Imagine um SUV elétrico que não se contenta em ficar só no asfalto. Alguém na Volvo olhou para o EX30 e resolveu dar a ele uma vocação mais aventureira. Foi assim que nasceu o EX30 Cross Country, uma versão que troca a preocupação com a cidade pela promessa de encarar trilhas, lama e terrenos acidentados sem hesitação.
A Volvo não é novata quando o assunto é transformar carros comuns em veículos mais resistentes. O conceito Cross Country já faz parte do DNA da marca há mais de duas décadas, sempre adicionando um toque mais robusto aos modelos tradicionais. Agora, essa mentalidade chega ao menor SUV da marca, que ganha altura extra, pneus de uso misto e um visual mais alinhado com o espírito off-road.
Mas tem um detalhe: apesar do lançamento global, a chegada ao Brasil não está nos planos da Volvo. Enquanto o modelo pode ser encomendado em alguns mercados, por aqui, o EX30 tradicional continuará sendo a única opção elétrica da marca. Para quem esperava um SUV elétrico preparado para o fora de estrada, talvez seja necessário olhar para outras alternativas.
O EX30 Cross Country se diferencia à primeira vista. A suspensão elevada garante maior vão livre do solo, essencial para transpor obstáculos sem dificuldade. A dianteira ganhou um toque especial, com grafismos que remetem à montanha Kebnekaise, a mais alta da Suécia.
A traseira recebeu elementos escurecidos e acabamentos que reforçam a proposta aventureira. Os para-lamas foram alargados e ganharam apliques exclusivos para aumentar a sensação de robustez. Outro destaque são as rodas: de série, o SUV vem equipado com um conjunto de 19 polegadas, mas há a opção de 18 polegadas com pneus voltados para o off-road.
Para aqueles que gostam de levar equipamentos extras para aventuras, a Volvo incluiu racks de teto opcionais, ampliando a capacidade de transporte. O conjunto de mudanças não altera o formato compacto do EX30, mas deixa claro que esta versão tem um propósito diferente do modelo convencional.
Dentro da cabine, não há mudanças significativas em relação ao EX30 convencional. O painel continua com o design minimalista, sem botões físicos e com todas as funções concentradas na tela central de 12 polegadas. Esse sistema multimídia foi desenvolvido em parceria com a Google e traz a plataforma Android Automotive, garantindo conectividade com diversos serviços digitais.
O sistema também controla funções do veículo, como climatização, navegação e assistentes de condução. Essa abordagem digital elimina a necessidade de múltiplos comandos físicos, o que pode agradar alguns motoristas, mas também exige adaptação para quem está acostumado com layouts mais tradicionais.
Seguindo a proposta sustentável da Volvo, o EX30 Cross Country pode ser configurado com diferentes materiais recicláveis no interior. A montadora sueca tem investido em alternativas ecológicas, buscando reduzir o impacto ambiental sem comprometer a qualidade dos acabamentos.
Mecanicamente, o EX30 Cross Country mantém a mesma configuração da versão convencional mais potente. São dois motores elétricos entregando uma potência combinada de 428 cv, garantindo tração integral e um desempenho ágil tanto no asfalto quanto em terrenos irregulares.
A autonomia do modelo chega a 427 km no ciclo WLTP, proporcionando uma boa margem para viagens sem a necessidade de recargas frequentes. O sistema de regeneração de energia ajuda a otimizar o consumo elétrico, recuperando parte da eletricidade nas desacelerações e frenagens.
Embora tenha recebido melhorias para lidar com terrenos mais difíceis, o EX30 Cross Country não é um veículo preparado para off-road extremo. Seu foco está em trilhas leves e estradas de terra, oferecendo mais versatilidade sem perder a eficiência energética que caracteriza os modelos elétricos.
As encomendas do EX30 Cross Country já estão abertas em mercados selecionados, com entregas previstas para ocorrer entre março e junho. No entanto, não há qualquer previsão de chegada ao Brasil.
Atualmente, o EX30 convencional é comercializado no país com preços a partir de R$ 229.950. Caso a versão Cross Country fosse disponibilizada, ela certamente teria um valor mais elevado devido às modificações no chassi, rodas e equipamentos extras.
A Volvo vê essa nova configuração como uma forma de expandir sua presença no segmento de SUVs elétricos compactos, atendendo um público que busca mais versatilidade sem abrir mão da eletrificação. No Brasil, o mercado de SUVs elétricos ainda está em crescimento, mas versões aventureiras como essa podem acabar ficando restritas a poucos mercados onde há demanda suficiente.
Fonte: Carro.Blog.Br, Autoo, Jornaldocarro e Volvo.