Ficha técnica Porsche Boxster 2004 S 3.2 tiptronic

Imagine sentir o vento em um Porsche Boxster S 3.2 2005. Esportivo, conversível e com motor 3.2 de 280 cv, entrega desempenho empolgante. Consome muito e a manutenção pode ser cara. Verifique histórico, motor, câmbio e suspensão. Ideal para quem busca estilo e emoção, mas exige cuidados.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 24/02/2025

O Porsche Boxster S 3.2 2005 é um modelo que integra a linha de veículos esportivos conversíveis da marca alemã. Equipado com motor central de seis cilindros, o carro oferece uma condução focada em desempenho, sendo uma opção para quem busca uma experiência dinâmica ao volante. Lançado como parte da segunda geração do Boxster, traz atualizações em relação aos modelos anteriores, principalmente em termos de motorização e estrutura.

Pontos Principais:

  • Motor 3.2 de seis cilindros com 280 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e velocidade máxima de 268 km/h.
  • Consumo de combustível urbano de 5,8 km/l e rodoviário de 10 km/l, com autonomia de até 640 km em rodovias.
  • Interior com capacidade para dois ocupantes, porta-malas de 280 litros e transmissão manual de seis marchas.
  • Sistema de suspensão independente McPherson, freios a disco ventilado nas quatro rodas e direção hidráulica.
  • Equipamentos incluem rodas de liga leve de 18″, freios ABS, airbags frontais e capota elétrica, com opcionais como bancos em couro e sistema de som premium.

Este modelo, importado e movido a gasolina, apresenta características técnicas que o diferenciam em sua categoria. Sua configuração conversível e porte médio, com capacidade para dois ocupantes, reforçam a proposta esportiva. A transmissão manual de seis marchas e a tração traseira complementam o conjunto, tornando-o uma opção com foco em dirigibilidade.

Apesar de ter sido lançado em 2005, o Porsche Boxster S 3.2 continua sendo um modelo analisado por entusiastas e potenciais compradores de veículos esportivos usados. Seu desempenho, consumo de combustível e design interior são aspectos que influenciam sua avaliação no mercado automotivo. Além disso, fatores como manutenção e conservação ganham relevância em modelos com mais tempo de uso.

Desempenho

O Porsche Boxster S 3.2 é um esportivo conversível com motor 3.2 a gasolina, 280 cv e torque de 32,6 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e atinge 268 km/h, oferecendo alto desempenho.
O Porsche Boxster S 3.2 é um esportivo conversível com motor 3.2 a gasolina, 280 cv e torque de 32,6 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e atinge 268 km/h, oferecendo alto desempenho.

O desempenho do Porsche Boxster S 3.2 2005 é definido por um motor de 280 cv, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. A velocidade máxima de 268 km/h complementa os números. O motor, instalado de forma central e disposto longitudinalmente, possui seis cilindros opostos horizontalmente, alimentados por injeção multiponto.

A plataforma 987 e a tração traseira contribuem para uma dirigibilidade precisa. A transmissão manual de seis marchas permite maior controle sobre o desempenho, com trocas de marcha ágeis. A relação peso/potência de 4,80 kg/cv e o torque máximo de 32,6 kgfm a 4700 rpm são características que influenciam a resposta do motor em diferentes condições.

O motor, com deslocamento de 3179 cm³, apresenta características como aspiração natural, razão de compressão 11:1 e variação do comando na admissão. O acionamento do comando de válvulas é realizado por corrente, e o diâmetro do cilindro é de 93 mm, com curso do pistão de 78 mm.

Consumo e autonomia

O consumo urbano de 5,8 km/l e rodoviário de 10 km/l garante autonomia de 371 km na cidade e 640 km em rodovias. Ideal para viagens curtas e motoristas que priorizam performance.
O consumo urbano de 5,8 km/l e rodoviário de 10 km/l garante autonomia de 371 km na cidade e 640 km em rodovias. Ideal para viagens curtas e motoristas que priorizam performance.

O consumo de combustível do Porsche Boxster S 3.2 2005 é de 5,8 km/l em ambiente urbano e 10 km/l em rodovias. Esses números indicam um consumo elevado, o que pode influenciar a decisão de compra, especialmente considerando o custo da gasolina.

A autonomia proporcionada pelo tanque de combustível de 64 litros é de 371 km em ambiente urbano e 640 km em rodovias. Esses dados sugerem que o veículo oferece distâncias razoáveis entre abastecimentos, considerando sua proposta esportiva.

Os números de consumo e autonomia são relevantes na avaliação de custos operacionais do veículo. Para potenciais compradores, especialmente em modelos usados, esses dados devem ser considerados ao lado de despesas com manutenção e seguro.

Interior

Dica essencial: inspecione motor, câmbio e suspensão. Opte por veículos com procedência garantida e manuais completos. Faça teste de rodagem e verifique desgastes.Dica essencial: inspecione motor, câmbio e suspensão. Opte por veículos com procedência garantida e manuais completos. Faça teste de rodagem e verifique desgastes.
Dica essencial: inspecione motor, câmbio e suspensão. Opte por veículos com procedência garantida e manuais completos. Faça teste de rodagem e verifique desgastes.

O interior do Porsche Boxster S 3.2 2005 foi projetado para oferecer espaço adequado para dois ocupantes. Embora detalhes específicos sobre o acabamento não estejam disponíveis, a combinação de estilo e funcionalidade pode ser observada no layout da cabine.

