O que saber antes de comprar um Ford EcoSport 2021 Storm 2.0 16V 4×4 Automático; confira ficha técnica completa e fotos

Esqueça o mito de que SUV compacto não encara desafio. O Ford Ecosport Storm 2021 combina tração 4WD, motor 2.0 e espaço para 5. Serve pra cidade e estrada. Mas antes de fechar negócio, confira desgaste da suspensão traseira, consumo elevado e manutenção do câmbio. Avalie bem o custo-benefício.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 21/04/2025

Introduzido em meio a uma fase de reestruturação da marca no Brasil, o Ford Ecosport Storm 2.0 AT 4WD 2021 foi posicionado como uma das versões mais completas da linha. A proposta era atender consumidores que buscavam um SUV compacto com capacidades de tração integral e motorização mais forte, sem abandonar o uso urbano. Com visual exclusivo e plataforma conhecida, o modelo manteve a estrutura da geração anterior, mas com reforços mecânicos para rodar fora do asfalto.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 Duratec com até 176 cv e tração integral sob demanda.
  • Consumo urbano entre 6 km/l (álcool) e 8,4 km/l (gasolina).
  • Autonomia de até 525 km na estrada com gasolina e tanque de 52 litros.
  • Espaço interno para 5 ocupantes e porta-malas com 356 litros.
  • Preço médio entre R$ 85.358 e R$ 98.587 no mercado de usados.

O conjunto mecânico se destaca pelo motor Duratec 2.0 flex com injeção direta, câmbio automático de seis marchas e tração 4WD sob demanda. Esse arranjo proporciona um desempenho adequado para quem exige versatilidade no dia a dia, além de oferecer autonomia variada, dependendo do combustível utilizado. A estrutura de suspensão independente nas quatro rodas também favorece a estabilidade e o conforto em diferentes tipos de terreno.

No interior, o SUV compacto acomoda até cinco ocupantes e conta com espaço interno compatível com a categoria. O porta-malas de 356 litros, a carga útil de quase 400 kg e os ângulos de entrada e saída ajustados reforçam a proposta de uso misto. O Ecosport Storm também oferece itens de segurança e tecnologia alinhados à categoria em que se insere.

Motorização e desempenho

Tração nas quatro rodas e motor 2.0 flex fazem do Ecosport Storm uma opção versátil para uso misto. O desempenho de 176 cv e torque de até 22,5 kgfm garante força em aclives e retomadas.
Tração nas quatro rodas e motor 2.0 flex fazem do Ecosport Storm uma opção versátil para uso misto. O desempenho de 176 cv e torque de até 22,5 kgfm garante força em aclives e retomadas.

O motor instalado no Ecosport Storm 2021 é um 2.0 Duratec com quatro cilindros em linha, montado na dianteira em posição transversal. O bloco tem aspiração natural, comando de válvulas duplo no cabeçote com variação na admissão e no escape, além de alimentação por injeção direta. O acionamento do comando é feito por corrente.

A potência máxima atinge 170 cv com álcool e 176 cv com gasolina, sempre a 6500 rpm. O torque gerado é de 22,5 kgfm com álcool e 20,6 kgfm com gasolina, ambos a 4500 rpm. A velocidade máxima declarada é de 180 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,7 segundos.

  • Deslocamento: 1999 cm³
  • Razão de compressão: 12:1
  • Potência específica: 88,0 cv/litro
  • Torque específico: 11,3 kgfm/litro

Transmissão, tração e estrutura

O consumo varia entre 6 e 8,4 km/l na cidade e 7,2 a 10,1 km/l na estrada, com autonomia que pode chegar a 525 km com gasolina. O tanque tem capacidade para 52 litros.
O consumo varia entre 6 e 8,4 km/l na cidade e 7,2 a 10,1 km/l na estrada, com autonomia que pode chegar a 525 km com gasolina. O tanque tem capacidade para 52 litros.

A transmissão do Ecosport Storm é automática de seis marchas com conversor de torque. O sistema de tração é integral sob demanda, o que significa que a tração nas quatro rodas é acionada conforme a necessidade, melhorando a aderência em pisos irregulares.

