Alfa Romeo Junior: como o primeiro elétrico da marca redefine o conceito de SUV ao se apresentar como hatch

O conceito de SUV mudou com o tempo, e a Alfa Romeo decidiu redefini-lo. O Junior, seu primeiro elétrico, é apresentado como hatch, com plataforma Stellantis e ajustes para uma condução esportiva. Com 282 cv, diferencial autoblocante e interior focado no motorista, o modelo já está à venda na Europa, sem previsão para o Brasil.
Publicado por Alan Correa em Carros dia 6/03/2025

O conceito de SUV passou por diversas transformações ao longo dos anos. Inicialmente, eram derivados de picapes robustas, mas foram evoluindo para modelos mais leves e aerodinâmicos. Com o tempo, o termo “SUV” passou a englobar veículos com características diversas, o que abriu espaço para novas interpretações.

Resumo dos pontos principais

Pontos Principais:

  • O Alfa Romeo Junior é o primeiro elétrico da marca e foi apresentado como hatch.
  • O modelo compartilha plataforma com Jeep Avenger, Opel Mokka e Peugeot 2008, mas recebeu ajustes para melhor dirigibilidade.
  • A versão Veloce tem motor de 282 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 s e atinge 200 km/h.
  • O interior prioriza o motorista, com telas de 10,25” e comandos voltados para ele.
  • A venda já começou na Europa, com preços a partir de 29.000 euros, mas não há previsão para o Brasil.

Agora, a Alfa Romeo rompe com essa tradição e lança o Junior, um modelo que, apesar das proporções de SUV compacto, é apresentado como um hatch moderno. O primeiro elétrico da marca carrega a identidade da Alfa Romeo e aposta em um design diferenciado, além de um desempenho que busca manter a tradição da marca em esportividade e dirigibilidade.

O Alfa Romeo Junior rompe com a tradição dos SUVs ao ser apresentado como um hatch elétrico. Com design compacto e identidade visual marcante, ele aposta em dirigibilidade e desempenho diferenciados.
O Alfa Romeo Junior rompe com a tradição dos SUVs ao ser apresentado como um hatch elétrico. Com design compacto e identidade visual marcante, ele aposta em dirigibilidade e desempenho diferenciados.

O Junior compartilha plataforma com modelos da Stellantis, como Jeep Avenger, Opel Mokka e Peugeot 2008, mas recebeu uma série de ajustes para ter comportamento dinâmico diferenciado. O modelo também aposta em um interior voltado para o motorista e um conjunto mecânico que promete entregar boas respostas na condução.

Design e construção

Com 4,17 m de comprimento e 1,50 m de altura, o Junior tem centro de gravidade baixo. O design traz a grade Scudetto e referências ao 156, enquanto o interior prioriza o motorista com telas de 10,25”.
Com 4,17 m de comprimento e 1,50 m de altura, o Junior tem centro de gravidade baixo. O design traz a grade Scudetto e referências ao 156, enquanto o interior prioriza o motorista com telas de 10,25”.

O Alfa Romeo Junior foi desenvolvido para combinar estilo e esportividade, mantendo dimensões compactas. Ele mede 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura, sendo 2,5 cm mais alto que um Alfa Romeo Giulia. Apesar disso, a marca destaca que seu centro de gravidade é mais baixo, favorecendo a estabilidade.

Na dianteira, o modelo traz o icônico “Scudetto”, grade com formato triangular que é marca registrada da Alfa Romeo, além de elementos como faróis estreitos e linhas marcantes no capô. Já na traseira, as maçanetas embutidas fazem referência ao Alfa Romeo 156, modelo icônico da década de 1990.

O interior do Junior segue a tradição da Alfa Romeo ao ser voltado para o motorista. O painel tem telas digitais de 10,25 polegadas tanto para a instrumentação quanto para o sistema multimídia, este último inclinado em 11 graus para melhor visualização. Há ainda detalhes inspirados no histórico Quadrifoglio, como as saídas de ar em formato de trevo de quatro folhas.

Mecânica e desempenho

O motor elétrico de 282 cv e 35,2 kgfm permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 s. A bateria de 54 kWh oferece autonomia de 370 km, com recarga rápida de 10 a 80% em 30 minutos.
O motor elétrico de 282 cv e 35,2 kgfm permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 s. A bateria de 54 kWh oferece autonomia de 370 km, com recarga rápida de 10 a 80% em 30 minutos.

O Alfa Romeo Junior está disponível com motorizações híbrida e elétrica. A versão elétrica Veloce é a mais potente, contando com motor de 282 cv e torque de 35,2 kgfm. Esse conjunto permite que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinja velocidade máxima de 200 km/h.

