O Chery Tiggo 5x Sport 1.5 2025 representa mais uma alternativa no segmento de SUVs compactos voltados ao uso urbano e rodoviário. Com motorização turbo, transmissão CVT de múltiplas marchas simuladas e proposta de oferta flexível de equipamentos, o modelo da Caoa Chery busca atender motoristas que priorizam versatilidade de uso e conectividade, sem abrir mão de eficiência mecânica e recursos de segurança.
Pontos Principais:
Fabricado sobre a plataforma T1X, o Tiggo 5x Sport é produzido nacionalmente e apresenta dimensões compatíveis com o padrão do segmento, com foco em ocupação para cinco pessoas e porte direcionado ao uso cotidiano. A motorização 1.5 flex com turbo e os diversos assistentes eletrônicos de condução fazem parte do conjunto oferecido nesta versão, cuja configuração visa equilibrar desempenho, consumo e dirigibilidade.
No mercado brasileiro, o modelo ocupa uma faixa de preço intermediária dentro dos SUVs compactos com motorização sobrealimentada. Ele concorre com modelos já estabelecidos nesse nicho e tenta se destacar pelo pacote de itens de série e pela combinação entre motorização, transmissão automática continuamente variável (CVT) e itens de conforto. A seguir, confira a análise completa por categorias.
O modelo está equipado com motor dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, com 1499 cm³ de deslocamento. A aspiração é feita por turbocompressor, com alimentação via injeção multiponto. O comando de válvulas é duplo no cabeçote com variação na admissão, acionado por corrente, e há quatro válvulas por cilindro.
A potência gerada é de 147 cv com etanol e gasolina, a 5500 rpm. O torque máximo é de 21,4 kgfm também com ambos os combustíveis, disponível a partir de 1750 rpm. A potência específica do conjunto chega a 100,1 cv/litro, enquanto o torque específico atinge 14,3 kgfm/litro. O peso/potência é de 9,68 kg/cv, e o peso/torque fica em 67,9 kg/kgfm.
Com essa configuração, o veículo alcança a velocidade máxima de 193 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. A tração é dianteira, com câmbio automático do tipo CVT que simula nove marchas, acoplado por conversor de torque.
O consumo do Tiggo 5x Sport 1.5 2025 varia conforme o tipo de combustível e o ciclo de condução. Com etanol, o modelo tem consumo urbano de 6,9 km/l e rodoviário de 8,1 km/l. Com gasolina, os números sobem para 9,9 km/l na cidade e 11,5 km/l em rodovia.
A autonomia urbana com etanol é de cerca de 352 km, enquanto com gasolina atinge aproximadamente 413 km. No ciclo rodoviário, a autonomia com gasolina é de até 505 km, e com etanol, chega a 587 km, considerando o tanque de combustível com capacidade para 51 litros.
Esses números refletem um desempenho médio em termos de eficiência energética para um SUV compacto com motorização turbo, tração dianteira e transmissão CVT.
O interior do veículo tem capacidade para cinco ocupantes. Os bancos possuem revestimento em couro, com ajuste elétrico para o assento do motorista. O espaço interno é compatível com a proposta do segmento, enquanto o banco traseiro é bipartido e rebatível para ampliar a área útil do compartimento de carga.
O porta-malas oferece volume de 340 litros. A carga útil declarada é de 337 kg, o que permite o transporte de bagagens e equipamentos sem exceder os limites de peso. A cabine conta com volante multifuncional, luz no porta-malas e porta-luvas climatizado.
Outros elementos de conforto incluem ar-condicionado, acionamento remoto do motor, controle automático de velocidade e retrovisores rebatíveis eletricamente.
O veículo possui comprimento de 4338 mm, largura de 1830 mm e altura de 1645 mm. A distância entre-eixos é de 2631 mm, enquanto a bitola dianteira e traseira são ambas de 1550 mm.
O modelo apresenta altura mínima do solo de 150 mm e ângulos de entrada e saída de 23,4 e 31,5 graus, respectivamente. O peso total do veículo é de 1452 kg.
A capacidade do tanque de combustível é de 51 litros, e o modelo não possui especificação para capacidade de reboque com ou sem freio. Os pneus são 215/60 R17, com altura de flanco de 129 mm, e o estepe mantém a mesma medida dos demais.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais. A traseira também é independente, do tipo multibraço, com o mesmo tipo de elemento elástico.
Nos freios, o sistema é composto por discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, mantendo a configuração comum para veículos da categoria.
A direção tem assistência elétrica, com raio de giro de 11 metros. Essa configuração favorece o uso urbano e manobras em espaços limitados.
A lista de equipamentos de segurança inclui sistemas obrigatórios e complementares. Estão presentes freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, e controle eletrônico de estabilidade e tração.
O modelo conta também com assistência de partida em rampa, controle de descida e monitoramento da pressão dos pneus. Há ainda sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré.
Todos os ocupantes contam com cintos de três pontos e encostos de cabeça. O modelo também oferece sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis.
O preço médio do Chery Tiggo 5x Sport 1.5 2025 no mercado de seminovos gira em torno de R$ 116.990, podendo variar conforme a região, estado de conservação e quilometragem. É importante comparar valores entre lojas e vendedores particulares, além de considerar eventuais custos com transferência, garantia e regularização de documentos. A análise do custo-benefício deve levar em conta o conjunto de equipamentos, desempenho, consumo e histórico de manutenção da unidade escolhida.
Fonte: Guia de usados, Caoa, Wikipedia, OLX e Webmotors.