A Honda anunciou que a nova XR 300L Tornado estará disponível nas concessionárias a partir de agosto, com preço inicial de R$ 27.690, sem contar frete e taxas adicionais. A motocicleta foi apresentada no Festival Interlagos e tem a mesma mecânica da Sahara 300, mas com menor potência no motor.
A nova Tornado tem chassi tubular inspirado na CRF 250F, modelo off-road da Honda. A moto possui suspensões de cursos mais longos, com 24,5 cm no garfo telescópico dianteiro e 22,7 cm no sistema monoamortecido pro-link traseiro, com sete opções de ajuste de pré-carga da mola. Esses recursos são projetados para melhorar o desempenho em terrenos acidentados.
Embora a Tornado e a Sahara 300 compartilhem muitos elementos, a Tornado é mais orientada para o estilo trail. Ela tem sanfonas protegendo as bengalas contra poeira, um para-lama dianteiro alongado, assento plano e conjunto óptico diferente. As rodas raiadas de 21’’ na frente e 18’’ atrás, com pneus 90/90 e 120/80, respectivamente, e freios a disco com ABS completam o conjunto.
O motor da Tornado é um monocilíndrico de 293,5 cm³, capaz de gerar 24,3 cv a gasolina e 24,8 cv a etanol. Na Sahara 300, esses números são um pouco mais altos, com 25,2 cv a etanol e 24,8 cv a gasolina, devido à caixa de ar maior utilizada pela Sahara. A Tornado possui câmbio de seis marchas e embreagem deslizante e assistida.
Em termos de preço, a XR 300L Tornado é vendida pelo mesmo valor da versão Rally da Sahara, ambos a R$ 27.690. No entanto, comparada à Yamaha Lander 250, a Tornado é R$ 1.900 mais cara, já que a Lander custa R$ 25.790. A Tornado será oferecida apenas na cor vermelha e vem com três anos de garantia.
A Tornado possui uma altura do assento de 89 cm e distância do solo de 26,8 cm, pesando 143 kg a seco. O tanque de combustível tem capacidade para 13,8 litros, o que garante boa autonomia para aventuras off-road.
Para os interessados em motocicletas do segmento trail, a nova Honda XR 300L Tornado se apresenta como uma opção robusta e com especificações técnicas que atendem bem ao uso fora de estrada.
Fonte: Carro.Blog.Br.