Ford Focus GLX 1.8 2003: veja as medidas, capacidade do porta-malas e peso

O Ford Focus GLX 1.8 2003 usado pode ser uma boa escolha para quem busca um hatch médio com espaço e estabilidade. O consumo moderado e a suspensão independente são pontos positivos, mas peças podem ser caras. Antes de comprar, verifique vazamentos, embreagem e histórico de manutenção para evitar surpresas.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 11/03/2025

O Ford Focus GLX 1.8 2003 é um hatch médio que se destacou no mercado por oferecer um conjunto equilibrado de desempenho, consumo e espaço interno. Equipado com um motor 1.8 a gasolina, o modelo possui características que atendem tanto motoristas que buscam um veículo para uso diário quanto aqueles que necessitam de um carro para viagens mais longas. Seu desempenho e autonomia são fatores que influenciam na escolha de consumidores que procuram um automóvel acessível no mercado de usados.

Pontos Principais:

  • O Ford Focus GLX 1.8 2003 possui motor de 115 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.
  • O consumo médio é de 7,8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, com autonomia de até 715 km.
  • O espaço interno acomoda cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade de 350 litros.
  • A suspensão independente nas quatro rodas melhora a estabilidade e o conforto ao dirigir.
  • O preço médio do modelo varia entre R$ 14.000 e R$ 20.000 no mercado de usados.

O motor de 115 cv e 16,3 kgfm de torque proporciona acelerações compatíveis com a proposta do veículo. A transmissão manual de cinco marchas, associada à tração dianteira, garante um funcionamento eficiente para diferentes tipos de trajetos. O consumo de combustível apresenta médias de 7,8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, o que reflete em uma autonomia aproximada de 429 km em ambiente urbano e 715 km em rodovias.

Além das características mecânicas, o modelo oferece um porta-malas de 350 litros e espaço interno para cinco ocupantes. Sua suspensão independente nas quatro rodas contribui para a dirigibilidade, e a direção hidráulica permite um diâmetro de giro de 10 metros. No mercado de seminovos, o Focus GLX 1.8 2003 tem um preço médio que varia conforme o estado de conservação e quilometragem, girando em torno de R$ 14 mil a R$ 20 mil.

Desempenho

O Ford Focus GLX 1.8 2003 é um hatch médio usado que combina bom espaço, estabilidade e desempenho equilibrado. Com motor 1.8 de 115 cv e câmbio manual, entrega condução confortável e eficiente.
O Ford Focus GLX 1.8 2003 é um hatch médio usado que combina bom espaço, estabilidade e desempenho equilibrado. Com motor 1.8 de 115 cv e câmbio manual, entrega condução confortável e eficiente.

O desempenho do Ford Focus GLX 1.8 2003 é definido pelo motor de quatro cilindros em linha, com deslocamento de 1.796 cm³ e aspiração natural. Com potência de 115 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 16,3 kgfm a 4.400 rpm, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h.

A transmissão manual de cinco marchas, com embreagem monodisco a seco, permite trocas suaves e aproveitamento adequado da faixa de torque. A tração dianteira contribui para a estabilidade e distribuição de peso, enquanto o peso/potência de 9,82 kg/cv influencia diretamente no desempenho.

A relação de peso e torque do modelo é de 69,3 kg/kgfm, característica que define a resposta em retomadas e ultrapassagens. O sistema de alimentação utiliza injeção multiponto, e a razão de compressão do motor é de 10:1. O acionamento do comando de válvulas é feito por correia dentada, sem variação no tempo de abertura e fechamento das válvulas.

Consumo e autonomia

O consumo médio é de 7,8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, garantindo autonomia de até 715 km. O tanque de 55 litros reduz paradas para abastecimento, tornando o carro prático para viagens.
O consumo médio é de 7,8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, garantindo autonomia de até 715 km. O tanque de 55 litros reduz paradas para abastecimento, tornando o carro prático para viagens.

O consumo do Ford Focus GLX 1.8 2003 é influenciado pelo conjunto mecânico e pela aerodinâmica do modelo. Com médias de 7,8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, o veículo se posiciona dentro dos padrões de eficiência para a época de sua fabricação.

Com um tanque de combustível de 55 litros, a autonomia urbana do modelo é de aproximadamente 429 km, enquanto a autonomia rodoviária chega a 715 km. Esses números permitem que o veículo percorra longas distâncias sem necessidade frequente de abastecimento.

Os fatores que impactam no consumo incluem o tipo de condução, condições de trânsito e manutenção do veículo. O uso de pneus 195/60 R15 e o peso total de 1.129 kg também influenciam na eficiência energética do carro.

Interior e espaço

O espaço interno acomoda cinco ocupantes com conforto. O porta-malas tem 350 litros, suficiente para o dia a dia. Os bancos são bem posicionados, e a direção hidráulica facilita a condução.
O espaço interno acomoda cinco ocupantes com conforto. O porta-malas tem 350 litros, suficiente para o dia a dia. Os bancos são bem posicionados, e a direção hidráulica facilita a condução.

O interior do Focus GLX 1.8 2003 é configurado para cinco ocupantes, com distribuição de espaço alinhada à proposta de um hatch médio. Os bancos oferecem ajuste adequado para motorista e passageiros, permitindo um nível confortável de acomodação.

