Guia completo: ficha técnica e características do Parati Surf 1.8 2008

Uma estrada longa, um porta-malas cheio e o Volkswagen Parati Surf 1.8 pronto para qualquer viagem. Perfeito para quem busca espaço e mecânica simples, mas com consumo alto e suspensão que exige atenção. Antes de comprar, verifique motor, freios e pneus. Negocie o preço e faça uma revisão completa.
Publicado por maria eduarda em Carros dia 11/02/2025

Comprar um Volkswagen Parati Surf 1.8 usado pode ser uma alternativa para quem busca um veículo com espaço interno razoável, manutenção acessível e um motor já conhecido no mercado. O modelo, lançado em 2008, pertence à quarta geração da linha Parati e foi produzido até 2012, quando a Volkswagen descontinuou a perua. Antes de fechar negócio, é essencial avaliar as condições do carro, levando em consideração o estado mecânico, consumo de combustível, suspensão e possíveis desgastes pelo tempo de uso.

Pontos Principais:

  • O Volkswagen Parati Surf 1.8 2008 possui motor 1.8 flex, com potência de até 103 cv e torque de 16 kgfm.
  • O consumo médio varia entre 6 km/l e 11,8 km/l, dependendo do combustível e do tipo de trajeto.
  • A suspensão conta com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, exigindo revisão preventiva.
  • O sistema de freios combina discos ventilados na frente e tambores na traseira, demandando inspeção antes da compra.
  • O preço médio do modelo usado gira em torno de R$ 38.827, variando conforme quilometragem e estado de conservação.

Com mais de 15 anos desde seu lançamento, um Parati Surf usado pode apresentar variações significativas no estado de conservação. A quilometragem rodada, a frequência de manutenções preventivas e o histórico de uso são fatores determinantes para a longevidade do veículo. Um levantamento detalhado sobre o carro antes da compra pode evitar gastos inesperados e garantir uma negociação mais segura.

O modelo tem características que o diferenciam dentro da linha Parati, como o motor 1.8 flex, visual com apelo esportivo e uma suspensão que busca equilíbrio entre conforto e estabilidade. Apesar de suas qualidades, o tempo de fabricação e o desgaste natural de peças exigem que o comprador tome precauções na hora de adquirir uma unidade usada.

Motor e desempenho

Antes de comprar, verifique motor, câmbio, pneus e sistema elétrico. Teste a embreagem, confira vazamentos e faça uma vistoria completa para evitar surpresas e gastos inesperados.
Antes de comprar, verifique motor, câmbio, pneus e sistema elétrico. Teste a embreagem, confira vazamentos e faça uma vistoria completa para evitar surpresas e gastos inesperados.

O Volkswagen Parati Surf 1.8 conta com um motor dianteiro, aspirado, de quatro cilindros em linha. A alimentação é feita por injeção multiponto, e o comando de válvulas é único no cabeçote. Quando abastecido com álcool, o motor gera 103 cv de potência a 5.250 rpm e 16 kgfm de torque a 3.000 rpm. Com gasolina, a potência é reduzida para 99 cv, e o torque cai para 15,5 kgfm, mantendo o mesmo regime de rotação.

O desempenho do modelo é compatível com outros veículos da época, atingindo velocidade máxima de 192 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. A transmissão manual de cinco marchas oferece um controle direto sobre o desempenho do carro, tornando o consumo e a dirigibilidade dependentes do estilo de condução adotado pelo motorista.

Antes da compra, é importante verificar o estado da correia dentada, dos tuchos hidráulicos e do sistema de injeção. O desgaste desses componentes pode comprometer o funcionamento do motor e gerar custos elevados para substituição. Caso não haja histórico de trocas recentes, é recomendável realizar a manutenção preventiva logo após a aquisição.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 6 km/l no álcool e 9 km/l na gasolina, enquanto na estrada faz até 7,9 km/l e 11,8 km/l, respectivamente. A autonomia máxima chega a 602 km, ideal para viagens longas.
O consumo urbano é de 6 km/l no álcool e 9 km/l na gasolina, enquanto na estrada faz até 7,9 km/l e 11,8 km/l, respectivamente. A autonomia máxima chega a 602 km, ideal para viagens longas.

O Parati Surf 1.8 apresenta consumo urbano de 6 km/l com álcool e 9 km/l com gasolina. Na estrada, os números melhoram para 7,9 km/l e 11,8 km/l, respectivamente. O tanque de combustível tem capacidade para 51 litros, proporcionando uma autonomia máxima de aproximadamente 602 km em rodovias, quando abastecido com gasolina.

O consumo pode variar de acordo com o estado do motor, a calibragem dos pneus e o peso transportado. Uma condução mais agressiva pode aumentar o consumo, enquanto revisões periódicas e o uso de combustível de boa qualidade ajudam a manter a eficiência do veículo.

Antes da compra, é importante avaliar se o consumo do Parati Surf atende às necessidades do motorista, especialmente para aqueles que utilizam o carro diariamente. Caso o objetivo seja economia de combustível, modelos mais novos podem apresentar melhor eficiência energética.

Suspensão e dirigibilidade

A suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção garantem estabilidade, mas exigem atenção. Amortecedores e buchas devem ser verificados antes da compra.
A suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção garantem estabilidade, mas exigem atenção. Amortecedores e buchas devem ser verificados antes da compra.

A suspensão dianteira do Parati Surf 1.8 é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira conta com eixo de torção. Ambas utilizam molas helicoidais como elemento elástico, proporcionando um equilíbrio entre conforto e estabilidade.

O desgaste da suspensão pode ser perceptível em ruídos excessivos, vibrações na direção ou instabilidade ao dirigir. Antes da compra, é recomendável inspecionar buchas, amortecedores e o alinhamento do veículo. A substituição de componentes desgastados pode representar um custo adicional significativo.