O porta-malas de 280 litros oferece espaço suficiente para bagagens, o que pode ser relevante para o uso em viagens curtas. A carga útil de 285 kg adiciona versatilidade ao modelo, permitindo o transporte de itens sem comprometer o desempenho.

A transmissão manual de seis marchas contribui para uma condução mais envolvente. A ergonomia interna e a disposição dos controles são projetadas para proporcionar conforto durante a condução, mesmo em longos períodos ao volante.

Medidas e dimensões

Entre os pontos negativos, consumo elevado, custo de manutenção alto e peças importadas. Confirme revisões em dia, histórico de uso e quilometragem real.
Entre os pontos negativos, consumo elevado, custo de manutenção alto e peças importadas. Confirme revisões em dia, histórico de uso e quilometragem real.

O modelo possui comprimento de 4329 mm, largura de 1801 mm e altura de 1295 mm. A distância entre-eixos é de 2415 mm, enquanto a bitola dianteira mede 1486 mm e a traseira 1528 mm.

O peso do veículo é de 1345 kg, o que influencia diretamente o desempenho e o consumo. A combinação dessas medidas visa garantir estabilidade e segurança durante a condução, características esperadas em um veículo esportivo.

Os pneus dianteiros têm dimensão 235/40 R18 e os traseiros 265/40 R18, o que assegura uma aderência adequada à estrada. O kit de reparo substitui o estepe tradicional, solução comum em modelos esportivos para redução de peso e otimização do espaço.

Sistema de suspensão e freios

A suspensão dianteira e traseira do Porsche Boxster S 3.2 2005 é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico. Esse sistema proporciona um equilíbrio entre conforto e desempenho.

Os freios dianteiros e traseiros são a disco ventilado, solução que favorece a dissipação de calor e melhora a eficiência da frenagem. A direção hidráulica contribui para uma condução precisa, com diâmetro de giro de 10,9 metros.

Essas características tornam o modelo adequado para condução em diferentes condições, incluindo vias urbanas e rodovias. O sistema de suspensão e freios, aliado à distribuição de peso, impacta diretamente na experiência de direção.

Equipamentos

  • Ar-condicionado (opcional)
  • Bancos em couro (opcional)
  • Sistema de som premium (opcional)
  • Sistema de navegação GPS (opcional)
  • Rodas de liga leve 18″
  • Vidros elétricos
  • Direção hidráulica
  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Controle de tração (opcional)
  • Faróis de xenônio (opcional)
  • Retrovisores elétricos
  • Capota elétrica

Os itens opcionais permitem ao proprietário personalizar o veículo de acordo com suas preferências. A presença de recursos como freios ABS e airbags frontais reflete as exigências mínimas de segurança da categoria.

A capota elétrica e as rodas de liga leve de 18 polegadas complementam a proposta do modelo. Esses elementos, somados aos opcionais disponíveis, influenciam o valor de mercado e o perfil do comprador.

Preço aproximado

O preço aproximado do Porsche Boxster S 3.2 2005 é de R$ 170.301,00. Esse valor pode variar de acordo com a condição do veículo, quilometragem e histórico de manutenção.

O custo de aquisição deve ser analisado em conjunto com despesas relacionadas à manutenção, consumo de combustível e seguro. Esses fatores impactam o custo total de propriedade, especialmente em veículos esportivos importados.

A variação de preços no mercado de usados reflete as características individuais de cada unidade. Aspectos como conservação, opcionais instalados e procedência influenciam diretamente o valor final.

Ficha Técnica do Porsche Boxster S 3.2 2005

Geral

  • Ano: 2005
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Conversível
  • Porte: Médio
  • Lugares: 2
  • Portas: 2
  • Geração: 2
  • Plataforma: 987
  • Série: 987

Motor

  • Instalação: Central
  • Disposição: Longitudinal
  • Cilindros: 6 opostos horizontalmente
  • Cilindrada unitária: 530 cm³
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 11:1
  • Deslocamento: 3179 cm³
  • Código do motor: (N/A)
  • Peso/potência: 4,80 kg/cv
  • Peso/torque: 41,3 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Admissão
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 93 mm
  • Curso do pistão: 78 mm
  • Potência máxima: 280 cv a 6200 rpm
  • Torque máximo: 32,6 kgfm a 4700 rpm
  • Torque específico: 10,3 kgfm/litro
  • Potência específica: 88,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Traseira
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco ventilado

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,9 m

Pneus

  • Dianteiros: 235/40 R18
  • Altura do flanco: 94 mm
  • Traseiros: 265/40 R18
  • Altura do flanco: 106 mm
  • Estepe: Kit de reparo

Dimensões

  • Comprimento: 4329 mm
  • Distância entre-eixos: 2415 mm
  • Bitola dianteira: 1486 mm
  • Porta-malas: 280 litros
  • Peso: 1345 kg
  • Reboque sem freio: (N/A)
  • Ângulo de entrada: (N/A)
  • Ângulo central: (N/A)
  • Inclinação lateral máx.: (N/A)
  • Altura mínima do solo: (N/A)
  • Largura: 1801 mm
  • Altura: 1295 mm
  • Bitola traseira: 1528 mm
  • Tanque de combustível: 64 litros
  • Carga útil: 285 kg
  • Reboque com freio: (N/A)
  • Ângulo de saída: (N/A)

Desempenho

  • Velocidade máxima: 268 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 5,5 s

Consumo

  • Urbano: 5,8 km/l
  • Rodoviário: 10 km/l

Autonomia

  • Urbana: 371 km
  • Rodoviária: 640 km

Fonte: Wikipedia, OLX e Webmotors.