O porta-malas tem capacidade de 350 litros, o que atende necessidades de transporte para bagagens e itens do dia a dia. O modelo também conta com um sistema de carga útil que permite o transporte de objetos de diferentes tamanhos, dependendo da disposição dos assentos.

O acabamento interno e a disposição dos controles seguem um padrão funcional, facilitando a usabilidade no dia a dia. A disposição do painel e dos comandos mantém uma interface intuitiva para o condutor.

Suspensão, freios e direção

A suspensão independente nas quatro rodas proporciona boa estabilidade. O sistema de freios usa discos ventilados na frente e tambores atrás, o que pode exigir manutenção com o tempo.
A suspensão independente nas quatro rodas proporciona boa estabilidade. O sistema de freios usa discos ventilados na frente e tambores atrás, o que pode exigir manutenção com o tempo.

A suspensão do Ford Focus GLX 1.8 2003 é independente nas quatro rodas, com sistema McPherson na dianteira e multibraço na traseira. Essa configuração contribui para a estabilidade do veículo, absorvendo irregularidades do solo de maneira eficiente.

O sistema de freios é composto por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, garantindo uma frenagem compatível com o desempenho do carro. O modelo não conta com sistema de freios ABS de série, mas sua resposta de frenagem é equilibrada para a categoria.

A direção hidráulica possui um diâmetro de giro de 10 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos. Essa característica torna o veículo adequado para o trânsito urbano e para situações que exigem mudanças rápidas de direção.

Dimensões e peso

O Ford Focus GLX 1.8 2003 apresenta medidas que equilibram espaço interno e dirigibilidade. O comprimento do veículo é de 4.152 mm, com largura de 1.702 mm e altura de 1.430 mm. A distância entre-eixos é de 2.615 mm, proporcionando um interior com espaço adequado para os ocupantes.

A bitola dianteira é de 1.494 mm, enquanto a bitola traseira mede 1.487 mm. O peso total do modelo é de 1.129 kg, fator que influencia diretamente no consumo de combustível e na performance do veículo.

O porta-malas tem capacidade de 350 litros, volume que pode ser ampliado com o rebatimento dos bancos traseiros. O tanque de combustível comporta 55 litros, o que contribui para a autonomia do carro.

Preço médio

O preço médio do Ford Focus GLX 1.8 2003 no mercado de seminovos varia de acordo com fatores como estado de conservação, quilometragem e localização. Os valores encontrados no mercado giram em torno de R$ 14.000 a R$ 20.000, dependendo das condições do veículo.

A depreciação do modelo ao longo dos anos tornou o Focus GLX 1.8 uma opção acessível dentro do segmento de hatches médios usados. Além disso, por ser um veículo fabricado há mais de 20 anos, há isenção de IPVA em alguns estados brasileiros.

A manutenção preventiva e a disponibilidade de peças devem ser consideradas ao adquirir um modelo usado. Revisões periódicas e substituições de componentes originais garantem maior vida útil ao veículo e evitam problemas mecânicos futuros.

Equipamentos e itens de série

O Ford Focus GLX 1.8 2003 conta com um conjunto de equipamentos que inclui itens voltados para conforto e segurança. Os principais componentes são:

  • Direção hidráulica
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Travas elétricas
  • Ar-condicionado
  • Rádio com CD Player
  • Retrovisores elétricos
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Faróis de neblina
  • Rodas de liga leve
  • Alarme antifurto

Alguns modelos podem ter acessórios opcionais, dependendo do pacote de equipamentos oferecido pela concessionária na época da compra.

Ficha Técnica do Ford Focus GLX 1.8 2003

Geral

  • Ano: 2003
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Hatch
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: C170
  • Série: GLX

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 449 cm³
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 10:1
  • Deslocamento: 1796 cm³
  • Código do motor: Zetec
  • Peso/potência: 9,82 kg/cv
  • Peso/torque: 69,3 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Não especificado
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 80,6 mm
  • Curso do pistão: 88 mm
  • Potência máxima: 115 cv a 5500 rpm
  • Torque máximo: 16,3 kgfm a 4400 rpm
  • Torque específico: 9,1 kgfm/litro
  • Potência específica: 64,0 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson, Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, multibraço, Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 195/60 R15
  • Altura do flanco: 117 mm
  • Traseiros: 195/60 R15
  • Altura do flanco: 117 mm
  • Estepe: Não especificado

Dimensões

  • Comprimento: 4152 mm
  • Distância entre-eixos: 2615 mm
  • Bitola dianteira: 1494 mm
  • Porta-malas: 350 litros
  • Peso: 1129 kg
  • Reboque sem freio: Não especificado
  • Ângulo de entrada: Não especificado
  • Ângulo central: Não especificado
  • Inclinação lateral máx.: Não especificado
  • Altura mínima do solo: Não especificado
  • Largura: 1702 mm
  • Altura: 1430 mm
  • Bitola traseira: 1487 mm
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Carga útil: Não especificado
  • Reboque com freio: Não especificado
  • Ângulo de saída: Não especificado

Desempenho

  • Velocidade máxima: 194 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,1 s

Consumo

  • Urbano: 7,8 km/l
  • Rodoviário: 13 km/l

Autonomia

  • Urbana: 429 km
  • Rodoviária: 715 km

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, OLX e Webmotors.