Análise de Usados: Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo Diesel Manual 4×4 2015 é uma picape para qualquer desafio?
A Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 2015 encara qualquer desafio, seja no campo, na cidade ou na estrada. Com motor 3.0 turbo diesel de 171 cv e tração 4×4 reduzida, tem força para terrenos difíceis. O consumo gira em torno de 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. A caçamba suporta 1010 kg e o interior acomoda cinco ocupantes. Antes de comprar, é essencial checar histórico de manutenção, suspensão e câmbio.
O que faz uma picape ser realmente boa? Potência? Durabilidade? Capacidade de enfrentar qualquer terreno? Ou talvez seja a combinação de todos esses fatores? Hoje, vamos colocar a Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 Cabine Dupla 2015 à prova e descobrir se ela ainda é uma das melhores escolhas para quem busca um veículo robusto.
Seja no campo, na cidade ou na estrada, a Hilux tem a fama de ser praticamente indestrutível. Mas isso significa que qualquer unidade usada ainda mantém essa confiabilidade? Será que ela sobreviveu ao tempo e ao uso extremo? Vamos analisar todos os pontos, do motor à suspensão, passando pelo desempenho, consumo e, claro, o que esperar se você estiver pensando em comprar uma.
Aqui não tem favoritismo, e se algo não estiver à altura das expectativas, vamos apontar. Vamos descobrir se a Hilux SRV 2015 merece o título de picape definitiva ou se o tempo cobrou seu preço.
Motor e desempenho
A Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 2015 combina potência e versatilidade. Seu motor 3.0 turbo diesel de 171 cv entrega desempenho sólido para enfrentar terrenos exigentes e longas viagens.
Debaixo do capô, a Hilux SRV 2015 traz um motor 3.0 turbo diesel de quatro cilindros, gerando 171 cv a 3600 rpm e torque de 36,7 kgfm a 1400 rpm. Isso significa força suficiente para encarar qualquer subida carregada e desempenho adequado para rodovias.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos, um tempo razoável para um veículo dessa categoria. A velocidade máxima chega a 180 km/h, mas ninguém compra uma picape dessas para correr. A verdadeira questão é: como ela se sai no dia a dia?
No uso urbano, a transmissão manual de cinco marchas pode exigir um pouco mais de esforço em engarrafamentos. Já na estrada, a Hilux se mantém estável, mas a suspensão rígida pode não ser a mais confortável para quem pretende rodar longas distâncias. Em terrenos acidentados, a tração 4×4 com reduzida faz toda a diferença, permitindo enfrentar lama, areia e subidas íngremes sem dificuldades.
Consumo e autonomia
Com consumo médio de 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, a Hilux 2015 equilibra desempenho e eficiência. Seu tanque de 80 litros garante boa autonomia para viagens longas.
Ninguém compra uma picape diesel esperando economia extrema, mas a Hilux SRV 2015 tem números razoáveis para o que entrega. O consumo médio é de 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, dentro da média para um veículo desse porte.
Com um tanque de 80 litros, a autonomia pode chegar a 896 km em rodovias, o que significa menos paradas para abastecimento em viagens longas. Mas é importante lembrar que o consumo pode variar conforme o peso da carga e o tipo de terreno.
Para quem pensa em adquirir uma usada, é essencial verificar se o consumo se mantém dentro da média, pois problemas no sistema de injeção ou desgaste de componentes podem aumentar o consumo significativamente.
Espaço interno e conforto
O interior acomoda cinco ocupantes, com bancos em couro e ajuste elétrico para o motorista. O painel funcional conta com multimídia, GPS integrado e ar-condicionado automático.
A cabine dupla acomoda cinco ocupantes, mas o espaço para quem vai atrás não é tão generoso quanto em alguns concorrentes. Os bancos são revestidos em couro e há ajustes elétricos para o motorista, garantindo um nível razoável de conforto.
O painel de instrumentos é funcional, com computador de bordo e conta-giros, mas sem grandes avanços tecnológicos. O sistema de som inclui rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de GPS integrado.
A direção hidráulica facilita as manobras, mas o diâmetro de giro de 12,4 metros pode ser um desafio em locais apertados. O ar-condicionado automático mantém a cabine climatizada, mesmo em dias de calor intenso.
Capacidade de carga e caçamba
A caçamba suporta até 1010 kg e tem capacidade de 1000 litros, ideal para trabalho e lazer. A altura do solo e os ângulos de entrada e saída favorecem o uso em terrenos acidentados.
Uma picape precisa ser útil, e a Hilux SRV 2015 não decepciona nesse quesito. A caçamba tem capacidade para 1000 litros e suporta até 1010 kg de carga, permitindo o transporte de materiais pesados sem dificuldades.
A altura do solo de 222 mm e os ângulos de entrada e saída (30 e 23 graus, respectivamente) garantem que o veículo passe por terrenos acidentados sem grandes problemas.
Antes de comprar uma usada, é essencial verificar a integridade da caçamba. Marcas de uso extremo, corrosão ou amassados podem indicar que o veículo foi submetido a trabalhos muito pesados.
Manutenção e durabilidade
A Hilux tem a reputação de ser praticamente indestrutível, mas isso não significa que esteja imune a problemas. Antes de fechar negócio, alguns pontos devem ser analisados com atenção:
Verificar o histórico de manutenção para evitar surpresas desagradáveis.
