O conceito de SUV passou por diversas transformações ao longo dos anos. Inicialmente, eram derivados de picapes robustas, mas foram evoluindo para modelos mais leves e aerodinâmicos. Com o tempo, o termo “SUV” passou a englobar veículos com características diversas, o que abriu espaço para novas interpretações.
Pontos Principais:
Agora, a Alfa Romeo rompe com essa tradição e lança o Junior, um modelo que, apesar das proporções de SUV compacto, é apresentado como um hatch moderno. O primeiro elétrico da marca carrega a identidade da Alfa Romeo e aposta em um design diferenciado, além de um desempenho que busca manter a tradição da marca em esportividade e dirigibilidade.
O Junior compartilha plataforma com modelos da Stellantis, como Jeep Avenger, Opel Mokka e Peugeot 2008, mas recebeu uma série de ajustes para ter comportamento dinâmico diferenciado. O modelo também aposta em um interior voltado para o motorista e um conjunto mecânico que promete entregar boas respostas na condução.
O Alfa Romeo Junior foi desenvolvido para combinar estilo e esportividade, mantendo dimensões compactas. Ele mede 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura, sendo 2,5 cm mais alto que um Alfa Romeo Giulia. Apesar disso, a marca destaca que seu centro de gravidade é mais baixo, favorecendo a estabilidade.
Na dianteira, o modelo traz o icônico “Scudetto”, grade com formato triangular que é marca registrada da Alfa Romeo, além de elementos como faróis estreitos e linhas marcantes no capô. Já na traseira, as maçanetas embutidas fazem referência ao Alfa Romeo 156, modelo icônico da década de 1990.
O interior do Junior segue a tradição da Alfa Romeo ao ser voltado para o motorista. O painel tem telas digitais de 10,25 polegadas tanto para a instrumentação quanto para o sistema multimídia, este último inclinado em 11 graus para melhor visualização. Há ainda detalhes inspirados no histórico Quadrifoglio, como as saídas de ar em formato de trevo de quatro folhas.
O Alfa Romeo Junior está disponível com motorizações híbrida e elétrica. A versão elétrica Veloce é a mais potente, contando com motor de 282 cv e torque de 35,2 kgfm. Esse conjunto permite que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinja velocidade máxima de 200 km/h.
A bateria de íons de lítio tem capacidade de 54 kWh, garantindo autonomia de 370 km pelo ciclo WLTP. A recarga completa em corrente alternada (AC) de 11 kW leva 5h45, enquanto uma recarga rápida em corrente contínua (DC) de 100 kW permite carregar de 10% a 80% em 30 minutos.
Para garantir um comportamento dinâmico alinhado à tradição da Alfa Romeo, o Junior recebeu ajustes no chassi, como novos casquilhos e rolamentos, barras estabilizadoras menores e amortecedores com batentes hidráulicos duplos. Além disso, a versão Veloce conta com diferencial autoblocante Torsen, solução incomum entre elétricos, para melhorar a tração e reduzir o subesterço.
O Alfa Romeo Junior foi testado na pista de Balocco, na Itália, local onde a marca desenvolve seus carros de alto desempenho, incluindo modelos da Fórmula 1. Os testes foram realizados em dois tipos de circuito: um com asfaltos irregulares, simulando estradas comuns, e outro com traçado inspirado em curvas de pistas icônicas, como Spa e Le Mans.
A direção do Junior recebeu atenção especial, sendo precisa e direta, com relação de 14,6:1 na versão Veloce e 15,8:1 nas demais. O volante requer apenas 2,3 voltas de batente a batente, o que favorece a agilidade do modelo. Os modos de condução disponíveis são Dynamic (D), Normal (N) e Advanced Efficiency (A), sendo que o último limita a potência para otimizar a eficiência energética.
O freio regenerativo do Junior é um dos mais eficientes da plataforma e-CMP2 da Stellantis, combinando atuação hidráulica e elétrica. Os discos de freio dianteiros têm 380 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões, garantindo frenagens precisas.
O interior do Junior segue o padrão da categoria dos compactos. Na dianteira, os bancos esportivos Sabelt oferecem bom suporte lateral. Já na traseira, o espaço é adequado para dois ocupantes, uma vez que há uma intrusão central no assoalho devido à plataforma compartilhada com modelos a combustão.
O porta-malas tem capacidade para 400 litros na versão elétrica e 415 litros na híbrida. Os materiais do acabamento interno são predominantemente plásticos rígidos, o que é comum nos elétricos do Grupo Stellantis, mas podem ser menos resistentes a riscos e ruídos ao longo do tempo.
As vendas do Alfa Romeo Junior já começaram nos principais mercados europeus. A versão de entrada híbrida parte de 29.000 euros, enquanto o modelo elétrico de 156 cv custa 38.000 euros. Já a versão Veloce, mais potente e equipada, tem preço inicial de 48.500 euros.
No Brasil, ainda não há confirmação sobre a chegada do Junior. A Alfa Romeo não opera oficialmente no país há alguns anos, mas a Stellantis, grupo ao qual a marca pertence, tem forte presença no mercado brasileiro com Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Com isso, existe a possibilidade de um retorno futuro da Alfa Romeo ao Brasil, seja por importação oficial ou por importadores independentes.
Fonte: Stellantis, Wikipedia, Alfaromeo, QuatroRodas e Motor1.