Tudo sobre a Toyota Hilux SRV 4×2 3.0 cabine dupla Diesel Manual 2007: preço, consumo e desempenho

Comprar uma Hilux SRV 3.0 2007 é apostar em força e carga. Serve bem pra estrada, fazenda e trabalho pesado. O motor é confiável, mas o consumo é alto e o conforto é básico. Verifique vazamentos, suspensão e histórico. Prefira unidades bem conservadas e sem adaptações.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 7/04/2025

O Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×2 CD 2007 é um utilitário que se destaca pela proposta de atender diferentes demandas no transporte de carga e no uso misto entre cidade e estrada. Lançado como parte da sétima geração da linha Hilux, o modelo combina características estruturais de uma picape de porte médio com um motor turbodiesel focado na entrega de torque em baixos giros. A versão SRV 4×2 é equipada com tração traseira e câmbio manual de cinco marchas.

Pontos Principais:

  • Motor 3.0 turbodiesel com 163 cv e torque de 35 kgfm a 1400 rpm.
  • Tração traseira, câmbio manual de 5 marchas e plataforma IMV.
  • Consumo médio de 9 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, com tanque de 80 litros.
  • Capacidade de carga de 1020 kg e caçamba com 1036 litros de volume.
  • Suspensão robusta com eixo rígido traseiro e direção hidráulica.
  • Preço médio aproximado de R$ 90.802 no mercado de usados.

O modelo de 2007 marca um momento importante na evolução da Hilux, com atualizações na motorização e no acabamento interno em relação às gerações anteriores. A plataforma IMV, utilizada na construção deste veículo, permite uma base modular aplicada também em outros modelos da marca, como SW4 e Fortuner, reforçando o conceito de versatilidade mecânica e estrutural.

Mesmo se tratando de uma versão com quase duas décadas desde seu lançamento, a Hilux SRV 3.0 segue presente no mercado de usados com ampla oferta. A manutenção de um valor médio elevado, próxima a R$ 90.802, está ligada à reputação de durabilidade mecânica e à aceitação no mercado secundário, especialmente por quem busca veículos de carga ou de uso rural.

Desempenho

O Toyota Hilux SRV 3.0 4x2 CD 2007 tem motor turbodiesel de 4 cilindros, com 163 cv e 35 kgfm de torque. Usa injeção direta, turbocompressor e entrega força já em baixas rotações.
O Toyota Hilux SRV 3.0 4×2 CD 2007 tem motor turbodiesel de 4 cilindros, com 163 cv e 35 kgfm de torque. Usa injeção direta, turbocompressor e entrega força já em baixas rotações.

O desempenho do modelo é garantido por um motor de 4 cilindros em linha, com instalação dianteira e disposição longitudinal. A motorização de 2982 cm³ é equipada com turbocompressor e injeção direta, oferecendo potência de 163 cv a 3400 rpm. O torque máximo é de 35 kgfm entregue já a 1400 rpm, o que favorece a dirigibilidade em situações de carga ou aclives.

A relação peso-potência de 11,04 kg/cv e a velocidade máxima declarada de 176 km/h indicam que a proposta do veículo prioriza força e não aceleração. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 12,9 segundos, resultado dentro do esperado para uma picape turbodiesel com câmbio manual e tração traseira. A tração 4×2 é adequada ao uso urbano e rodoviário, ainda que não ofereça o mesmo desempenho off-road da versão 4×4.

A plataforma IMV em conjunto com suspensão dianteira independente e traseira com eixo rígido permite estabilidade em diferentes tipos de superfície. A transmissão é manual, de cinco velocidades, acoplada por uma embreagem monodisco a seco, priorizando robustez mecânica.

Consumo e autonomia

Com câmbio manual de 5 marchas e tração traseira, a transmissão é simples e robusta. Boa para quem roda em estrada ou cidade, mas não oferece tração nas quatro rodas em terrenos difíceis.
Com câmbio manual de 5 marchas e tração traseira, a transmissão é simples e robusta. Boa para quem roda em estrada ou cidade, mas não oferece tração nas quatro rodas em terrenos difíceis.

O consumo de combustível, mesmo sem tecnologias mais recentes de injeção ou controle eletrônico, apresenta médias compatíveis com a motorização e proposta do veículo. Em ambiente urbano, a média é de 9 km/l, enquanto em trajetos rodoviários a média sobe para 10,9 km/l.

A autonomia é favorecida pelo tanque de combustível com capacidade para 80 litros. Em uso urbano, essa autonomia chega a aproximadamente 720 km, podendo alcançar até 872 km em trechos rodoviários. Essa capacidade amplia a praticidade em longas distâncias, principalmente para usuários em regiões com menor oferta de postos de abastecimento.

Esses números posicionam a Hilux como uma opção viável para uso comercial, desde que o motorista esteja ciente de que o consumo, mesmo estável, não compete com picapes mais modernas que contam com sistemas de injeção eletrônica aprimorados ou motores de menor cilindrada.

Interior e capacidade

O espaço interno acomoda 5 pessoas. A caçamba leva 1036 litros e a carga útil é de até 1020 kg. O conforto é básico, com direção hidráulica e interior funcional.
O espaço interno acomoda 5 pessoas. A caçamba leva 1036 litros e a carga útil é de até 1020 kg. O conforto é básico, com direção hidráulica e interior funcional.

O modelo é configurado com cabine dupla e capacidade para até cinco ocupantes. O espaço interno atende à proposta de uso misto entre trabalho e lazer, com bancos bem dimensionados e ergonomia adaptada à condução em longos percursos.

A capacidade de carga é de 1020 kg, e a caçamba comporta até 1036 litros. Esse volume permite o transporte de ferramentas, insumos agrícolas, materiais de construção ou outros itens compatíveis com o uso rural e comercial leve.

