O Ford Ecosport XLT FreeStyle 1.6, ano-modelo 2011, pertence à primeira geração do SUV compacto fabricado no Brasil. Lançado como uma proposta urbana com estilo mais robusto, o modelo FreeStyle se destacou por oferecer elementos visuais específicos e um conjunto mecânico baseado no motor Zetec Rocam 1.6, associado a câmbio manual. Seu foco esteve na versatilidade para rodar tanto em centros urbanos quanto em trechos de estrada e vias de terra batida, sem configurações de tração integral, mantendo-se como um utilitário de tração dianteira.
Pontos Principais:
Este veículo se consolidou no mercado nacional por reunir características técnicas que atendiam consumidores em busca de um carro com maior altura do solo, posição de dirigir elevada e interior espaçoso. Apesar de não ser um SUV com foco em desempenho fora de estrada, o FreeStyle 1.6 entrega parâmetros básicos para uso cotidiano e carrega um conjunto de equipamentos voltados ao conforto e à segurança. Com preço médio de R$ 36.175 no mercado de usados, sua relação entre custo, espaço interno e praticidade tem sido considerada por compradores que priorizam usabilidade diária.
Ao observar os dados de consumo, desempenho e dimensões, é possível avaliar a real funcionalidade do modelo para quem busca um SUV compacto nacional de entrada. Este artigo apresenta uma análise técnica, dividida em tópicos, com informações específicas sobre motorização, consumo, comportamento dinâmico, medidas e equipamentos. O objetivo é oferecer um panorama objetivo sobre o Ecosport XLT FreeStyle 1.6 2011, facilitando a tomada de decisão para o consumidor.
O Ford Ecosport XLT FreeStyle 1.6 2011 é equipado com o motor Zetec Rocam de quatro cilindros em linha, com instalação dianteira e disposição transversal. O propulsor possui aspiração natural, comando simples no cabeçote acionado por corrente, e alimentação por injeção multiponto. Com 1.598 cm³ de deslocamento total, o motor é capaz de produzir até 107 cavalos de potência com álcool a 5.500 rpm, ou 101 cavalos com gasolina na mesma rotação.
O torque máximo do conjunto alcança 15,3 kgfm com álcool e 14,5 kgfm com gasolina, ambos disponíveis a 4.250 rpm. A relação peso/potência é de 11,29 kg por cavalo, enquanto o peso/torque é de 79 kg por kgfm. Esses parâmetros resultam em uma aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 13,4 segundos, com velocidade máxima de 165 km/h. O motor apresenta potência específica de 67 cv/litro e torque específico de 9,6 kgfm/litro.
O conjunto mecânico conta com câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira. A embreagem é do tipo monodisco a seco. A direção é assistida hidraulicamente, com diâmetro de giro de 10 metros, adequada ao porte do veículo. O modelo está montado sobre a plataforma Ford B3.
O consumo de combustível do Ford Ecosport XLT FreeStyle 1.6 2011 é flex, podendo operar com álcool ou gasolina. Em ambiente urbano, registra médias de 6,2 km/l com álcool e 8,8 km/l com gasolina. Em trechos rodoviários, os valores sobem para cerca de 7,3 km/l com álcool e 10,3 km/l com gasolina. Esses números são compatíveis com veículos de sua categoria, considerando o peso e a proposta do projeto.
O tanque de combustível possui capacidade para 54 litros, o que garante autonomia razoável em ambos os ciclos. No uso urbano, a autonomia chega a 335 km com álcool e 475 km com gasolina. Na estrada, os valores estimados são de 394 km com álcool e 556 km com gasolina. A combinação de motor flexível e tanque de volume elevado proporciona boa cobertura de trajetos sem necessidade de reabastecimento frequente.
A eficiência energética do modelo é compatível com sua faixa de preço e proposta de uso. Ainda assim, para consumidores mais exigentes com economia de combustível, esses valores devem ser considerados na decisão de compra, principalmente em trajetos predominantemente urbanos.
O interior do Ford Ecosport XLT FreeStyle 1.6 2011 foi projetado para comportar até cinco ocupantes. O espaço interno é compatível com a categoria, oferecendo assentos ajustáveis e um layout funcional. A posição elevada de dirigir proporciona boa visibilidade. O banco do motorista conta com ajuste de altura, e o volante tem ajuste na mesma direção. O porta-malas tem capacidade para 296 litros.
A carga útil do veículo é de 462 kg, o que permite o transporte de bagagens, passageiros e itens adicionais. O banco traseiro é bipartido e rebatível, ampliando a capacidade de carga em situações específicas. Além disso, o veículo dispõe de luz no porta-luvas, porta-malas e teto traseiro, além de alças de segurança no teto.
Entre os itens de conforto, o Ecosport inclui ar-condicionado de zona única, ar quente, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, destravamento remoto do porta-malas e rodas de liga leve. Esses recursos ampliam a usabilidade em ambientes urbanos e viagens de média duração.
O modelo possui 4.240 mm de comprimento, 1.734 mm de largura e 1.672 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.490 mm, enquanto a bitola dianteira mede 1.484 mm e a traseira 1.446 mm. Essas proporções contribuem para a estabilidade e dirigibilidade em condições diversas.
O sistema de suspensão dianteiro é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, enquanto a traseira é de eixo de torção, também com molas helicoidais. Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira. A combinação garante controle adequado da carroceria e frenagens compatíveis com o peso do veículo.
O peso total é de 1.208 kg. A altura mínima do solo não foi divulgada, mas o ângulo de entrada é de 28 graus e o de saída de 34 graus, o que confere alguma aptidão para transpor pequenos obstáculos urbanos e rampas acentuadas. Os pneus são 205/65 R15, com altura de flanco de 133 mm, incluindo o estepe com mesma medida.
O valor médio de mercado do Ford Ecosport XLT FreeStyle 1.6 2011 está estimado em R$ 36.175, com base em plataformas de venda de veículos usados, como OLX, Webmotors e tabelas especializadas. Esse preço se refere a exemplares em bom estado geral, com manutenção em dia, documentação regularizada e quilometragem dentro do esperado para um veículo com mais de 10 anos de uso. O valor pode sofrer variações de acordo com a localidade e a condição específica de cada unidade.
Fonte: Guia de usados, Wikipedia, Autoesporte, Car.Blog.Br, OLX e Webmotors.