específico: 9,0 kgfm/litro
  • Potência específica: 72,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson, mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção, mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Estepe: Não disponível
  • Altura do flanco: 116 mm
  • Altura do flanco: 116 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4056 mm
  • Distância entre-eixos: 2443 mm
  • Bitola dianteira: 1387 mm
  • Porta-malas: 390 litros
  • Peso: 920 kg
  • Reboque sem freio: Não disponível
  • Ângulo de entrada: Não disponível
  • Ângulo central: Não disponível
  • Inclinação lateral máx.: Não disponível
  • Altura mínima do solo: Não disponível
  • Largura: 1608 mm
  • Altura: 1436 mm
  • Bitola traseira: 1388 mm
  • Tanque de combustível: 48 litros
  • Carga útil: 440 kg
  • Reboque com freio: Não disponível
  • Ângulo de saída: Não disponível

Desempenho

  • Velocidade máxima: 163 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,4 s

Consumo

  • Urbano: 7,4 km/l (A)
  • Rodoviário: 9,2 km/l (A) / 10,4 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 355 km (A)
  • Rodoviária: 442 km (A) / 499 km (G)

Fonte: Wikipedia, Motor1, OLX, Webmotors e MercadoLivre.