O interior oferece os controles básicos de condução e acabamento condizente com a época do lançamento. A direção é hidráulica, o que facilita a manobrabilidade em ambientes urbanos ou ao realizar balizas em espaços reduzidos. O diâmetro de giro é de 12,4 metros.

Suspensão, freios e pneus

O consumo urbano gira em torno de 9 km/l e, na estrada, chega a 10,9 km/l. Com tanque de 80 litros, a autonomia pode alcançar até 872 km em rodovia e 720 km na cidade.
O consumo urbano gira em torno de 9 km/l e, na estrada, chega a 10,9 km/l. Com tanque de 80 litros, a autonomia pode alcançar até 872 km em rodovia e 720 km na cidade.

O conjunto de suspensão dianteira é independente, com braços sobrepostos e molas helicoidais. A traseira é equipada com eixo rígido e feixe de molas semielípticas, solução comum em picapes projetadas para lidar com grandes cargas. Esse arranjo prioriza resistência estrutural em detrimento do conforto em pisos irregulares.

Os freios dianteiros utilizam discos ventilados, enquanto os traseiros são do tipo tambor. A combinação atende ao desempenho esperado para o peso e porte do veículo, ainda que sistemas mais modernos utilizem discos nas quatro rodas.

Os pneus são 255/70 R15, com altura de flanco de 179 mm. A combinação com rodas de 15 polegadas garante absorção de impactos e aderência em terrenos irregulares. O estepe segue a mesma especificação dos pneus principais.

Dimensões e estrutura

Entre os pontos negativos estão o consumo, a falta de tração 4x4 e a ausência de recursos modernos de segurança e tecnologia. O acabamento interno também é simples.
Entre os pontos negativos estão o consumo, a falta de tração 4×4 e a ausência de recursos modernos de segurança e tecnologia. O acabamento interno também é simples.

A Hilux SRV 2007 apresenta dimensões compatíveis com uma picape de porte médio. O comprimento total é de 5255 mm, com distância entre-eixos de 3085 mm. A largura é de 1835 mm, enquanto a altura atinge 1810 mm. O peso total do veículo é de 1800 kg.

A altura mínima do solo é de 212 mm, contribuindo para transpor obstáculos e buracos em terrenos não pavimentados. O ângulo de entrada é de 30 graus e o de saída é de 26 graus, favorecendo a condução em rampas, subidas acentuadas ou valetas.

O tanque de combustível tem capacidade para 80 litros, e o sistema de reboque com freio ou sem freio não possui valores oficiais especificados. As bitolas dianteira e traseira também não foram divulgadas nos materiais de referência utilizados.

Considerações de mercado

A suspensão dianteira é independente, com molas helicoidais, e a traseira tem eixo rígido com feixe de molas. Essa estrutura favorece carga, mas reduz o conforto em pisos irregulares.
A suspensão dianteira é independente, com molas helicoidais, e a traseira tem eixo rígido com feixe de molas. Essa estrutura favorece carga, mas reduz o conforto em pisos irregulares.

Com base em consultas recentes a plataformas de venda de veículos usados, o valor médio do Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×2 CD 2007 gira em torno de R$ 90.802. A variação de preço depende do estado de conservação, da quilometragem e dos opcionais ou alterações feitas pelo proprietário anterior.

O modelo tem boa aceitação entre profissionais que dependem de veículos utilitários de longa duração. O custo de manutenção é intermediário, com ampla oferta de peças e mecânicos especializados, o que colabora para manter o veículo ativo por longos períodos.

A compra de uma Hilux usada deve sempre envolver uma inspeção completa do estado da carroceria, motor e sistema de suspensão. A quilometragem real e o histórico de revisões também são fatores determinantes para a longevidade do veículo.

Ficha Técnica do Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×2 CD 2007

Geral

  • Ano: 2007
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Diesel
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Picape
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 7
  • Plataforma: IMV
  • Série: Não especificado

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Longitudinal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 746 cm3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 17,9:1
  • Deslocamento: 2982 cm3
  • Código do motor: 1KD
  • Peso/potência: 11,04 kg/cv
  • Peso/torque: 51,4 kg/kgfm
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Alimentação: Injeção direta
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Não especificado
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 96 mm
  • Curso do pistão: 103 mm
  • Potência máxima: 163 cv a 3400 rpm
  • Torque máximo: 35 kgfm a 1400 rpm
  • Torque específico: 11,7 kgfm/litro
  • Potência específica: 54,7 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Traseira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 12,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 255/70 R15
  • Altura do flanco: 179 mm
  • Traseiros: 255/70 R15
  • Altura do flanco: 179 mm
  • Estepe: 255/70 R15

Dimensões

  • Comprimento: 5255 mm
  • Distância entre-eixos: 3085 mm
  • Bitola dianteira: Não especificado
  • Caçamba: 1036 litros
  • Peso: 1800 kg
  • Reboque sem freio: Não especificado
  • Ângulo de entrada: 30 graus
  • Ângulo central: Não especificado
  • Inclinação lateral máx.: Não especificado
  • Altura mínima do solo: 212 mm
  • Largura: 1835 mm
  • Altura: 1810 mm
  • Bitola traseira: Não especificado
  • Tanque de combustível: 80 litros
  • Carga útil: 1020 kg
  • Reboque com freio: Não especificado
  • Ângulo de saída: 26 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 176 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 12,9 s

Consumo

  • Urbano: 9 km/l
  • Rodoviário: 10,9 km/l

Autonomia

  • Urbana: 720 km
  • Rodoviária: 872 km

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, OLX e Webmotors.