O Renault Kwid Zen 1.0 2024 é uma das opções disponíveis no segmento de hatches subcompactos com motorização flex e proposta urbana. Com estrutura nacional e pertencente à plataforma CMF-A, o modelo apresenta um conjunto mecânico simples, priorizando baixo consumo de combustível e dimensões reduzidas para uso cotidiano em centros urbanos.
Pontos Principais:
Apesar do foco urbano, o Kwid mantém espaço interno suficiente para cinco ocupantes e porta-malas com capacidade acima da média para a categoria. O carro oferece equipamentos essenciais de segurança e conforto, buscando equilibrar sua proposta de economia com recursos mínimos de comodidade para o condutor e passageiros.
O modelo também é disponibilizado com motor 1.0 SCe de três cilindros em linha, com alimentação por injeção multiponto e aspiração natural. Associado a um câmbio manual de cinco marchas, seu desempenho é ajustado à proposta econômica do veículo. A seguir, a análise técnica e estrutural completa do Renault Kwid Zen 2024.
O Renault Kwid Zen 1.0 2024 utiliza motor dianteiro transversal, código B4D, com três cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. O deslocamento total é de 999 cm³, com cilindrada unitária de 333 cm³. O motor tem comando duplo de válvulas no cabeçote, taxa de compressão de 11,5:1, curso do pistão de 84,1 mm e diâmetro de cilindro de 71 mm.
A potência máxima declarada é de 71 cv com etanol e 68 cv com gasolina, ambas entregues a 5.500 rpm. O torque máximo é de 10 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, ambos a 4.250 rpm. A potência específica do motor é de 71,1 cv/litro, enquanto o torque específico atinge 10 kgfm/litro.
O Kwid Zen 1.0 2024 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos, com velocidade máxima de 156 km/h. O conjunto se destina principalmente à condução urbana, entregando desempenho suficiente para deslocamentos cotidianos.
A transmissão do Kwid Zen 2024 é manual, com cinco marchas e acoplamento por embreagem monodisco a seco. O sistema de tração é dianteiro, seguindo o padrão dos hatches subcompactos.
Esse conjunto proporciona controle direto da rotação do motor e contribui para o consumo moderado, característica importante para um modelo voltado ao uso urbano. A tração dianteira favorece a estabilidade em curvas de baixa velocidade e a economia de espaço mecânico.
A embreagem é acionada de forma mecânica e o escalonamento das marchas visa atender à eficiência em regimes médios de rotação. Essa configuração é coerente com o perfil de motorização e as exigências urbanas do modelo.
O consumo urbano com etanol é de 10,8 km/l. Já na estrada, os números são de 11 km/l com etanol, 15,3 km/l com gasolina no ciclo urbano e 15,7 km/l no rodoviário com o mesmo combustível.
A autonomia varia de acordo com o combustível e o ciclo de uso:
O tanque de combustível comporta até 38 litros, o que contribui para uma boa relação entre capacidade e alcance, principalmente em trajetos urbanos com gasolina.
A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira adota eixo de torção com molas helicoidais. Esse arranjo busca equilibrar robustez e custo de produção.
Os freios são compostos por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. Essa configuração é comum em veículos compactos e apresenta manutenção acessível.
A direção conta com assistência elétrica, com diâmetro de giro de 10 metros. Isso facilita manobras em espaços reduzidos e estacionamento em locais urbanos.
O modelo possui 3.680 mm de comprimento, 1.579 mm de largura e 1.479 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.423 mm e o vão livre do solo é de 185 mm. O peso total é de 818 kg.
O porta-malas tem capacidade de 290 litros e a carga útil é de 375 kg. Os ângulos de entrada e saída são de 24,1° e 41,7°, respectivamente, permitindo enfrentar lombadas e valetas sem dificuldade.
Os pneus são 165/70 R14, tanto na dianteira quanto na traseira, com altura de flanco de 116 mm. O estepe segue a mesma medida dos demais pneus.
O Kwid Zen 2024 traz um conjunto de itens de segurança básicos e obrigatórios, com complementos que elevam a proteção dos ocupantes. A lista inclui:
Esses itens colaboram para o desempenho em testes de segurança e na proteção em deslocamentos urbanos.
O interior do modelo é simples, mas inclui recursos funcionais voltados à comodidade do dia a dia. Entre os equipamentos presentes estão:
Esses elementos buscam atender às demandas mínimas de conforto e praticidade para o segmento.
O modelo Kwid Zen conta com um sistema básico de áudio e instrumentos, que oferece conectividade e leitura clara das funções principais do carro.
O painel apresenta dados básicos de operação e consumo, sem integração com centrais multimídia mais avançadas.
O preço sugerido do Renault Kwid Zen 1.0 2024 gira em torno de R$ 72.640, podendo variar conforme região, estado de conservação, quilometragem e outros fatores do mercado de seminovos.
No contexto do mercado de hatches subcompactos, o modelo compete diretamente com veículos que priorizam economia de combustível, baixa manutenção e proposta urbana. O custo-benefício é um fator de análise para perfis que não priorizam espaço interno ou desempenho em rodovias.
A decisão de compra deve considerar as necessidades de uso, as prioridades em relação à segurança, o conforto oferecido e a proposta de longo prazo no uso urbano.
O Renault Kwid Zen 2024 é indicado para deslocamentos curtos, trajetos urbanos e utilização como primeiro veículo. Seu porte reduzido e consumo baixo o tornam adequado para o uso diário em cidades com trânsito intenso.
Com espaço interno limitado e motor com desempenho voltado à economia, o carro é direcionado a quem busca mobilidade acessível com manutenção básica e funcionalidade para atividades rotineiras.
Seu público potencial inclui motoristas iniciantes, condutores que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho urbano ou consumidores com foco em veículos econômicos para uso diário.
Fonte: Guia de usados, Renault, AutoPapo, Wikipedia, OLX e Webmotors.