5 Segredos que Você Precisa Saber sobre Câmbio Automático

Os câmbios automáticos são populares, mas exigem cuidados específicos. Use o neutro apenas para reboque, nunca mexa na alavanca com o carro em movimento, evite pegar no tranco, use o freio em descidas e fique atento aos trancos nas trocas de marchas. Manter o câmbio em boas condições evita problemas e gastos desnecessários.
Publicado em Dicas dia 27/05/2024 por Alan Corrêa

O câmbio automático está cada vez mais presente nos veículos vendidos no Brasil, oferecendo uma condução mais confortável e prática. No entanto, para garantir a longevidade e o bom funcionamento desse sistema, é fundamental seguir algumas orientações específicas que muitos motoristas desconhecem. Este artigo aborda cinco segredos importantes sobre o uso do câmbio automático, destacando a importância de um manuseio correto e dos cuidados necessários para evitar problemas e custos inesperados com a manutenção.

Os carros com câmbio automático se tornaram populares pela facilidade de condução, mas essa tecnologia requer cuidados especiais. Confira cinco dicas essenciais que você provavelmente não aprendeu na autoescola, mas que farão toda a diferença no seu dia a dia.

1. Use o Neutro Apenas para Reboque

O neutro deve ser usado apenas para reboque ou manutenção.
O neutro deve ser usado apenas para reboque ou manutenção.

Ao contrário dos veículos com câmbio manual, onde o ponto-morto é frequentemente usado em paradas, no câmbio automático a posição “N” (neutro) é destinada principalmente para situações de reboque ou quando é necessário mover o veículo com o motor desligado. Manter o câmbio em “D” (drive) com o pé no freio durante paradas curtas, como em semáforos, é mais adequado, pois mantém o sistema hidráulico pressurizado e permite uma retomada rápida. Alguns carros modernos possuem tecnologia que desacopla automaticamente o câmbio para economizar combustível, mesmo com o veículo em movimento.

2. Nunca Mexa na Alavanca com o Carro em Movimento

Não mude a alavanca com o carro em movimento para evitar danos à transmissão.
Não mude a alavanca com o carro em movimento para evitar danos à transmissão.

É comum, durante manobras, o motorista selecionar a opção “R” (ré) ou “P” (estacionamento) com o carro ainda em movimento. Esse hábito pode danificar componentes da transmissão automática, como as engrenagens, mesmo em baixas velocidades. Para evitar danos, sempre espere o carro parar completamente antes de mudar a alavanca para “R” ou “P”.

3. Não Tente Fazer o Motor Pegar no “Tranco”

Evite "pegar no tranco" para não forçar componentes da transmissão.
Evite “pegar no tranco” para não forçar componentes da transmissão.

Embora existam carros automáticos que possam “pegar no tranco”, essa prática deve ser evitada. Se o veículo não ligar devido a uma bateria descarregada, é melhor usar um cabo auxiliar para recarregar a bateria ou substituí-la se necessário. O “tranco” força componentes da transmissão, causando desgaste prematuro e possíveis danos.

4. Segurar o Carro sem Freio em Descidas é “Barbeiragem”

Use o freio para segurar o carro em descidas, não a marcha lenta.
Use o freio para segurar o carro em descidas, não a marcha lenta.

Usar a marcha lenta ou a aceleração para manter o carro parado em uma ladeira pode aquecer o óleo da transmissão e aumentar o consumo de combustível. O correto é manter o pé no freio sempre que o carro estiver parado, inclusive em inclinações. Dessa forma, o conversor de torque é desacoplado, evitando o desgaste desnecessário do motor e da transmissão.

5. “Trancos” nas Trocas de Marchas Significam Problema

Respeite os prazos e especificações para a troca do fluido de transmissão.
Respeite os prazos e especificações para a troca do fluido de transmissão.

Sentir “trancos” durante as trocas de marchas pode indicar problemas na lubrificação das engrenagens e outras peças da transmissão. É essencial seguir as especificações e os prazos para a troca do fluido de transmissão indicados no manual do veículo. Mesmo que alguns modelos não recomendem a troca de óleo, alegando que ele dura toda a vida útil do veículo, é importante monitorar possíveis vazamentos ou contaminações que possam reduzir a eficiência do fluido.

Manutenção preventiva é essencial para a longevidade do câmbio.
Manutenção preventiva é essencial para a longevidade do câmbio.

Câmbios automáticos oferecem grande comodidade, mas exigem cuidados específicos para garantir seu bom funcionamento e longevidade. Seguindo essas dicas, você pode evitar problemas e garantir uma experiência de condução mais segura e eficiente. A manutenção preventiva e a atenção aos sinais de alerta são essenciais para preservar a integridade do câmbio e evitar custos inesperados com reparos. Fique atento aos comportamentos do seu veículo e, ao menor sinal de problema, procure um mecânico de confiança para avaliar a situação.

*Com informações de Uol.