A bateria de íons de lítio tem capacidade de 54 kWh, garantindo autonomia de 370 km pelo ciclo WLTP. A recarga completa em corrente alternada (AC) de 11 kW leva 5h45, enquanto uma recarga rápida em corrente contínua (DC) de 100 kW permite carregar de 10% a 80% em 30 minutos.

Para garantir um comportamento dinâmico alinhado à tradição da Alfa Romeo, o Junior recebeu ajustes no chassi, como novos casquilhos e rolamentos, barras estabilizadoras menores e amortecedores com batentes hidráulicos duplos. Além disso, a versão Veloce conta com diferencial autoblocante Torsen, solução incomum entre elétricos, para melhorar a tração e reduzir o subesterço.

Dirigibilidade e experiência de condução

O Junior recebeu aprimoramentos no chassi, incluindo diferencial autoblocante Torsen e suspensão recalibrada. A direção direta e precisa melhora a experiência de condução em curvas e altas velocidades.
O Junior recebeu aprimoramentos no chassi, incluindo diferencial autoblocante Torsen e suspensão recalibrada. A direção direta e precisa melhora a experiência de condução em curvas e altas velocidades.

O Alfa Romeo Junior foi testado na pista de Balocco, na Itália, local onde a marca desenvolve seus carros de alto desempenho, incluindo modelos da Fórmula 1. Os testes foram realizados em dois tipos de circuito: um com asfaltos irregulares, simulando estradas comuns, e outro com traçado inspirado em curvas de pistas icônicas, como Spa e Le Mans.

A direção do Junior recebeu atenção especial, sendo precisa e direta, com relação de 14,6:1 na versão Veloce e 15,8:1 nas demais. O volante requer apenas 2,3 voltas de batente a batente, o que favorece a agilidade do modelo. Os modos de condução disponíveis são Dynamic (D), Normal (N) e Advanced Efficiency (A), sendo que o último limita a potência para otimizar a eficiência energética.

O freio regenerativo do Junior é um dos mais eficientes da plataforma e-CMP2 da Stellantis, combinando atuação hidráulica e elétrica. Os discos de freio dianteiros têm 380 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões, garantindo frenagens precisas.

Espaço interno e conforto

Testado em Balocco, o Junior mostrou estabilidade e controle em diferentes tipos de pista. Os freios ventilados de 380 mm garantem desaceleração eficiente, enquanto os pneus largos reforçam a aderência.
Testado em Balocco, o Junior mostrou estabilidade e controle em diferentes tipos de pista. Os freios ventilados de 380 mm garantem desaceleração eficiente, enquanto os pneus largos reforçam a aderência.

O interior do Junior segue o padrão da categoria dos compactos. Na dianteira, os bancos esportivos Sabelt oferecem bom suporte lateral. Já na traseira, o espaço é adequado para dois ocupantes, uma vez que há uma intrusão central no assoalho devido à plataforma compartilhada com modelos a combustão.

O porta-malas tem 400 litros, e o interior conta com bancos esportivos Sabelt. O espaço traseiro acomoda dois ocupantes confortavelmente, mas a plataforma causa intrusão no assoalho central.
O porta-malas tem 400 litros, e o interior conta com bancos esportivos Sabelt. O espaço traseiro acomoda dois ocupantes confortavelmente, mas a plataforma causa intrusão no assoalho central.

O porta-malas tem capacidade para 400 litros na versão elétrica e 415 litros na híbrida. Os materiais do acabamento interno são predominantemente plásticos rígidos, o que é comum nos elétricos do Grupo Stellantis, mas podem ser menos resistentes a riscos e ruídos ao longo do tempo.

Preços e disponibilidade

Os modos de condução Dynamic, Normal e Advanced Efficiency alteram a resposta do motor e regeneração de energia. O botão B no seletor da transmissão ativa a recuperação de energia ao desacelerar.
Os modos de condução Dynamic, Normal e Advanced Efficiency alteram a resposta do motor e regeneração de energia. O botão B no seletor da transmissão ativa a recuperação de energia ao desacelerar.

As vendas do Alfa Romeo Junior já começaram nos principais mercados europeus. A versão de entrada híbrida parte de 29.000 euros, enquanto o modelo elétrico de 156 cv custa 38.000 euros. Já a versão Veloce, mais potente e equipada, tem preço inicial de 48.500 euros.

No Brasil, ainda não há confirmação sobre a chegada do Junior. A Alfa Romeo não opera oficialmente no país há alguns anos, mas a Stellantis, grupo ao qual a marca pertence, tem forte presença no mercado brasileiro com Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Com isso, existe a possibilidade de um retorno futuro da Alfa Romeo ao Brasil, seja por importação oficial ou por importadores independentes.

Fonte: Stellantis, Wikipedia, Alfaromeo, QuatroRodas e Motor1.