Para quem o Peugeot 308 CC 2013 ainda vale a pena?

Dirigir um Peugeot 308 CC 2013 usado é ter um conversível turbo com teto rígido e espaço para quatro pessoas. Ideal para lazer, tem bom desempenho, mas consumo alto e manutenção cara. Antes de comprar, verifique a capota retrátil, histórico de revisões e estado do câmbio. Peças podem ser difíceis de achar.
Publicado por maria eduarda em Notícias dia 13/02/2025

O Peugeot 308 CC 2013 é um conversível médio importado, que se destaca pelo design característico da marca francesa e pelo conjunto mecânico que entrega desempenho equilibrado. Lançado como uma alternativa para quem busca um carro com capota retrátil e motorização turbo, o modelo se posiciona como uma opção no segmento de veículos conversíveis de duas portas.

Pontos Principais:

  • O Peugeot 308 CC 2013 é um conversível médio com capota rígida retrátil e motor 1.6 turbo de 165 cv.
  • O desempenho inclui aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 212 km/h.
  • O consumo de combustível registrado é de 8,2 km/l na cidade e 12 km/l em rodovias, com autonomia de até 720 km.
  • O interior acomoda quatro ocupantes e inclui central multimídia, ar-condicionado digital e bancos em couro.
  • Os preços variam entre R$ 91.541,00 e R$ 127.089,00 no mercado de usados, dependendo do ano e estado de conservação.

Com motor 1.6 turbo movido a gasolina, tração dianteira e câmbio automático de seis marchas, o veículo oferece uma proposta de dirigibilidade voltada para o uso urbano e rodoviário. A suspensão independente na dianteira e o eixo de torção na traseira são características que influenciam diretamente no comportamento dinâmico.

O interior conta com espaço para quatro ocupantes e incorpora elementos tecnológicos compatíveis com o período de lançamento. O consumo de combustível e o custo de manutenção são fatores a serem analisados por quem deseja adquirir uma unidade usada do modelo.

Design

O teto retrátil deve ser testado antes da compra. Qualquer ruído ou travamento pode indicar problemas caros. O sistema elétrico da capota precisa estar em perfeito funcionamento.
O teto retrátil deve ser testado antes da compra. Qualquer ruído ou travamento pode indicar problemas caros. O sistema elétrico da capota precisa estar em perfeito funcionamento.

O Peugeot 308 CC 2013 apresenta um design que segue a identidade visual da fabricante, com linhas fluidas e uma dianteira que remete aos demais modelos da marca. A carroceria de duas portas reforça o perfil esportivo do veículo, enquanto a traseira abriga o mecanismo da capota rígida retrátil.

A capota pode ser aberta ou fechada de maneira automatizada, alterando a configuração do veículo de um cupê fechado para um conversível em poucos segundos. O teto rígido, quando recolhido, fica armazenado no porta-malas, reduzindo o espaço disponível para bagagens.

As rodas de liga leve de 18 polegadas complementam a estética do carro, enquanto os faróis e lanternas traseiras apresentam um desenho característico da linha 308. O conjunto óptico conta com iluminação halógena na dianteira e luzes de LED na parte traseira.

Motorização e desempenho

O Peugeot 308 CC 2013 usado é um conversível com capota rígida retrátil, motor 1.6 turbo de 165 cv e câmbio automático de seis marchas. Combina estilo esportivo com dirigibilidade confortável.
O Peugeot 308 CC 2013 usado é um conversível com capota rígida retrátil, motor 1.6 turbo de 165 cv e câmbio automático de seis marchas. Combina estilo esportivo com dirigibilidade confortável.

O Peugeot 308 CC 2013 é equipado com motor 1.6 turbo, de quatro cilindros em linha, com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas no cabeçote. Esse conjunto mecânico gera 165 cavalos de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a partir de 1.400 rpm.

