Ficha técnica do Astra Advantage 2008: veja detalhes, desempenho, consumo e fotos do hatch médio

Comprar um Astra Advantage 2.0 automático 2008 é buscar um hatch médio com motor robusto para uso urbano e rodoviário. Serve bem no dia a dia, mas cobra no consumo. Antes de fechar negócio, verifique câmbio, suspensão e histórico de manutenção. Avalie bem o estado geral.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 27/03/2025

O Chevrolet Astra Advantage 2.0 8V com câmbio automático foi uma das opções disponibilizadas pela marca em 2008 para o segmento dos hatches médios. Com produção nacional, o modelo oferecia motorização flex, câmbio automático de quatro marchas e características técnicas voltadas para quem buscava um carro de uso urbano e rodoviário. O Astra foi parte importante do portfólio da Chevrolet, sendo um dos representantes da segunda geração, montado sobre a plataforma T-body.

O modelo contava com um motor de quatro cilindros em linha, aspiração natural e alimentação por injeção multiponto. Com deslocamento de 1998 cm³ e torque máximo de até 19,6 kgfm, o Astra entregava desempenho compatível com o segmento da época. A estrutura e o conjunto de suspensão foram projetados para oferecer estabilidade em diferentes tipos de pavimento, utilizando o sistema independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

No quesito espaço e funcionalidade, o hatch médio da Chevrolet comportava até cinco ocupantes e oferecia um porta-malas com capacidade de 370 litros. A carga útil era de 500 kg, o que permitia transportar bagagens ou itens diversos com relativa facilidade. O modelo ainda contava com direção hidráulica e pneus 205/55 R16, que contribuíam para a dirigibilidade em ambientes urbanos e em rodovias.

Desempenho

O Astra Advantage 2.0 AT 2008 usado tem motor flex de 127 cv e torque de até 19,6 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 s e atinge 198 km/h, sendo ideal para uso urbano e rodoviário.
O Astra Advantage 2.0 AT 2008 usado tem motor flex de 127 cv e torque de até 19,6 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 s e atinge 198 km/h, sendo ideal para uso urbano e rodoviário.

O conjunto mecânico do Astra Advantage 2.0 8V AT 2008 incluía um motor dianteiro montado transversalmente, com comando único no cabeçote, razão de compressão de 11,3:1 e potência máxima de até 127 cv com gasolina, ou 121 cv com álcool, ambos atingidos a 5200 rpm.

A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 11,2 segundos e a velocidade máxima chegava a 198 km/h. O câmbio automático de quatro marchas, com acoplamento por conversor de torque, proporcionava trocas suaves, e a tração dianteira contribuía para a distribuição de peso e comportamento dinâmico.

A estrutura montada sobre a plataforma T-body, combinada com os pneus de perfil 205/55 R16 e direção com assistência hidráulica, formava um conjunto voltado para a estabilidade e controle nas manobras. O peso total do veículo era de 1180 kg, o que resultava em uma relação peso-potência de 9,25 kg/cv.

Consumo e autonomia

O consumo urbano varia de 5,8 km/l (etanol) a 7,3 km/l (gasolina), e na estrada, de 8,2 km/l a 10,6 km/l. A autonomia pode chegar a 551 km, com tanque de 52 litros e rendimento estável.
O consumo urbano varia de 5,8 km/l (etanol) a 7,3 km/l (gasolina), e na estrada, de 8,2 km/l a 10,6 km/l. A autonomia pode chegar a 551 km, com tanque de 52 litros e rendimento estável.

O consumo de combustível variava conforme o tipo de uso e combustível utilizado. No ciclo urbano, o hatch registrava médias de 5,8 km/l com álcool e 7,3 km/l com gasolina. Em rodovias, os números subiam para 8,2 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina.

O tanque de combustível tinha capacidade para 52 litros. A autonomia urbana alcançava até 302 km com álcool ou 380 km com gasolina. Já na estrada, o carro poderia percorrer até 426 km com álcool ou 551 km com gasolina.

Esses números posicionam o modelo dentro de uma faixa de consumo esperada para um hatch médio da época, considerando motorização aspirada, transmissão automática e peso superior a uma tonelada.

Suspensão, freios e direção

Entre os pontos negativos, o consumo elevado e a idade pesam. Vale conferir ruídos de suspensão, desgaste no câmbio e estado dos pneus. Evite unidades sem histórico de manutenção.
Entre os pontos negativos, o consumo elevado e a idade pesam. Vale conferir ruídos de suspensão, desgaste no câmbio e estado dos pneus. Evite unidades sem histórico de manutenção.

A suspensão dianteira utilizava sistema independente com arquitetura McPherson, acompanhada de molas helicoidais. Na traseira, o modelo adotava eixo de torção, também com molas helicoidais, uma escolha comum para veículos da categoria.

O sistema de freios era composto por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. A assistência hidráulica na direção contribuía para a dirigibilidade e conforto em velocidades baixas, com um diâmetro de giro de 10,1 metros, facilitando manobras em ambientes urbanos.

