Quem deve considerar comprar um Ford Ka 1.0 2013 usado; confira fotos e ficha técnica

Se a ideia é ter um carro simples pro dia a dia, o Ford Ka 1.0 2013 pode servir bem. Econômico e fácil de manter, mas com poucos itens de conforto e segurança. Antes de comprar, verifique desgaste do motor Zetec Rocam, embreagem e suspensão. Preço acessível, mas avalie o estado geral.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 21/03/2025

Lançado no Brasil com a proposta de atender ao público que buscava um carro urbano, de dimensões reduzidas e mecânica simples, o modelo se posicionava entre as opções de entrada da marca, em uma época em que os hatches populares tinham forte presença no mercado nacional.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 Zetec Rocam com até 72 cv e torque de até 9,4 kgfm.
  • Consumo urbano de até 11,6 km/l com gasolina e 8,1 km/l com etanol.
  • Porta-malas com 263 litros e capacidade para cinco ocupantes.
  • Transmissão manual de cinco marchas e tração dianteira.
  • Preço médio no mercado de usados em torno de R$ 25.056.

Este veículo foi desenvolvido sobre a plataforma Ford B e se manteve fiel à proposta de simplicidade construtiva, visando facilitar a manutenção e oferecer um custo competitivo. Seu projeto priorizou dimensões compactas para facilitar o uso no trânsito urbano, ao mesmo tempo em que entregava espaço interno compatível com a proposta da categoria.

O Ford Ka 1.0 2013 foi comercializado com motor flex, transmissão manual e uma configuração de duas portas. A ausência de itens de tecnologia mais avançada e recursos de segurança limitados refletiam a estratégia de mercado voltada para o baixo custo e o essencial para mobilidade urbana. A seguir, serão apresentados dados detalhados sobre seu desempenho, consumo, dimensões e características construtivas.

Desempenho

Entre os pontos negativos estão ausência de airbag e ABS em muitas versões, acabamento simples e apenas duas portas. Também é comum encontrar desgaste na embreagem e suspensão.
Entre os pontos negativos estão ausência de airbag e ABS em muitas versões, acabamento simples e apenas duas portas. Também é comum encontrar desgaste na embreagem e suspensão.

O desempenho do Ford Ka 1.0 2013 está vinculado ao motor Zetec Rocam, instalado na parte dianteira e com disposição transversal. O propulsor tem quatro cilindros em linha, aspiração natural, 999 cm³ de deslocamento e comando de válvulas único no cabeçote, acionado por corrente. A alimentação é feita por injeção multiponto.

Este motor entrega até 72 cv com etanol e 68,5 cv com gasolina, ambos a 6000 rpm. O torque máximo varia conforme o combustível: 9,4 kgfm com etanol e 9 kgfm com gasolina, atingido a 5000 rpm. A potência específica é de 72,8 cv/litro, e o torque específico é de 9,4 kgfm/litro.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 14,8 segundos, com velocidade máxima de 162 km/h. A relação peso/potência é de 12,87 kg/cv, enquanto a relação peso/torque é de 99,6 kg/kgfm, considerando o peso total do carro de 936 kg.

Consumo e autonomia

Antes de comprar, avalie histórico de manutenção, ruídos na suspensão, estado do motor e se a embreagem apresenta patinação. Dê preferência a unidades com revisões documentadas.
Antes de comprar, avalie histórico de manutenção, ruídos na suspensão, estado do motor e se a embreagem apresenta patinação. Dê preferência a unidades com revisões documentadas.

O consumo urbano do modelo varia conforme o combustível. Abastecido com etanol, o Ford Ka 1.0 faz 8,1 km/l, enquanto com gasolina atinge 11,6 km/l. Em trajetos rodoviários, o consumo melhora para 9,2 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina.

O tanque de combustível tem capacidade para 45 litros. Considerando os dados de consumo, a autonomia urbana estimada é de aproximadamente 365 km com etanol e 522 km com gasolina. Já em trajetos rodoviários, a autonomia pode chegar a 414 km com etanol e 608 km com gasolina.

