Análise de Usados: Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo Diesel Manual 4×4 2015 é uma picape para qualquer desafio?

A Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 2015 encara qualquer desafio, seja no campo, na cidade ou na estrada. Com motor 3.0 turbo diesel de 171 cv e tração 4×4 reduzida, tem força para terrenos difíceis. O consumo gira em torno de 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. A caçamba suporta 1010 kg e o interior acomoda cinco ocupantes. Antes de comprar, é essencial checar histórico de manutenção, suspensão e câmbio.
Publicado por Alan Correa em Carros Usados dia 17/02/2025

O que faz uma picape ser realmente boa? Potência? Durabilidade? Capacidade de enfrentar qualquer terreno? Ou talvez seja a combinação de todos esses fatores? Hoje, vamos colocar a Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 Cabine Dupla 2015 à prova e descobrir se ela ainda é uma das melhores escolhas para quem busca um veículo robusto.

Seja no campo, na cidade ou na estrada, a Hilux tem a fama de ser praticamente indestrutível. Mas isso significa que qualquer unidade usada ainda mantém essa confiabilidade? Será que ela sobreviveu ao tempo e ao uso extremo? Vamos analisar todos os pontos, do motor à suspensão, passando pelo desempenho, consumo e, claro, o que esperar se você estiver pensando em comprar uma.

Aqui não tem favoritismo, e se algo não estiver à altura das expectativas, vamos apontar. Vamos descobrir se a Hilux SRV 2015 merece o título de picape definitiva ou se o tempo cobrou seu preço.

Motor e desempenho

A Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 2015 combina potência e versatilidade. Seu motor 3.0 turbo diesel de 171 cv entrega desempenho sólido para enfrentar terrenos exigentes e longas viagens.
A Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 2015 combina potência e versatilidade. Seu motor 3.0 turbo diesel de 171 cv entrega desempenho sólido para enfrentar terrenos exigentes e longas viagens.

Debaixo do capô, a Hilux SRV 2015 traz um motor 3.0 turbo diesel de quatro cilindros, gerando 171 cv a 3600 rpm e torque de 36,7 kgfm a 1400 rpm. Isso significa força suficiente para encarar qualquer subida carregada e desempenho adequado para rodovias.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos, um tempo razoável para um veículo dessa categoria. A velocidade máxima chega a 180 km/h, mas ninguém compra uma picape dessas para correr. A verdadeira questão é: como ela se sai no dia a dia?

No uso urbano, a transmissão manual de cinco marchas pode exigir um pouco mais de esforço em engarrafamentos. Já na estrada, a Hilux se mantém estável, mas a suspensão rígida pode não ser a mais confortável para quem pretende rodar longas distâncias. Em terrenos acidentados, a tração 4×4 com reduzida faz toda a diferença, permitindo enfrentar lama, areia e subidas íngremes sem dificuldades.

Consumo e autonomia

Com consumo médio de 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, a Hilux 2015 equilibra desempenho e eficiência. Seu tanque de 80 litros garante boa autonomia para viagens longas.
Com consumo médio de 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, a Hilux 2015 equilibra desempenho e eficiência. Seu tanque de 80 litros garante boa autonomia para viagens longas.

Ninguém compra uma picape diesel esperando economia extrema, mas a Hilux SRV 2015 tem números razoáveis para o que entrega. O consumo médio é de 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, dentro da média para um veículo desse porte.

Com um tanque de 80 litros, a autonomia pode chegar a 896 km em rodovias, o que significa menos paradas para abastecimento em viagens longas. Mas é importante lembrar que o consumo pode variar conforme o peso da carga e o tipo de terreno.

Para quem pensa em adquirir uma usada, é essencial verificar se o consumo se mantém dentro da média, pois problemas no sistema de injeção ou desgaste de componentes podem aumentar o consumo significativamente.

Espaço interno e conforto

O interior acomoda cinco ocupantes, com bancos em couro e ajuste elétrico para o motorista. O painel funcional conta com multimídia, GPS integrado e ar-condicionado automático.
O interior acomoda cinco ocupantes, com bancos em couro e ajuste elétrico para o motorista. O painel funcional conta com multimídia, GPS integrado e ar-condicionado automático.

A cabine dupla acomoda cinco ocupantes, mas o espaço para quem vai atrás não é tão generoso quanto em alguns concorrentes. Os bancos são revestidos em couro e há ajustes elétricos para o motorista, garantindo um nível razoável de conforto.

O painel de instrumentos é funcional, com computador de bordo e conta-giros, mas sem grandes avanços tecnológicos. O sistema de som inclui rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de GPS integrado.

A direção hidráulica facilita as manobras, mas o diâmetro de giro de 12,4 metros pode ser um desafio em locais apertados. O ar-condicionado automático mantém a cabine climatizada, mesmo em dias de calor intenso.

Capacidade de carga e caçamba

A caçamba suporta até 1010 kg e tem capacidade de 1000 litros, ideal para trabalho e lazer. A altura do solo e os ângulos de entrada e saída favorecem o uso em terrenos acidentados.
A caçamba suporta até 1010 kg e tem capacidade de 1000 litros, ideal para trabalho e lazer. A altura do solo e os ângulos de entrada e saída favorecem o uso em terrenos acidentados.

Uma picape precisa ser útil, e a Hilux SRV 2015 não decepciona nesse quesito. A caçamba tem capacidade para 1000 litros e suporta até 1010 kg de carga, permitindo o transporte de materiais pesados sem dificuldades.

