Honda SENSING 360+: novo sistema ajuda evitar pontos cegos ao redor do carro

O sistema Honda SENSING 360+ oferece uma gama de recursos avançados de assistência ao condutor. Ele permite uma condução mais segura e eficiente em vias expressas, incluindo recomendações e auxílio ativo para mudanças de faixa, antecipação de curvas e alertas para evitar desvios da pista.
Publicado em Tecnologia dia 22/11/2023 por Alan Corrêa

A Honda anunciou hoje o lançamento do revolucionário sistema Honda SENSING 360+. Esse sistema de segurança e assistência ao motorista foi desenvolvido para eliminar completamente os pontos cegos ao redor do veículo, contribuindo para evitar colisões e aliviar a carga do condutor durante a condução.

Este sistema avançado teve início com o modelo Honda CR-V, lançado na China em 2022, introduzindo uma detecção de 360 graus por meio de cinco unidades de radar de ondas milimétricas estrategicamente posicionadas na frente e nos cantos do veículo. Essa inovação não apenas eliminou os pontos cegos, mas também ajudou a prevenir colisões com outros veículos e pedestres, aliviando a pressão sobre o condutor.

Inicialmente, o novo Honda SENSING 360+ estará disponível no modelo Accord na China em 2024, com planos de expandir sua oferta para outros países depois.
Inicialmente, o novo Honda SENSING 360+ estará disponível no modelo Accord na China em 2024, com planos de expandir sua oferta para outros países depois.

O Honda SENSING 360+ vai além das funcionalidades do Honda SENSING 360 atual, incorporando uma câmera de monitoramento do motorista e mapas de alta definição. Essas adições têm como objetivo aprimorar ainda mais o controle do veículo e o monitoramento da condição do motorista, visando reduzir o esforço do condutor. Ao minimizar colisões relacionadas à saúde ou a erros humanos por meio dessas novas tecnologias, a Honda se empenha em oferecer veículos que proporcionem total segurança e tranquilidade, incentivando as pessoas a explorarem com mais confiança e liberdade.

A previsão é de que o novo Honda SENSING 360+ seja introduzido no modelo Accord, estando disponível para venda na China em 2024, antes de sua expansão global.

Experimente uma direção avançada e sem as mãos

Enquanto o veículo percorre uma autoestrada, o sistema alivia a carga do condutor, controlando o acelerador, o pedal do freio e o volante para auxiliar na manutenção da velocidade adequada e na permanência na faixa, mesmo quando o condutor retira as mãos do volante.
Enquanto o veículo percorre uma autoestrada, o sistema alivia a carga do condutor, controlando o acelerador, o pedal do freio e o volante para auxiliar na manutenção da velocidade adequada e na permanência na faixa, mesmo quando o condutor retira as mãos do volante.

Quando na estrada, o sistema alivia a carga do condutor, ativando o acelerador, freio e direção para manter a velocidade adequada do veículo e permanecer na faixa, mesmo que o condutor retire as mãos do volante.

Este sistema utiliza mapas altamente detalhados e o sistema global de navegação por satélite (GNSS*4) para determinar a posição do veículo. Quando não há veículos à frente, o sistema guia o carro para o centro da faixa, mantendo a velocidade configurada. Se houver um carro à frente, o sistema segue o veículo, mantendo uma distância segura. Ao virar, o sistema antecipa a curva da estrada, realizando desacelerações e acelerações correspondentes à curvatura detectada para auxiliar o condutor, proporcionando uma experiência de direção tranquila.

Recomendação de mudança de faixa ativa

Durante a condução em uma autoestrada usando a função Avançada de Condução na Faixa com Capacidade sem Mãos, o sistema identifica um veículo à frente que se move em velocidade inferior.
Durante a condução em uma autoestrada usando a função Avançada de Condução na Faixa com Capacidade sem Mãos, o sistema identifica um veículo à frente que se move em velocidade inferior.

Enquanto estiver dirigindo em uma via expressa usando a funcionalidade Avançada de Condução na Faixa com Capacidade sem as Mãos, o sistema identifica um veículo à frente se movendo em menor velocidade. Sob certas condições, ele analisa o entorno do veículo. Quando determina a possibilidade de mudança de faixa, avisa o condutor. Ao pressionar o botão do interruptor no volante para autorizar a ultrapassagem do veículo mais lento, o sistema controla o indicador de mudança de direção, ajusta a aceleração/desaceleração e conduz, facilitando a ultrapassagem e o retorno à faixa original.

Além disso, no modo de navegação, o sistema sugere uma mudança de faixa necessária para seguir em direção ao destino, baseando-se na orientação de rota fornecida pelo sistema de navegação. Após a aprovação do condutor, o sistema assume automaticamente a condução durante todo o processo de mudança de faixa, até se integrar na faixa apropriada em um cruzamento ou faixa de saída, saindo da via expressa.

Antecipação de Curvas e Alerta de Saída

Curva Preditiva e Aviso de Partida
Curva Preditiva e Aviso de Partida

Quando se aproxima ou navega uma curva numa via expressa, o sistema identifica a necessidade de desacelerar imediatamente para evitar desvios da faixa. Emitindo alertas, auxilia na redução do risco de saída da pista durante uma curva.

Às vésperas de uma curva em alta velocidade, exibe um aviso visual no medidor, mostrando “Cuidado: Curva à Frente”, permitindo ao condutor antecipar o risco.

Conforme o veículo se aproxima da curva e demanda desaceleração iminente, emite alertas sonoros e visuais no Head Up Display, sinalizando a necessidade de redução de velocidade.

À medida que se aproxima mais da curva, intensifica os alertas e efetua a desaceleração, diminuindo o risco de desvio da pista.

Alerta de Saída

Aviso de saída
Aviso de saída

Enquanto o veículo está estacionado, ao detectar um veículo se aproximando pela traseira, ativa um indicador no pilar dianteiro ou no espelho lateral para alertar os ocupantes. Caso detecte risco de colisão ao abrir a porta, emite sinais visuais e sonoros para alertar os ocupantes.

Sistema de Apoio de Emergência ao Motorista

Sistema de Apoio de Emergência ao Motorista
Sistema de Apoio de Emergência ao Motorista

Em situações onde o motorista não consegue continuar dirigindo, como mudanças súbitas de saúde, o sistema auxilia na desaceleração e parada do veículo na mesma faixa.

Se o motorista não responder às solicitações do sistema para retomar o controle, intensifica os alarmes. Se persistir a falta de resposta, auxilia na desaceleração e parada do veículo, alertando outros usuários da estrada com luzes de emergência e a buzina.

Além disso, conecta-se ao serviço de central de emergência HELPNET® *5 para garantir a segurança dos ocupantes e de outros usuários da via.

Para utilizar o serviço HELPNET® de central de emergência, é necessário o download de um aplicativo dedicado.

Iniciativas de Segurança e Assistência ao Condutor da Honda

Com o mote “Segurança para Todos”, a Honda se empenha por uma sociedade livre de colisões, desenvolvendo tecnologias de segurança em hardware e software. O objetivo é eliminar fatalidades em acidentes envolvendo veículos Honda até 2050. Desde sua estreia em 2014, as funcionalidades do Honda SENSING evoluíram e foram integradas em modelos de produção em massa globalmente, apoiando os clientes Honda em diversas situações de direção.

*Com informações da Honda.