BYD Denza D9 e Z9 GT são registrados no Brasil e reforçam expansão da marca

Em um mercado cada vez mais eletrificado, a BYD amplia sua presença no Brasil com dois novos registros no INPI: a minivan de luxo Denza D9 e o esportivo híbrido Z9 GT. A D9 chega em 2025 com até 1.040 km de autonomia, enquanto o Z9 GT, com 858 cv, pode desafiar esportivos alemães no segmento premium.
Publicado por Alan Correa em Carros dia 11/03/2025

A BYD registrou dois novos modelos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ampliando a presença da submarca de luxo Denza no Brasil. O movimento reforça a estratégia da fabricante chinesa de consolidar sua participação no mercado nacional, oferecendo veículos mais sofisticados e voltados a diferentes perfis de consumidores. A minivan Denza D9 e o esportivo Denza Z9 GT são os modelos registrados, trazendo opções para o segmento executivo e de alta performance.

A Denza, criada em 2010 como uma divisão premium da BYD, tem expandido sua linha de veículos globalmente. No Brasil, a submarca já trouxe o SUV híbrido B5, que desembarcou no país em fevereiro de 2025. A minivan D9 já foi flagrada rodando nas ruas e tem previsão de lançamento para 2025. Já o Z9 GT, um esportivo híbrido plug-in, ainda não teve confirmação oficial de chegada ao mercado nacional, mas o registro no INPI sugere a possibilidade de uma futura comercialização.

Os novos modelos seguem a tendência de eletrificação da indústria automotiva e se destacam por oferecer soluções híbridas e elétricas. O Denza Z9 GT aposta na combinação entre motor a combustão e elétrico para entregar alta potência, enquanto a Denza D9 se posiciona como uma minivan de luxo voltada ao transporte executivo. Ambos foram desenvolvidos para competir com marcas já consolidadas nesses segmentos.

Denza Z9 GT

O Z9 GT combina motor turbo a gasolina e três elétricos, garantindo alta potência e torque.
O Z9 GT combina motor turbo a gasolina e três elétricos, garantindo alta potência e torque.

O Denza Z9 GT é um esportivo híbrido plug-in que combina desempenho e eletrificação. O modelo utiliza um motor 2.0 turbo a gasolina de 204 cv de potência, aliado a três motores elétricos que, juntos, entregam uma potência combinada de 858 cv. O torque total do veículo é de 99,3 kgfm, permitindo acelerações rápidas e alta performance.

A autonomia elétrica do Z9 GT é de até 200 km no ciclo chinês (CLTC), utilizando um pacote de baterias de 38,5 kWh. O modelo adota um sistema de recarga externa, possibilitando o uso do motor elétrico por longas distâncias sem a necessidade imediata do motor a combustão. Essa configuração coloca o modelo como uma alternativa híbrida de alto desempenho.

Com 5,20 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,50 metro de altura, o Z9 GT possui um entre-eixos de 3,13 metros. O design inclui lanternas traseiras de LED de grandes dimensões e um aerofólio retrátil. As rodas são de 21 polegadas, contribuindo para a estabilidade do veículo. O interior do modelo conta com seis telas digitais, incluindo uma central multimídia de 18 polegadas e uma tela exclusiva para o passageiro.

  • Motor 2.0 turbo a gasolina de 204 cv
  • Três motores elétricos com potência combinada de 858 cv
  • Torque total de 99,3 kgfm
  • Autonomia elétrica de 200 km no ciclo chinês (CLTC)
  • Bateria de 38,5 kWh
  • Comprimento: 5,20 metros
  • Largura: 1,99 metro
  • Altura: 1,50 metro
  • Entre-eixos: 3,13 metros
  • Seis telas digitais no interior

Denza D9

A Denza D9 acomoda sete pessoas, possui versões híbrida, plug-in e elétrica, e autonomia de até 1.040 km.
A Denza D9 acomoda sete pessoas, possui versões híbrida, plug-in e elétrica, e autonomia de até 1.040 km.

A Denza D9 é uma minivan de luxo desenvolvida para transporte executivo. O modelo já foi apresentado ao público brasileiro no Festival Interlagos e, posteriormente, flagrado em testes no país. Com capacidade para até sete passageiros, o veículo oferece uma configuração interna 2+2+3, otimizando o espaço para os ocupantes.

As dimensões da minivan incluem 5,25 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,92 metro de altura e um entre-eixos de 3,11 metros. Na China, a D9 está disponível em versões híbrida, híbrida plug-in e elétrica. A versão híbrida plug-in combina um motor 1.5 turbo de 138 cv de potência e 23,5 kgfm de torque com um ou dois motores elétricos. A potência combinada pode chegar a 300 cv, com um torque de 58,2 kgfm. A bateria de 20,4 kWh permite uma autonomia de até 965 km no ciclo chinês (CLTC).

Na configuração mais potente, a Denza D9 alcança 407 cv e autonomia de até 1.040 km no ciclo chinês. Já a versão totalmente elétrica possui potência de 374 cv e autonomia de até 600 km. De acordo com a fabricante, a versão com dois motores acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. A minivan é equipada com piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, central multimídia de até 15,6 polegadas, head-up display, carregador de celular por indução e bancos da segunda fileira ajustáveis.

  • Capacidade para até sete passageiros
  • Configuração interna 2+2+3
  • Versões híbrida, híbrida plug-in e elétrica
  • Motor 1.5 turbo de 138 cv e 23,5 kgfm de torque
  • Potência combinada de até 407 cv
  • Autonomia de até 1.040 km no ciclo chinês (CLTC)
  • Comprimento: 5,25 metros
  • Largura: 1,96 metro
  • Altura: 1,92 metro
  • Entre-eixos: 3,11 metros
  • Equipamentos como ACC, frenagem de emergência e head-up display

Estratégia da BYD no Brasil

A BYD tem expandido sua operação no Brasil com diferentes segmentos de veículos eletrificados. Além de sedãs, SUVs e compactos, a fabricante chinesa agora investe no mercado de minivans e esportivos de alto desempenho. A submarca Denza é uma peça-chave dessa estratégia, trazendo veículos que visam competir com marcas premium já estabelecidas.

O lançamento da Denza D9 está previsto para 2025, consolidando a entrada da fabricante no segmento de transporte executivo de luxo. O registro do Z9 GT no INPI sugere um possível interesse da BYD em oferecer um esportivo híbrido de alto desempenho no mercado nacional, mas ainda sem confirmação oficial.

O crescimento da BYD no Brasil segue a tendência global de eletrificação e inovação tecnológica. A ampliação do portfólio da Denza pode fortalecer a presença da marca no mercado premium, oferecendo alternativas eletrificadas a modelos tradicionais do segmento.

Fonte: Carro.Blog.Br e AutoEsporte.