Inspecionar desgastes na suspensão, que pode sofrer devido ao uso intenso.
Testar o câmbio e observar se há solavancos ou dificuldade em engatar marchas.
Checar vazamentos no motor e diferenciais.
Observar o estado da pintura e do acabamento interno.
Outra questão a considerar é o custo de manutenção. Peças e revisões podem não ser das mais baratas, então vale a pena pesquisar preços antes de decidir pela compra.
Preços de mercado
Os preços da Toyota Hilux SRV 2015 variam conforme o estado de conservação e quilometragem. Modelos a diesel costumam ser mais valorizados, mantendo preços na faixa de R$ 118 mil a R$ 141 mil.
Já as versões flex são mais acessíveis, com valores entre R$ 109 mil e R$ 119 mil. Vale lembrar que picapes desse porte costumam ter boa valorização no mercado de usados, o que pode ser um fator positivo para quem pensa na revenda.
Diesel
Toyota Hilux CD D4-D 4×4 3.0 TDI diesel mec. 2015 – Preço aproximado: R$ 118 mil
Toyota Hilux chassi D4-D 4×4 3.0 TDI diesel mec. 2015 – Preço aproximado: R$ 122 mil
Toyota Hilux CD SR D4-D 4×4 3.0 TDI diesel 2015 – Preço aproximado: R$ 125 mil
Toyota Hilux CD SR D4-D 4×4 3.0 TDI diesel aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 133 mil
Toyota Hilux CS D4-D 4×4 3.0 TDI diesel mec. 2015 – Preço aproximado: R$ 135 mil
Toyota Hilux CD SRV D4-D 4×4 3.0 TDI diesel 2015 – Preço aproximado: R$ 139 mil
Toyota Hilux CD SRV D4-D 4×4 3.0 TDI diesel aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 141 mil
Toyota Hilux CD Limited 4×4 3.0 TDI diesel aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 141 mil
Flex (gasolina/etanol)
Toyota Hilux CD SR 4×2 2.7 16V/2.7 flex aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 109 mil
Toyota Hilux CD 4×4 2.7 16V flex mec. 2015 – Preço aproximado: R$ 109 mil
Toyota Hilux CD SRV 4×2 2.7 flex 16V aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 111 mil
Toyota Hilux CD SRV 4×4 2.7 flex 16V aut. 2015 – Preço aproximado: R$ 119 mil
Vale a pena comprar uma Hilux SRV 2015 usada?
A resposta depende do tipo de uso que você pretende dar ao veículo. Se a ideia é ter uma picape resistente, capaz de enfrentar terrenos difíceis e transportar carga com segurança, a Hilux SRV 2015 ainda é uma excelente opção.
Por outro lado, se o foco é conforto e economia de combustível, pode ser interessante avaliar outros modelos. O custo de manutenção e o consumo são fatores a considerar antes de tomar uma decisão.
No fim das contas, o segredo está em encontrar um modelo bem cuidado, com manutenção em dia e histórico confiável. Se esse for o caso, a Hilux continua sendo uma das picapes mais respeitadas do mercado.
Ficha Técnica do Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 CD 2015
Geral
Ano: 2015
Propulsão: Combustão
Combustível: Diesel
Procedência: Importado
Configuração: Picape
Porte: Médio
Lugares: 5
Portas: 4
Geração: 7
Plataforma: IMV
Motor
Instalação: Dianteiro
Aspiração: Turbocompressor
Disposição: Longitudinal
Alimentação: Injeção direta
Cilindros: 4 em linha
Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
Tuchos: Hidráulicos
Cilindrada unitária: 746 cm³
Acionamento comando: Correia dentada
Válvulas por cilindro: 4
Diâmetro do cilindro: 96 mm
Razão de compressão: 15:1
Curso do pistão: 103 mm
Deslocamento: 2982 cm³
Potência máxima: 171 cv a 3600 rpm
Código do motor: 1KD
Torque máximo: 35 kgfm a 1400 rpm
Peso/potência: 11,32 kg/cv
Torque específico: 11,7 kgfm/litro
Peso/torque: 55,3 kg/kgfm
Potência específica: 57,3 cv/litro
Transmissão
Tração: Integral temporária
Câmbio: Manual de 5 marchas
Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
Dianteira: Independente, braços sobrepostos
Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
Traseira: Eixo rígido
Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas
Freios
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Tambor
Direção
Assistência: Hidráulica
Diâmetro de giro: 12,4 m
Pneus
Dianteiros: 265/70 R16
Traseiros: 265/70 R16
Estepe: 265/70 R16
Dimensões
Comprimento: 5260 mm
Largura: 1835 mm
Distância entre-eixos: 3085 mm
Altura: 1860 mm
Caçamba: 1000 litros
Tanque de combustível: 80 litros
Peso: 1935 kg
Carga útil: 1010 kg
Altura mínima do solo: 222 mm
Ângulo de entrada: 30 graus
Ângulo de saída: 23 graus
Desempenho
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,8 s
Consumo
Urbano: 9,5 km/l
Rodoviário: 11,2 km/l
Autonomia
Urbana: 760 km
Rodoviária: 896 km
Equipamentos do Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 CD 2015