Toyota Corolla Cross e Corolla são os veículos flex mais econômicos

A Toyota conquistou um marco importante no mercado automobilístico brasileiro com os modelos Corolla e Corolla Cross, reconhecidos como os veículos mais econômicos, de acordo com o Inmetro em 2023. A tecnologia híbrida flex, que combina um motor elétrico com o convencional, é a chave desse destaque, reduzindo tanto o consumo de combustível quanto as emissões de poluentes.
Publicado em Notícias dia 29/11/2023 por Alan Corrêa
Toyota Corolla Cross e Corolla são os veículos flex mais econômicos

Em um mercado automobilístico competitivo, a Toyota atingiu um patamar notável com o Corolla e o Corolla Cross, aclamados como os carros mais eficientes e econômicos segundo o Inmetro no ano de 2023. Essa proeza é resultado direto da inovadora tecnologia híbrida flex da marca, uma engenhosidade que combina a eficiência energética com a redução significativa de emissões poluentes, trazendo à tona um compromisso palpável com a inovação sustentável e a valorização de recursos renováveis nacionais.

O reconhecimento desses modelos como líderes de eficiência energética veio por meio do ranking atualizado do Inmetro, parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Esse programa, que celebrou 15 anos em 2023, analisou minuciosamente 975 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves de 35 montadoras distintas. Os veículos foram avaliados em consumo energético, medido em MJ/km (megajoules por quilômetro) e em km/l, atribuindo classificações de “A” (mais eficientes) a “E” (menos eficientes). Os Corolla se destacaram como os mais eficazes.

Os Toyota Corolla e Corolla Cross lideram como os carros mais eficientes em 2023, graças à inovadora tecnologia híbrida flex da Toyota.
Os Toyota Corolla e Corolla Cross lideram como os carros mais eficientes em 2023, graças à inovadora tecnologia híbrida flex da Toyota.

Em uma declaração, Roberto Braun, Diretor de Comunicação da Toyota do Brasil, enfatizou o orgulho pela liderança dos modelos Corolla, ressaltando o uso da propulsão híbrida flex como fator determinante para o sucesso. Essa conquista, segundo Braun, reflete o contínuo esforço da Toyota em promover a descarbonização e oferecer aos clientes veículos eletrificados acessíveis, eficientes e práticos, destacando que estes não necessitam de recarga externa.

“Estamos extremamente orgulhosos pela liderança dos modelos Corolla e Corolla Cross no ranking do Inmetro. O resultado é consequência direta do uso da propulsão híbrida flex, que utiliza o auxílio do motor elétrico, poupando combustível e evitando emissões de poluentes, refletindo nosso compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade. Esta conquista é um testemunho do nosso esforço em promover a descarbonização e oferecer aos nossos clientes veículos eletrificados mais acessíveis, que ofereçam eficiência e praticidade, já que não precisam ser carregados em tomada”, disse Roberto Braun, Diretor de Comunicação, Presidente da Fundação Toyota, e porta-voz da área de ESG da Toyota do Brasil.

O diferencial da tecnologia híbrida flex da Toyota reside na sua adaptabilidade à rotina dos motoristas, sem a necessidade de recarga externa. Além disso, destaca-se por reduzir consideravelmente as emissões de carbono, especialmente ao utilizar etanol, um combustível renovável nacional. Esta tecnologia atende à crescente demanda por soluções sustentáveis, reduzindo mais de 30% das emissões de poluentes se comparada aos veículos flex fuel convencionais.

A produção local destes modelos impacta positivamente a economia, gerando empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. A sinergia entre a tecnologia japonesa e a expertise brasileira coloca a Toyota na vanguarda da inovação automotiva sustentável no país.

É essencial ressaltar também o papel crucial do etanol de cana-de-açúcar, um biocombustível de baixo carbono, no sucesso da tecnologia híbrida flex. Desde o advento dos veículos flex em 2003, o uso deste combustível no Brasil tem evitado a emissão de milhões de toneladas de CO2, promovendo a sustentabilidade ambiental e a criação de empregos.

Os modelos híbridos flex da Toyota não apenas oferecem soluções práticas e acessíveis, mas também valorizam um recurso nacional renovável, contribuindo para a economia e a geração de riqueza no país. Esta conquista é um marco na história automobilística brasileira, impulsionando a busca por inovações sustentáveis e eficientes no setor de carros e motos.

Resultados dos testes

Toyota Corolla – Motor 1.8 híbrido flex e câmbio CVT – Nota B

  • Consumo energético – 1,21 MJ/km
  • Consumo cidade – 12,8 km/l (etanol) Consumo estrada – 11,1 km/l (etanol)
  • Consumo cidade – 18,5 km/l (gasolina) Consumo estrada – 15,7 km/l (gasolina)

Toyota Corolla Cross – Motor 1.8 híbrido flex e câmbio CVT – Nota B

  • Consumo energético – 1,31 MJ/km
  • Consumo cidade – 11,8 km/l (etanol) