Os compactos elétricos chineses chegaram ao Brasil para mudar as ruas e gerar rivalidade. De um lado, o BYD Dolphin, líder de vendas. Do outro, o GWM Ora 03 GT, que busca espaço com um visual chamativo e uma pegada esportiva.
Pontos Principais:
Os números mostram que, até o momento, o Dolphin e sua versão Plus estão bem à frente. Segundo a Fenabrave, em 2024, o modelo da BYD vendeu 2,4 vezes mais unidades que o Ora 03. Foram 15.201 veículos da BYD contra 6.326 da GWM. Uma diferença expressiva, mas será que o Ora 03 GT tem algum truque escondido para mudar esse jogo?
Para responder a essa pergunta, foi preciso passar uma semana dirigindo o Ora 03 GT. Testes em diferentes condições ajudaram a revelar onde ele brilha e onde poderia melhorar. O carro é realmente um desafiante à altura ou está apenas tentando impressionar com seu estilo?
A GWM lançou a versão 2025 do Ora 03 GT, mas sem grandes revoluções. O motor e a cabine continuam os mesmos, mas dois itens foram adicionados:
Mudanças bem-vindas, mas será que isso é suficiente para desafiar o rival?
Se há um ponto onde o Ora 03 GT não passa despercebido, é no design. Ele parece um carro saído de um crossover entre ficção científica e nostalgia automobilística. O capô arredondado e os faróis circulares lembram modelos europeus clássicos, enquanto a traseira adota uma iluminação peculiar no vidro traseiro.
A versão GT traz detalhes esportivos para dar um ar mais agressivo, como toques em vermelho no difusor traseiro, nas rodas e no aerofólio. Por dentro, o mesmo tratamento se repete com acabamentos que seguem a mesma temática.
Rodando pelas ruas, ele divide opiniões. Há quem admire o estilo e há quem veja uma mistura de referências sem identidade própria. Em um mercado onde o design pode influenciar tanto quanto a ficha técnica, o Ora 03 GT joga no time dos ousados.
A mecânica do Ora 03 GT aposta em um motor elétrico de 171 cv e 25,5 kgfm de torque. Isso significa que ele responde bem quando o pedal do acelerador é pressionado, oferecendo arrancadas ágeis e boas retomadas.
A bateria da versão GT garante até 319 km de autonomia, um número 37,5% maior que o da versão Skin, que fica nos 232 km. Com um carregador rápido, são necessários 35 minutos para sair de 20% e chegar a 80%.
No comparativo direto, o BYD Dolphin Plus leva vantagem. Ele tem 204 cv, 31,2 kgfm de torque e autonomia de 330 km. A diferença nos números se traduz na estrada, onde o modelo da BYD responde melhor em ultrapassagens e tem um pouco mais de resistência antes de precisar de uma nova carga.
O Ora 03 GT tem um porta-malas de 228 litros, um volume inferior ao de carros a combustão como o Chevrolet Onix (275 litros). Para quem viaja com muita bagagem, essa diferença pode pesar. No Dolphin Plus, o bagageiro chega a 345 litros, oferecendo mais espaço sem comprometer o design.
A distância entre-eixos também afeta o conforto. O Ora 03 GT tem 2,65 m, enquanto o Dolphin Plus tem 2,70 m. Cinco centímetros podem parecer pouco, mas fazem diferença para quem viaja no banco traseiro.
Por outro lado, o Ora 03 GT compensa com bancos dianteiros ventilados e função de massagem, detalhes que elevam o conforto em viagens longas. Mas será que isso faz esquecer o espaço reduzido?
O Ora 03 GT é recheado de tecnologia. O painel digital atrás do volante é generoso, há carregador de celular por indução e um sistema de estacionamento autônomo. O retrovisor também é eletrocrômico, evitando que motoristas de farol alto deixem a viagem mais estressante.
Mas nem tudo são acertos. O assistente de permanência em faixa é excessivamente insistente, emitindo alertas constantes e sem possibilidade de desligamento quando o piloto automático adaptativo está ativo. Para quem gosta de dirigir sem interrupções, pode ser um incômodo.
Outro detalhe curioso é a alavanca de seta, que parece indecisa sobre voltar ao lugar correto. Em um carro com tanta tecnologia, um mecanismo simples como esse poderia funcionar de maneira mais refinada.
O Ora 03 GT chega ao mercado com um preço aproximado de R$ 187 mil, enquanto o BYD Dolphin Plus custa cerca de R$ 184,8 mil. Embora a diferença não seja grande, o modelo da BYD oferece mais potência, maior autonomia e mais espaço.
No quesito preço, um carro de quase R$ 200 mil precisa entregar um conjunto bem equilibrado. O Ora 03 GT tem uma proposta esportiva e moderna, mas perde pontos em aspectos práticos que fazem a diferença no dia a dia.
O GWM Ora 03 GT é um elétrico compacto que aposta em um visual único e uma pegada esportiva. Ele tem tecnologia, desempenho e uma lista de equipamentos interessante, mas enfrenta desafios diante do concorrente direto, o BYD Dolphin Plus.
Na comparação, o Dolphin Plus oferece mais potência, maior autonomia, mais espaço e um preço ligeiramente menor. O Ora 03 GT pode agradar quem busca um carro com visual chamativo e toques esportivos, mas para quem prioriza o custo-benefício, o modelo da BYD segue na frente.
Fonte: G1 e Carro.Blog.Br.