A altura do solo de 222 mm e os ângulos de entrada e saída (30 e 23 graus, respectivamente) garantem que o veículo passe por terrenos acidentados sem grandes problemas.

Antes de comprar uma usada, é essencial verificar a integridade da caçamba. Marcas de uso extremo, corrosão ou amassados podem indicar que o veículo foi submetido a trabalhos muito pesados.

Manutenção e durabilidade

A Hilux tem a reputação de ser praticamente indestrutível, mas isso não significa que esteja imune a problemas. Antes de fechar negócio, alguns pontos devem ser analisados com atenção:

  • Verificar o histórico de manutenção para evitar surpresas desagradáveis.
  • Inspecionar desgastes na suspensão, que pode sofrer devido ao uso intenso.
  • Testar o câmbio e observar se há solavancos ou dificuldade em engatar marchas.
  • Checar vazamentos no motor e diferenciais.
  • Observar o estado da pintura e do acabamento interno.

Outra questão a considerar é o custo de manutenção. Peças e revisões podem não ser das mais baratas, então vale a pena pesquisar preços antes de decidir pela compra.

Preços de mercado

Os preços da Toyota Hilux SRV 2015 variam conforme o estado de conservação e quilometragem. Modelos a diesel costumam ser mais valorizados, mantendo preços na faixa de R$ 118 mil a R$ 141 mil.

Já as versões flex são mais acessíveis, com valores entre R$ 109 mil e R$ 119 mil. Vale lembrar que picapes desse porte costumam ter boa valorização no mercado de usados, o que pode ser um fator positivo para quem pensa na revenda.

Diesel

  • Toyota Hilux CD D4-D 4×4 3.0 TDI diesel mec. 2015 – Preço aproximado: R$ 118 mil
  • Toyota Hilux chassi D4-D 4×4 3.0 TDI diesel mec. 2015 – Preço aproximado: R$ 122 mil
  • Toyota Hilux CD SR D4-D 4×4 3.0 TDI diesel 2015 – Preço aproximado: R$ 125 mil
  • Toyota Hilux CD SR D4-D 4×4 3.0 TDI diesel aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 133 mil
  • Toyota Hilux CS D4-D 4×4 3.0 TDI diesel mec. 2015 – Preço aproximado: R$ 135 mil
  • Toyota Hilux CD SRV D4-D 4×4 3.0 TDI diesel 2015 – Preço aproximado: R$ 139 mil
  • Toyota Hilux CD SRV D4-D 4×4 3.0 TDI diesel aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 141 mil
  • Toyota Hilux CD Limited 4×4 3.0 TDI diesel aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 141 mil

Flex (gasolina/etanol)

  • Toyota Hilux CD SR 4×2 2.7 16V/2.7 flex aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 109 mil
  • Toyota Hilux CD 4×4 2.7 16V flex mec. 2015 – Preço aproximado: R$ 109 mil
  • Toyota Hilux CD SRV 4×2 2.7 flex 16V aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 111 mil
  • Toyota Hilux CD SRV 4×4 2.7 flex 16V aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 119 mil

Vale a pena comprar uma Hilux SRV 2015 usada?

A resposta depende do tipo de uso que você pretende dar ao veículo. Se a ideia é ter uma picape resistente, capaz de enfrentar terrenos difíceis e transportar carga com segurança, a Hilux SRV 2015 ainda é uma excelente opção.

Por outro lado, se o foco é conforto e economia de combustível, pode ser interessante avaliar outros modelos. O custo de manutenção e o consumo são fatores a considerar antes de tomar uma decisão.

No fim das contas, o segredo está em encontrar um modelo bem cuidado, com manutenção em dia e histórico confiável. Se esse for o caso, a Hilux continua sendo uma das picapes mais respeitadas do mercado.

Ficha Técnica do Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 CD 2015

Geral

  • Ano: 2015
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Diesel
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Picape
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 7
  • Plataforma: IMV

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Longitudinal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 746 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 96 mm
  • Razão de compressão: 15:1
  • Curso do pistão: 103 mm
  • Deslocamento: 2982 cm³
  • Potência máxima: 171 cv a 3600 rpm
  • Código do motor: 1KD
  • Torque máximo: 35 kgfm a 1400 rpm
  • Peso/potência: 11,32 kg/cv
  • Torque específico: 11,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 55,3 kg/kgfm
  • Potência específica: 57,3 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Integral temporária
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 12,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 265/70 R16
  • Traseiros: 265/70 R16
  • Estepe: 265/70 R16

Dimensões

  • Comprimento: 5260 mm
  • Largura: 1835 mm
  • Distância entre-eixos: 3085 mm
  • Altura: 1860 mm
  • Caçamba: 1000 litros
  • Tanque de combustível: 80 litros
  • Peso: 1935 kg
  • Carga útil: 1010 kg
  • Altura mínima do solo: 222 mm
  • Ângulo de entrada: 30 graus
  • Ângulo de saída: 23 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,8 s

Consumo

  • Urbano: 9,5 km/l
  • Rodoviário: 11,2 km/l

Autonomia

  • Urbana: 760 km
  • Rodoviária: 896 km

Equipamentos do Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 CD 2015

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Tração integral

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Ajuste do volante em altura
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro rebatível
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • TV digital
  • DVD player

Fonte: Carro.Blog.Br, Icarros, Vrum e AutoEsporte.