A transmissão automática de seis marchas realiza as trocas de forma sequencial e conta com conversor de torque. A tração dianteira, combinada com a calibração da suspensão, busca equilibrar conforto e estabilidade, tanto em trajetos urbanos quanto rodoviários.

O desempenho registrado pelo modelo inclui aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 212 km/h. Esses números são compatíveis com a proposta de um conversível médio equipado com motor turboalimentado.

Consumo de combustível

O consumo urbano é de 8,2 km/l e rodoviário de 12 km/l, com tanque de 60 litros. A autonomia pode chegar a 720 km na estrada. O desempenho inclui 0 a 100 km/h em 9,8 s e velocidade máxima de 212 km/h.
O consumo urbano é de 8,2 km/l e rodoviário de 12 km/l, com tanque de 60 litros. A autonomia pode chegar a 720 km na estrada. O desempenho inclui 0 a 100 km/h em 9,8 s e velocidade máxima de 212 km/h.

O consumo de combustível do Peugeot 308 CC 2013 apresenta médias de 8,2 km/l em trajetos urbanos e 12 km/l em rodovias. O tanque de combustível tem capacidade para 60 litros, o que resulta em uma autonomia estimada de 492 km na cidade e 720 km em estradas.

A eficiência energética do veículo está relacionada à motorização turbo e ao sistema de injeção direta, que buscam otimizar o consumo em diferentes condições de condução. O peso do modelo, de 1.530 kg, também influencia no consumo médio registrado.

A relação peso-potência do veículo é de 9,27 kg/cv, enquanto a relação peso-torque fica em 62,4 kg/kgfm. Esses fatores impactam diretamente a forma como o motor responde às demandas de aceleração e retomada de velocidade.

Interior e tecnologia

O interior acomoda quatro pessoas, com bancos de couro e ajustes elétricos. O porta-malas tem 266 litros, mas perde espaço com a capota aberta. A central multimídia oferece conectividade.
O interior acomoda quatro pessoas, com bancos de couro e ajustes elétricos. O porta-malas tem 266 litros, mas perde espaço com a capota aberta. A central multimídia oferece conectividade.

O interior do Peugeot 308 CC 2013 é configurado para quatro ocupantes, com bancos dianteiros ajustáveis e revestidos em couro. O painel de instrumentos apresenta velocímetro e conta-giros analógicos, além de uma tela digital que exibe informações do computador de bordo.

O sistema de entretenimento inclui uma central multimídia com conectividade para dispositivos externos. O modelo conta com sistema de som integrado e comandos no volante, permitindo ajustes de volume e seleção de faixas de áudio sem a necessidade de desviar a atenção da condução.

Os controles de climatização incluem ar-condicionado digital e saídas de ar traseiras. O porta-malas tem capacidade para 266 litros quando a capota está fechada, espaço que pode ser reduzido quando o teto está recolhido.

Segurança

A segurança inclui airbags frontais e laterais, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade. A estrutura reforçada protege em colisões, mas a manutenção deve ser verificada.
A segurança inclui airbags frontais e laterais, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade. A estrutura reforçada protege em colisões, mas a manutenção deve ser verificada.

O Peugeot 308 CC 2013 incorpora recursos de segurança ativa e passiva. Entre os principais itens, estão os airbags frontais e laterais, freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira, além do controle eletrônico de estabilidade (ESP).

A direção conta com assistência eletro-hidráulica, proporcionando ajustes de esforço conforme a velocidade do veículo. Os pneus possuem medidas 225/40 R18, contribuindo para o contato adequado com o solo e a estabilidade em curvas.

A estrutura reforçada da carroceria inclui reforços laterais e proteções adicionais para aumentar a segurança em caso de colisões. O sistema de freios ABS evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, melhorando a eficiência do sistema de frenagem.

