A Nissan Frontier Pro-4X 2.3 AT 2024 está entre as opções disponíveis no segmento de picapes médias com foco em uso misto, urbano e off-road. A versão topo de linha oferece uma combinação de potência, robustez estrutural e amplo conjunto de tecnologias embarcadas. O modelo é equipado com motor a diesel, tração integral e câmbio automático, e figura entre as principais alternativas para quem busca versatilidade em diferentes terrenos.
Pontos Principais:
Com porte médio e capacidade de carga que supera 1 tonelada, a picape é direcionada tanto ao transporte de passageiros quanto ao uso em atividades profissionais ou de lazer. O projeto é baseado na plataforma D23 e pertence à 12ª geração da linha Frontier. Além da estrutura reforçada e aptidão fora de estrada, o modelo também se destaca pela lista de equipamentos de segurança, conforto e conectividade.
A linha 2024 do modelo foi lançada com foco em manter competitividade frente às rivais diretas no Brasil. Apesar do preço inicial elevado, a configuração Pro-4X entrega um conjunto que inclui motor turbodiesel, ampla caçamba, tecnologias de assistência à condução e acabamento interno voltado ao uso familiar ou corporativo.
A Frontier Pro-4X 2024 utiliza motor diesel 2.3 litros com quatro cilindros em linha, código YS23. Esse motor entrega potência máxima de 190 cv a 3750 rpm e torque de 45,9 kgfm a 1500 rpm. O desempenho declarado inclui aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.
A aspiração é feita por turbocompressor, com injeção direta de combustível. O comando de válvulas é duplo no cabeçote, com acionamento por corrente. A cilindrada total é de 2298 cm³, com razão de compressão de 15,1:1. Os valores de potência e torque específicos são de 82,7 cv/litro e 20 kgfm/litro, respectivamente.
A relação peso/potência é de 11,68 kg/cv, enquanto a relação peso/torque fica em 48,4 kg/kgfm. A instalação do motor é dianteira com disposição longitudinal. Essa configuração mecânica é voltada para garantir maior controle e força em situações que exigem tração extra, como subidas íngremes ou pisos irregulares.
A transmissão da picape é automática com sete marchas. O sistema utiliza conversor de torque como acoplamento, o que favorece suavidade nas trocas e permite aproveitamento eficiente do torque disponível.
A tração é do tipo integral temporária, com acionamento eletrônico para alternar entre os modos 4×2 e 4×4. Essa versatilidade permite adaptar o veículo a diferentes tipos de terreno, desde asfalto até trilhas com baixa aderência. A combinação entre câmbio automático e tração integral amplia o controle em manobras e oferece segurança adicional em aclives ou descidas mais acentuadas.
As relações de marcha e o gerenciamento eletrônico contribuem para manter rotações adequadas ao tipo de condução, otimizando o consumo e o desempenho em situações variadas. A distribuição de força entre os eixos é feita conforme a necessidade da tração.
O consumo médio da Frontier Pro-4X é de 9,1 km/l em ambiente urbano e 11 km/l em rodovias. Com um tanque de combustível de 73 litros, a autonomia estimada varia entre 664 km na cidade e 803 km em trajetos rodoviários.
Essa autonomia favorece quem utiliza o veículo em viagens longas ou em regiões com pouca oferta de abastecimento. O sistema de alimentação por injeção direta contribui para manter a eficiência energética e melhor aproveitamento do combustível.
Apesar do porte e peso elevados, a picape apresenta médias compatíveis com outros modelos do segmento. A autonomia urbana e rodoviária permite operar o veículo com menor frequência de abastecimento, o que pode representar uma vantagem em contextos de uso profissional.
A estrutura da Frontier Pro-4X segue o padrão de picapes médias com chassi sob carroceria. A suspensão dianteira é independente com braços sobrepostos e molas helicoidais. Na traseira, o sistema é de eixo rígido também com molas helicoidais, adequado para suportar cargas mais elevadas.