Essa variação de consumo reforça o papel do modelo como opção racional para uso urbano, com custos operacionais condizentes com o perfil de um veículo de entrada produzido nacionalmente.

Interior e espaço

Oferece espaço interno para 5 ocupantes e porta-malas de 263 litros. O conforto é básico, sem muitos recursos tecnológicos ou de segurança, com direção hidráulica e vidros manuais.
Oferece espaço interno para 5 ocupantes e porta-malas de 263 litros. O conforto é básico, sem muitos recursos tecnológicos ou de segurança, com direção hidráulica e vidros manuais.

O Ford Ka 1.0 acomoda até cinco ocupantes. Os bancos dianteiros oferecem regulagens manuais e o espaço traseiro atende a proposta de um compacto, voltado para deslocamentos curtos e uso urbano.

O porta-malas tem capacidade para 263 litros, suficiente para acomodar compras do dia a dia ou pequenas bagagens. A carga útil é de 474 kg, permitindo transporte de passageiros e carga de forma equilibrada.

Internamente, o acabamento segue o padrão da época para veículos populares. A ausência de itens como central multimídia, ar-condicionado automático ou comandos elétricos em série reflete a proposta de manter o custo de aquisição reduzido.

Medidas e construção

Com 936 kg, o carro tem desempenho modesto. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,8 s e atinge 162 km/h. O foco está na eficiência, não na velocidade ou esportividade.
Com 936 kg, o carro tem desempenho modesto. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,8 s e atinge 162 km/h. O foco está na eficiência, não na velocidade ou esportividade.

O modelo tem 3836 mm de comprimento, 1641 mm de largura e 1420 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2452 mm. O conjunto dessas medidas oferece dimensões adequadas para manobras em centros urbanos, facilitando estacionamento e mobilidade em vias estreitas.

O peso total do veículo é de 936 kg. Os pneus utilizados são 175/65 R14, com altura de flanco de 114 mm. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, ambas com molas helicoidais.

Os freios dianteiros são a disco sólido e os traseiros são a tambor. A direção é assistida hidraulicamente, o que reduz o esforço nas manobras, principalmente em baixas velocidades. O modelo não oferece controle de estabilidade, tração ou outros assistentes eletrônicos.

Transmissão e tração

Ideal para deslocamentos diários, o Ford Ka 1.0 2013 é uma escolha funcional para quem busca economia, manutenção simples e não se importa com o básico em conforto e tecnologia.
Ideal para deslocamentos diários, o Ford Ka 1.0 2013 é uma escolha funcional para quem busca economia, manutenção simples e não se importa com o básico em conforto e tecnologia.

A transmissão é manual de cinco marchas, com acoplamento por embreagem monodisco a seco. A disposição das marchas é tradicional e o escalonamento favorece o uso urbano, com relações voltadas para aproveitar o torque em rotações médias.

A tração é dianteira, comum nos hatches compactos, o que contribui para a distribuição de peso adequada e uma dinâmica condizente com o perfil urbano. O conjunto motor e câmbio apresenta integração simples, com foco em durabilidade e manutenção acessível.

O sistema de transmissão segue os padrões adotados pela Ford na época e contribui para o consumo contido e a entrega de desempenho suficiente para o dia a dia.

Construção e plataforma

O Ford Ka 1.0 2013 é um hatch compacto com motor 1.0 Zetec Rocam flex, que entrega até 72 cv e torque de 9,4 kgfm. Serve para o uso urbano diário com foco em economia e simplicidade.
O Ford Ka 1.0 2013 é um hatch compacto com motor 1.0 Zetec Rocam flex, que entrega até 72 cv e torque de 9,4 kgfm. Serve para o uso urbano diário com foco em economia e simplicidade.