O modelo utiliza a plataforma B-Car da Ford, que serve de base para outros veículos da marca em diferentes mercados. Essa arquitetura oferece uma boa relação entre rigidez estrutural e espaço interno, mantendo o projeto adaptável tanto ao uso urbano quanto a deslocamentos em terrenos fora de estrada.

A relação peso/potência é de 8,35 kg/cv, o que contribui para o desempenho geral do veículo em acelerações e retomadas. O peso total do veículo em ordem de marcha é de 1469 kg.

  • Câmbio automático de 6 marchas
  • Tração 4WD sob demanda
  • Conversor de torque

Consumo e autonomia

O câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque e a tração 4WD sob demanda ajudam a encarar pisos irregulares. A direção elétrica contribui para manobras mais suaves.
O câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque e a tração 4WD sob demanda ajudam a encarar pisos irregulares. A direção elétrica contribui para manobras mais suaves.

O consumo de combustível varia conforme o tipo de uso e combustível. No ciclo urbano, os números ficam entre 6 km/l com álcool e 8,4 km/l com gasolina. Já em uso rodoviário, os dados apontam para 7,2 km/l com álcool e até 10,1 km/l com gasolina.

A autonomia está diretamente relacionada à capacidade do tanque de combustível, que comporta até 52 litros. Com esse volume, o SUV pode percorrer até 312 km na cidade com álcool e até 525 km na estrada com gasolina.

  • Consumo urbano: 6 km/l (álcool) e 8,4 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 7,2 km/l (álcool) e 10,1 km/l (gasolina)
  • Autonomia com gasolina: até 525 km

Medidas e capacidades

Com dimensões de SUV compacto, o Ecosport Storm 2021 possui comprimento total de 4357 mm e distância entre-eixos de 2519 mm. A largura é de 1785 mm e a altura de 1693 mm. A altura mínima do solo, de 200 mm, garante capacidade para trafegar por caminhos irregulares.

O porta-malas tem capacidade de 356 litros, enquanto a carga útil declarada é de 391 kg. O modelo pode rebocar até 550 kg com ou sem freio. Os ângulos de entrada, central e de saída são de 23,6°, 19° e 27,6°, respectivamente.

  • Altura livre do solo: 200 mm
  • Capacidade de carga: 391 kg
  • Reboque máximo: 550 kg
  • Porta-malas: 356 litros

Suspensão, direção e freios

A suspensão independente nas quatro rodas oferece estabilidade, enquanto freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira completam o conjunto de segurança funcional.A suspensão independente nas quatro rodas oferece estabilidade, enquanto freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira completam o conjunto de segurança funcional.
A suspensão independente nas quatro rodas oferece estabilidade, enquanto freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira completam o conjunto de segurança funcional.

A suspensão é independente nas quatro rodas. Na dianteira, o sistema utiliza o conjunto McPherson com mola helicoidal. Na traseira, o conjunto é multibraço, também com molas helicoidais, garantindo estabilidade e controle em curvas e terrenos acidentados.

Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira. A direção possui assistência elétrica, com raio de giro de 10,6 metros, o que favorece as manobras em ambientes urbanos.

  • Suspensão independente (dianteira e traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)
  • Direção elétrica com raio de giro de 10,6 m

Interior e capacidade de ocupação

O interior do Ecosport Storm comporta cinco ocupantes e oferece compartimentos suficientes para bagagens e objetos pessoais. O porta-malas comporta até 356 litros de carga, e os bancos são configurados para permitir versatilidade no transporte de passageiros ou volumes.

A proposta da Ford para este modelo incluiu recursos compatíveis com a categoria dos SUVs compactos, como tecnologias de auxílio à condução, conectividade e segurança ativa e passiva, ainda que não especificadas detalhadamente.

O espaço interno atende aos padrões da categoria e, junto com a carga útil de 391 kg, permite o uso tanto urbano quanto para viagens com bagagem.