A direção conta com assistência hidráulica, e o diâmetro de giro é de 12,6 metros. Os freios dianteiros e traseiros são a disco ventilado, o que proporciona boa dissipação de calor e maior controle em frenagens contínuas.
As dimensões gerais incluem 5260 mm de comprimento, 1850 mm de largura, 1860 mm de altura e 3150 mm de entre-eixos. O peso total é de 2220 kg. A altura mínima do solo é de 251 mm. Os pneus são 255/65 R17, com altura de flanco de 166 mm.
A Frontier 2024 oferece espaço para cinco ocupantes, distribuídos em duas fileiras. Os bancos são revestidos em couro e o banco do motorista possui ajuste elétrico e apoio lombar, o que permite configurar a posição de condução de forma mais ergonômica.
A caçamba possui volume de 1054 litros e capacidade de carga útil de até 1030 kg. O veículo também pode rebocar 750 kg sem freio e até 2750 kg com freio, atendendo a demandas que exigem transporte adicional de equipamentos, trailers ou carretas.
Essas capacidades posicionam a picape como opção funcional para atividades comerciais e de lazer. As medidas do vão livre e os ângulos de entrada (31,6°), saída (25,7°) e central (22,3°), além da inclinação lateral máxima de 39°, favorecem o uso em terrenos acidentados.
A lista de equipamentos de segurança do modelo inclui controle de tração, controle de estabilidade e sistema de frenagem automática de emergência. O pacote também traz alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de pressão dos pneus.
Outros recursos disponíveis são assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, assistente de partida em rampa e alerta de mudança de faixa. A picape ainda conta com faróis de LED, assistente de farol alto e câmeras com visão 360 graus.
A proteção dos ocupantes inclui airbags frontais, laterais e de cortina, cintos de três pontos para todos os passageiros e sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis. Um alarme antifurto perimétrico também está incluso no modelo.
Entre os equipamentos voltados ao conforto, o modelo conta com ar-condicionado automático, controle automático de velocidade e limitador de velocidade. O teto solar elétrico amplia a ventilação e iluminação do interior.
Os retrovisores são rebatíveis eletricamente e contam com ajuste elétrico. Faróis e limpadores de para-brisa têm acionamento automático. A chave presencial permite acesso ao veículo e partida sem necessidade de inserção física na ignição.
Os bancos revestidos em couro, comandos internos para abertura da tampa de combustível e rodas de liga leve completam o pacote. O interior é voltado tanto para conforto no uso diário quanto para trajetos prolongados.
No sistema de infotenimento, a picape oferece rádio, conexão USB, Bluetooth e volante multifuncional. O computador de bordo fornece informações sobre desempenho e consumo em tempo real.
O modelo também possui espelhamento da tela do celular, permitindo integração com aplicativos e navegação GPS. Esses recursos tornam a experiência de condução mais prática, com acesso facilitado a funções digitais por meio da central multimídia.
A integração entre volante, painel e conectividade contribui para manter o foco na condução, ao mesmo tempo em que oferece controle das funções de mídia e comunicação sem retirar as mãos do volante.
O valor aproximado da Nissan Frontier Pro-4X 2.3 AT 2024 é de R$ 321.990. O modelo se posiciona no segmento de picapes médias diesel com tração 4×4, voltadas a consumidores que buscam veículos versáteis, com desempenho adequado e lista ampla de equipamentos.
Esse preço reflete o pacote completo oferecido, que inclui motorização turbodiesel, câmbio automático de sete marchas, recursos de segurança ativa e passiva e itens voltados ao conforto dos ocupantes.
Ao considerar a aquisição, é necessário ponderar sobre o custo-benefício frente às rivais e avaliar o uso previsto para o veículo. O modelo oferece solução tanto para trabalho quanto para uso familiar ou em viagens.
Fonte: Guia de usados, NissanNews, Nissan Wikipedia, OLX e Webmotors.