O modelo foi construído sobre a plataforma Ford B, que também serviu de base para outros veículos da marca no segmento de entrada. Essa estrutura permite a aplicação de componentes compartilhados entre diferentes modelos, favorecendo a padronização da manutenção.

A instalação do motor é dianteira com disposição transversal. O comando de válvulas é único no cabeçote, com duas válvulas por cilindro, totalizando oito válvulas. A razão de compressão é de 12,8:1, o que favorece a eficiência térmica e o desempenho com etanol.

O diâmetro do cilindro é de 68,68 mm e o curso do pistão é de 67,4 mm. A cilindrada unitária é de 250 cm³. O motor não possui variação de comando, mantendo o funcionamento simples e com foco em confiabilidade.

Preço médio no mercado

O modelo vale a pena pelo preço baixo, consumo equilibrado e mecânica confiável. Não compensa para quem busca conforto, segurança ou tecnologia. Serve como carro de entrada urbano.
O modelo vale a pena pelo preço baixo, consumo equilibrado e mecânica confiável. Não compensa para quem busca conforto, segurança ou tecnologia. Serve como carro de entrada urbano.

O valor de mercado do Ford Ka 1.0 2013 varia conforme o estado de conservação, quilometragem, procedência e região. A média nacional gira em torno de R$ 25.056, podendo apresentar variações conforme a oferta e demanda local.

Esse preço posiciona o modelo como uma opção acessível no mercado de usados, especialmente para quem busca um veículo compacto, de baixa manutenção e consumo relativamente eficiente.

A oferta de unidades pode ser consultada em plataformas como OLX, Webmotors e concessionárias que atuam com veículos seminovos, sendo importante avaliar o histórico de manutenção e a condição geral do veículo antes da compra.

Ficha Técnica do Ford Ka 1.0 2013

Porta-malas: Com uma capacidade de 263 litros, o porta-malas do Ford Ka 1.0 é espaçoso o suficiente para acomodar bagagens e compras do dia a dia.
Porta-malas: Com uma capacidade de 263 litros, o porta-malas do Ford Ka 1.0 é espaçoso o suficiente para acomodar bagagens e compras do dia a dia.

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatch
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 2
  • Geração: 2
  • Plataforma: Ford B
  • Série: –

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 250 cm3
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 12,8:1
  • Deslocamento: 999 cm3
  • Código do motor: Zetec Rocam
  • Peso/potência: 12,87 kg/cv
  • Peso/torque: 99,6 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: –
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 68,68 mm
  • Curso do pistão: 67,4 mm
  • Potência máxima: 72 cv (álcool) / 68,5 cv (gasolina) a 6000 rpm
  • Torque máximo: 9,4 kgfm (álcool) / 9 kgfm (gasolina) a 5000 rpm
  • Torque específico: 9,4 kgfm/litro
  • Potência específica: 72,8 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: Não informado

Pneus

  • Dianteiros: 175/65 R14
  • Altura do flanco: 114 mm
  • Traseiros: 175/65 R14
  • Altura do flanco: 114 mm
  • Estepe: –

Dimensões

  • Comprimento: 3836 mm
  • Distância entre-eixos: 2452 mm
  • Bitola dianteira: –
  • Porta-malas: 263 litros
  • Peso: 936 kg
  • Reboque sem freio: –
  • Ângulo de entrada: –
  • Ângulo central: –
  • Inclinação lateral máx.: –
  • Altura mínima do solo: –
  • Largura: 1641 mm
  • Altura: 1420 mm
  • Bitola traseira: –
  • Tanque de combustível: 45 litros
  • Carga útil: 474 kg
  • Reboque com freio: –
  • Ângulo de saída: –

Desempenho

  • Velocidade máxima: 162 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,8 s

Consumo

  • Rodoviário: 9,2 km/l (álcool) / 13,5 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 365 km (álcool) / 522 km (gasolina)
  • Rodoviária: 414 km (álcool) / 608 km (gasolina)

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, OLX e Webmotors.