O Jetta GLI foi feito para conquistar os fãs de sedans esportivos, combinando potência, tecnologia avançada e um design renovado para oferecer uma experiência única ao volante.
Com um motor 350 TSI de quatro cilindros e 2.0 litros, equipado com turbocompressor e injeção direta, o GLI atinge a impressionante marca de 231 cv de potência e um torque de 35,7 kgfm já a 1.500 rpm. Essa poderosa máquina é combinada com uma transmissão automática de dupla embreagem DSG de sete marchas, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 249 km/h.
O sedan não deixa a desejar quando o assunto é dirigibilidade. Com um comportamento dinâmico acima da média, sua suspensão traseira multilink oferece estabilidade e agilidade, mantendo o equilíbrio entre desempenho e conforto. O diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ) é um diferencial inédito, garantindo uma condução precisa e segura, especialmente em curvas.
Os quatro modos de condução disponíveis – Eco, Comfort, Sport e Individual – permitem ao motorista personalizar a experiência de direção, influenciando na resposta do veículo, na aceleração e na velocidade das trocas de marcha. A direção assistida elétrica e relação variável progressiva proporcionam uma sensação de controle e precisão, adaptando-se à velocidade e ao ângulo de esterço.
Em termos de segurança, o Novo Jetta GLI não decepciona. Com uma estrutura robusta baseada na plataforma MQB da Volkswagen, o sedan oferece um sistema de segurança completo, incluindo seis airbags, Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Detector de Fadiga e muito mais.
Externamente, o design do GLI impressiona com para-choques dianteiro e traseiro renovados, faróis em full LED, grade redesenhada e detalhes em vermelho característicos da linha esportiva da Volkswagen. As novas cores exclusivas, Vermelho Kings e Azul Rising, somam-se ao estilo marcante do sedan.
Neste modelo, encontra-se um motor 2.0 TSi de 4 cilindros em linha, combinando injeção direta e turbocompressor para oferecer um desempenho notável. Com uma potência máxima de 231 cv a 5000 rpm e um torque máximo de 35,7 kgfm a 1500 rpm, o veículo demonstra capacidade para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 249 km/h. A transmissão automatizada de 7 marchas e tração dianteira complementam o conjunto, garantindo uma experiência de direção suave e responsiva.
Em termos de eficiência, o modelo demonstra um consumo urbano de aproximadamente 9,9 km/l e um consumo rodoviário de cerca de 12,2 km/l. Isso resulta em uma autonomia de aproximadamente 495 km em condições urbanas e 610 km em rodovias, tornando-o uma opção viável para viagens de média e longa distância.
No interior, o GLI apresenta um ambiente refinado e tecnológico. Com a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, desenvolvida no Brasil e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de uma gama de aplicativos e conectividade Wi-Fi, o sedan oferece um verdadeiro centro de entretenimento e controle. O cockpit focado no motorista, os acabamentos de alta qualidade e a iluminação ambiente configurável proporcionam uma experiência premium.
O espaço interno deste sedã é projetado para acomodar confortavelmente até cinco ocupantes. Com um amplo porta-malas de 510 litros, oferece espaço suficiente para bagagens e itens adicionais, tornando-o adequado para viagens prolongadas. O interior é projetado com materiais de qualidade e atenção aos detalhes, proporcionando conforto e uma sensação de requinte.
A suspensão dianteira independente do tipo McPherson, combinada com a traseira independente de multibraço, oferece estabilidade e conforto durante a condução. Os freios a disco ventilado na dianteira e a disco sólido na traseira garantem uma capacidade de frenagem eficaz, com uma distância de frenagem de 100-0 km/h em aproximadamente 37 metros. A direção com assistência elétrica proporciona manobras precisas, com um diâmetro de giro de 11,1 metros. Os pneus de medidas 225/45 R18 em ambos os eixos garantem aderência e estabilidade ao veículo.
Para os interessados, o sedan estará disponível em versão única, completa e já equipada com teto solar panorâmico, a partir de maio. Além disso, a Volkswagen oferece três anos de garantia total sem limite de quilometragem e o Programa Revisão de Série, que cobre as três primeiras manutenções sem custos adicionais.
O valor aproximado deste modelo gira em torno de R$ 239.390, oferecendo um conjunto de recursos, desempenho e qualidade que justificam seu posicionamento no mercado. Vale ressaltar que os custos adicionais, como revisões até os 60.000 km, estão na faixa de R$ 3.143, proporcionando uma visão mais abrangente do custo de propriedade deste veículo.
*Com informações do VWNews e Volkswagen.