Preço do Peugeot 308 CC usado

A transmissão automática de seis marchas tem conversor de torque, com tração dianteira. O funcionamento deve ser testado antes da compra para evitar falhas nas trocas e engates irregulares.
A transmissão automática de seis marchas tem conversor de torque, com tração dianteira. O funcionamento deve ser testado antes da compra para evitar falhas nas trocas e engates irregulares.

Os valores do Peugeot 308 CC 2013 no mercado de veículos seminovos variam conforme o estado de conservação, quilometragem rodada e localização geográfica. Os preços médios para diferentes anos do modelo são os seguintes:

  • 2012 308 CC 1.6 Turbo 16V 2p Aut.: R$ 91.541,00
  • 2013 308 CC 1.6 Turbo 16V 2p Aut.: R$ 105.906,00
  • 2014 308 CC 1.6 Turbo 16V 2p Aut.: R$ 116.201,00
  • 2014 308 CC Roland Garros 1.6 Turbo 16V 2p Aut.: R$ 118.268,00
  • 2015 308 CC 1.6 Turbo 16V 2p Aut.: R$ 127.089,00

Os preços podem variar de acordo com as condições do veículo e a disponibilidade no mercado. Consultar plataformas especializadas, como Webmotors e OLX, pode ajudar na busca por unidades em bom estado de conservação.

Vale a pena comprar um Peugeot 308 CC 2013 usado?

A compra de um Peugeot 308 CC 2013 usado pode ser vantajosa para quem busca um conversível com teto rígido e motorização turbo. No entanto, é importante verificar o histórico de manutenção e o estado de conservação da unidade antes da aquisição.

O custo de manutenção e a disponibilidade de peças são fatores a serem considerados, uma vez que o modelo é importado. Além disso, a capota retrátil requer cuidados específicos para garantir o funcionamento adequado ao longo do tempo.

A avaliação de um mecânico especializado e a análise do histórico de revisões podem auxiliar na decisão de compra. Modelos bem conservados podem oferecer uma boa experiência de condução, equilibrando desempenho e conforto

Ficha Técnica do Peugeot 308 Cabriolet 1.6 Turbo AT 2013

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Conversível
  • Porte: Médio
  • Lugares: 4
  • Portas: 2
  • Geração: Não informado
  • Plataforma: Não informado
  • Série: Não informado

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 400 cm³
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 11:1
  • Deslocamento: 1598 cm³
  • Código do motor: EP6CDT M
  • Peso/potência: 9,27 kg/cv
  • Peso/torque: 62,4 kg/kgfm
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Alimentação: Injeção direta
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Admissão
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 77 mm
  • Curso do pistão: 85,8 mm
  • Potência máxima: 165 cv a 6000 rpm
  • Torque máximo: 24,5 kgfm a 1400 rpm
  • Torque específico: 15,3 kgfm/litro
  • Potência específica: 103,3 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Eletro-hidráulica
  • Diâmetro de giro: Não informado

Pneus

  • Dianteiros: 225/40 R18
  • Altura do flanco: 90 mm
  • Traseiros: 225/40 R18
  • Altura do flanco: 90 mm
  • Estepe: 225/40 R18

Dimensões

  • Comprimento: 4440 mm
  • Distância entre-eixos: 2605 mm
  • Bitola dianteira: Não informado
  • Porta-malas: 266 litros
  • Peso: 1530 kg
  • Reboque sem freio: Não informado
  • Ângulo de entrada: Não informado
  • Ângulo central: Não informado
  • Inclinação lateral máx.: Não informado
  • Altura mínima do solo: Não informado
  • Largura: 1817 mm
  • Altura: 1426 mm
  • Bitola traseira: Não informado
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Carga útil: Não informado
  • Reboque com freio: Não informado
  • Ângulo de saída: Não informado

Desempenho

  • Velocidade máxima: 212 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,8 s

Consumo

  • Rodoviário: 12 km/l

Autonomia

  • Urbana: 492 km
  • Rodoviária: 720 km

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, OLX e Webmotors.