A direção hidráulica facilita as manobras em baixa velocidade, mas é necessário verificar o nível do fluido e possíveis vazamentos. Uma direção endurecida ou com folgas pode indicar problemas que exigirão reparos.

Freios e segurança

Os freios têm discos ventilados na frente e tambores atrás. O sistema precisa estar em boas condições para evitar riscos. Verifique desgaste das pastilhas e fluido de freio.
Os freios têm discos ventilados na frente e tambores atrás. O sistema precisa estar em boas condições para evitar riscos. Verifique desgaste das pastilhas e fluido de freio.

O sistema de freios do Parati Surf 1.8 é composto por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. Essa configuração é comum em modelos da época, oferecendo uma frenagem adequada para a proposta do veículo.

Durante a inspeção antes da compra, é importante verificar o desgaste das pastilhas de freio, a integridade dos discos e o nível do fluido de freio. Uma frenagem ineficiente pode indicar a necessidade de substituição dos componentes, o que gera custos adicionais para o novo proprietário.

A ausência de itens de segurança modernos, como controle de tração e assistência de frenagem emergencial, é uma característica do modelo. Para uso diário, pode ser necessário adotar uma condução mais cautelosa, especialmente em condições adversas.

Pneus e rodas

O Parati Surf 1.8 utiliza pneus 195/55 R15 nas quatro rodas, e o estepe deve seguir a mesma especificação. A verificação do estado dos pneus antes da compra pode evitar custos inesperados com a troca.

Desgastes irregulares nos pneus podem indicar desalinhamento da suspensão ou problemas no sistema de direção. Além disso, verificar a pressão correta dos pneus ajuda a melhorar a estabilidade e reduzir o consumo de combustível.

Caso seja necessário substituir os pneus, é recomendável buscar marcas que atendam às especificações originais, garantindo um desempenho semelhante ao projetado pela montadora.

Preço de mercado

O Volkswagen Parati Surf 1.8 usado é ideal para quem precisa de espaço, motor confiável e manutenção acessível. Serve para viagens, dia a dia e transporte leve, com bom desempenho geral.
O Volkswagen Parati Surf 1.8 usado é ideal para quem precisa de espaço, motor confiável e manutenção acessível. Serve para viagens, dia a dia e transporte leve, com bom desempenho geral.

O valor médio de um Volkswagen Parati Surf 1.8 2008 no mercado de usados gira em torno de R$ 38.827. O preço pode variar conforme a quilometragem, o estado de conservação e a localização do vendedor.

Negociar com base em uma vistoria detalhada pode garantir um preço mais justo. Veículos com histórico de manutenção em dia tendem a ter menor risco de despesas adicionais com reparos emergenciais.

O custo-benefício da compra deve ser avaliado considerando não apenas o preço inicial, mas também os gastos com manutenção, consumo de combustível e possíveis reparos necessários.

A compra de um Volkswagen Parati Surf 1.8 usado pode ser uma alternativa para quem busca um veículo com espaço interno razoável e mecânica simples. No entanto, devido à idade do modelo, é essencial realizar uma inspeção detalhada antes da aquisição.

A verificação do motor, suspensão, freios e pneus pode evitar problemas mecânicos futuros. O consumo de combustível deve ser levado em consideração, especialmente para motoristas que utilizam o veículo diariamente.

Para garantir um bom negócio, é recomendável negociar o preço com base na condição real do carro e considerar a realização de uma revisão completa logo após a compra.

Ficha Técnica do Volkswagen Parati Surf 1.8

O Volkswagen Parati Surf 1.8 usado tem motor flex de 103 cv com álcool e 99 cv com gasolina, torque de até 16 kgfm e câmbio manual de 5 marchas. A tração dianteira garante dirigibilidade estável.
O Volkswagen Parati Surf 1.8 usado tem motor flex de 103 cv com álcool e 99 cv com gasolina, torque de até 16 kgfm e câmbio manual de 5 marchas. A tração dianteira garante dirigibilidade estável.

Geral

  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Perua
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 4
  • Plataforma: AB9

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Longitudinal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 445 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 81 mm
  • Razão de compressão: 10:1
  • Curso do pistão: 86,4 mm
  • Potência máxima: 103 cv (álcool) / 99 cv (gasolina) a 5250 rpm
  • Torque máximo: 16 kgfm (álcool) / 15,5 kgfm (gasolina) a 3000 rpm
  • Peso/potência: 9,88 kg/cv
  • Torque específico: 9,0 kgfm/litro
  • Peso/torque: 65,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 59,5 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 15W-40 ou 20W-40

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: Não informado

Pneus

  • Dianteiros: 195/55 R15
  • Traseiros: 195/55 R15
  • Estepe: 195/55 R15

Dimensões

  • Comprimento: Não informado
  • Largura: 1651 mm
  • Distância entre eixos: 2470 mm
  • Altura: 1418 mm
  • Porta-malas: 437 litros
  • Tanque de combustível: 51 litros
  • Peso: Não informado
  • Carga útil: 460 kg
  • Área frontal: 1,89 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,34
  • Área frontal corrigida: 0,643 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 192 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,8 s

Consumo

  • Urbano (álcool): 6 km/l
  • Rodoviário (álcool): 7,9 km/l
  • Urbano (gasolina): 9 km/l
  • Rodoviário (gasolina): 11,8 km/l

Autonomia

  • Urbana (álcool): 306 km
  • Rodoviária (álcool): 403 km
  • Urbana (gasolina): 459 km
  • Rodoviária (gasolina): 602 km

Fonte: AutoPapo, iCarros e Mobiauto.