Esses componentes estruturais tinham como objetivo oferecer um equilíbrio entre custo de produção, manutenção e desempenho em pisos variados, dentro dos padrões dos hatches médios do mercado nacional naquele período.

Espaço interno e dimensões

O espaço acomoda 5 pessoas e o porta-malas tem 370 litros. O carro pesa 1180 kg, tem direção hidráulica e pneus 205/55 R16, com ergonomia pensada para uso familiar e urbano.
O espaço acomoda 5 pessoas e o porta-malas tem 370 litros. O carro pesa 1180 kg, tem direção hidráulica e pneus 205/55 R16, com ergonomia pensada para uso familiar e urbano.

O interior do Astra Advantage 2008 comportava até cinco passageiros, com espaço adequado para uso urbano e viagens de curta ou média distância. O porta-malas de 370 litros permitia levar bagagens ou compras com facilidade, e a carga útil total era de 500 kg.

As dimensões externas incluíam 4199 mm de comprimento, 1709 mm de largura, 1431 mm de altura e 2614 mm de distância entre-eixos. A bitola dianteira era de 1484 mm, e a traseira de 1460 mm, com altura mínima do solo de 115 mm.

O conjunto de pneus 205/55 R16 oferecia bom contato com o solo. A altura do flanco dos pneus era de 113 mm, tanto nos eixos dianteiro quanto traseiro, colaborando com a absorção de irregularidades do piso.

Conjunto mecânico

O câmbio automático de 4 marchas com conversor de torque e tração dianteira garante condução simples, mas exige atenção no estado da transmissão ao comprar o carro usado.
O câmbio automático de 4 marchas com conversor de torque e tração dianteira garante condução simples, mas exige atenção no estado da transmissão ao comprar o carro usado.

O motor era da família II da Chevrolet, com quatro cilindros em linha, comando simples de válvulas e duas válvulas por cilindro. O diâmetro e o curso dos pistões eram ambos de 86 mm, totalizando 1998 cm³ de deslocamento.

A potência variava conforme o combustível utilizado. Com gasolina, atingia até 127 cv, e com álcool, até 121 cv, sempre a 5200 rpm. O torque máximo era de 19,6 kgfm com álcool e 18,3 kgfm com gasolina, ambos a 2600 rpm.

O modelo oferecia uma potência específica de 63,9 cv/litro e torque específico de 9,8 kgfm/litro. A relação peso/torque era de 60,2 kg/kgfm, dados que situam o Astra como uma opção compatível com as exigências de desempenho de seu tempo.

Mercado e preço médio

Prefira versões com revisões comprovadas, sem sinais de batida ou adaptações. Avalie câmbio, motor, ruídos e ar-condicionado. Faça test drive e consulte a tabela Fipe antes de negociar.
Prefira versões com revisões comprovadas, sem sinais de batida ou adaptações. Avalie câmbio, motor, ruídos e ar-condicionado. Faça test drive e consulte a tabela Fipe antes de negociar.

Em 2024, o valor médio de mercado do Chevrolet Astra Advantage 2.0 8V AT 2008 gira em torno de R$ 30.459, podendo variar conforme o estado de conservação, histórico de manutenção e quilometragem.

Por se tratar de um veículo com mais de 15 anos de uso, a análise de compra deve incluir aspectos como desgaste natural de componentes, revisões realizadas, histórico de acidentes e qualidade da documentação.

O modelo ainda pode ser encontrado em plataformas de venda online, como OLX e Webmotors, onde é possível filtrar por região, versão e condição do veículo. A consulta em mais de uma fonte é recomendada para comparar preços e encontrar a melhor opção.

Ficha Técnica do Chevrolet Astra Advantage 2.0 8V AT 2008

Geral

  • Ano: 2008
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatch
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: T-body
  • Série: G

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 500 cm³
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 11,3:1
  • Deslocamento: 1998 cm³
  • Código do motor: Família II
  • Peso/potência: 9,25 kg/cv
  • Peso/torque: 60,2 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Diâmetro do cilindro: 86 mm
  • Curso do pistão: 86 mm
  • Potência máxima: 121 cv (álcool) / 127 cv (gasolina) a 5200 rpm
  • Torque máximo: 19,6 kgfm (álcool) / 18,3 kgfm (gasolina) a 2600 rpm
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Potência específica: 63,9 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 4 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,1 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Altura do flanco: 113 mm
  • Traseiros: 205/55 R16
  • Altura do flanco: 113 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4199 mm
  • Distância entre-eixos: 2614 mm
  • Bitola dianteira: 1484 mm
  • Porta-malas: 370 litros
  • Peso: 1180 kg
  • Altura mínima do solo: 115 mm
  • Largura: 1709 mm
  • Altura: 1431 mm
  • Bitola traseira: 1460 mm
  • Tanque de combustível: 52 litros
  • Carga útil: 500 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 198 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,2 s

Consumo

  • Urbano: 5,8 km/l (álcool) / 7,3 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 8,2 km/l (álcool) / 10,6 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 302 km (álcool) / 380 km (gasolina)
  • Rodoviária: 426 km (álcool) / 551 km (gasolina)

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, Gazetadopovo, OLX, G1 e Webmotors.