  • Capacidade para 5 ocupantes
  • Carga útil: 391 kg
  • Configuração de bancos permite transporte versátil

Mercado e preço aproximado

Dimensões de 4,35 m de comprimento e 1,69 m de altura com ângulo de entrada de 23,6° e altura livre do solo de 200 mm garantem boa performance fora do asfalto e em rampas.Dimensões de 4,35 m de comprimento e 1,69 m de altura com ângulo de entrada de 23,6° e altura livre do solo de 200 mm garantem boa performance fora do asfalto e em rampas.
Dimensões de 4,35 m de comprimento e 1,69 m de altura com ângulo de entrada de 23,6° e altura livre do solo de 200 mm garantem boa performance fora do asfalto e em rampas.

O valor de mercado do Ecosport Storm 2.0 AT 4WD 2021 varia entre R$ 85.358 e R$ 98.587, dependendo da quilometragem, estado de conservação, localização e opcionais incluídos. Esses números refletem os preços encontrados em plataformas de compra e venda de veículos usados.

A oscilação no preço também pode ser influenciada pela procedência do modelo, já que se trata de um carro de produção nacional. A concorrência dentro da categoria de SUVs compactos é intensa, o que torna fundamental a análise do custo-benefício.

Esse modelo costuma atrair interessados em veículos com tração nas quatro rodas e motorização superior, mas ainda dentro do segmento de entrada dos utilitários esportivos.

  • Preço mínimo estimado: R$ 85.358
  • Preço máximo estimado: R$ 98.587
  • Disponível no mercado nacional de usados

Aplicações e perfil de uso

O Ecosport Storm é indicado para usuários que buscam um SUV compacto com tração integral, bom desempenho e possibilidade de enfrentar terrenos irregulares. A proposta de uso contempla tanto o ambiente urbano quanto trajetos fora do asfalto.

A versatilidade do modelo se reflete na sua autonomia variável, capacidade de carga e altura do solo. O desempenho, mesmo não sendo esportivo, atende às demandas do dia a dia e oferece segurança com o pacote de tração 4WD sob demanda.

O modelo também atende famílias pequenas, motoristas que realizam viagens de média distância e consumidores que priorizam um conjunto com mecânica confiável e configuração robusta.

Ficha Técnica do Ford Ecosport Storm 2.0 AT 4WD 2021

Geral

  • Ano: 2021
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: B-Car
  • Série: Não especificado

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 500 cm3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 12:1
  • Deslocamento: 1999 cm3
  • Código do motor: Duratec
  • Peso/potência: 8,35 kg/cv
  • Peso/torque: 65,3 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção direta
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Admissão e escape
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 87,5 mm
  • Curso do pistão: 83,1 mm
  • Potência máxima: 170 cv (A) 176 cv (G) a 6500 rpm
  • Torque máximo: 22,5 kgfm (A) 20,6 kgfm (G) a 4500 rpm
  • Torque específico: 11,3 kgfm/litro
  • Potência específica: 88,0 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Integral sob demanda
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Traseira: Independente, multibraço
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/50 R17
  • Traseiros: 205/50 R17
  • Estepe: 205/50 R17
  • Altura do flanco: 103 mm
  • Altura do flanco: 103 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4357 mm
  • Distância entre-eixos: 2519 mm
  • Bitola dianteira: 1524 mm
  • Porta-malas: 356 litros
  • Peso: 1469 kg
  • Reboque sem freio: 550 kg
  • Ângulo de entrada: 23,6 graus
  • Ângulo central: 19 graus
  • Inclinação lateral máx.: Não especificado
  • Altura mínima do solo: 200 mm
  • Largura: 1785 mm
  • Altura: 1693 mm
  • Bitola traseira: 1538 mm
  • Tanque de combustível: 52 litros
  • Carga útil: 391 kg
  • Reboque com freio: 550 kg
  • Ângulo de saída: 27,6 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,7 s

Consumo

  • Rodoviário: 7,2 km/l (A) / 8,4 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 312 km (A)
  • Rodoviária: 374 km (A) / 437 km (G)

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, iCarros, Ford, OLX, GZH e Webmotors.