Por Cimbaju.com.br / BIa Ludymila
27/05/2024
Dicas de Uso
Os câmbios automáticos exigem cuidados específicos para evitar danos mecânicos e garantir o funcionamento eficiente do veículo ao longo do tempo, além de reduzir custos com reparos.
A função "N" (neutro) deve ser utilizada apenas para reboque ou manutenção, evitando seu uso inadequado ao parar em semáforos, que pode comprometer o sistema hidráulico.
Mudar a alavanca de marcha com o carro em movimento, mesmo em baixas velocidades, pode danificar seriamente a transmissão, desgastando componentes como as engrenagens.
Tentar fazer o motor pegar no "tranco" em carros automáticos deve ser evitado, pois essa prática pode forçar e danificar os componentes internos da transmissão, causando problemas futuros.
Segurar o carro em descidas usando marcha lenta ou aceleração aumenta desnecessariamente o consumo de combustível e aquece o óleo da transmissão, prejudicando seu desempenho.
Trancos nas trocas de marchas são sinais de problemas na lubrificação das engrenagens e outras partes da transmissão, indicando a necessidade de verificação e manutenção imediata.
Respeitar os prazos e especificações para a troca do fluido de transmissão, conforme indicado no manual do veículo, é crucial para manter a eficiência e prolongar a vida útil do câmbio.
Mesmo que alguns modelos não recomendem a troca de óleo da transmissão, vazamentos ou contaminações podem comprometer a eficiência, tornando a verificação regular essencial.
A manutenção preventiva, incluindo a troca de fluido e inspeções regulares, é fundamental para evitar problemas maiores e garantir a durabilidade do sistema de câmbio automático.
Conhecimento sobre o funcionamento e cuidados necessários para o câmbio automático é essencial para uma experiência de direção segura, econômica e sem surpresas desagradáveis.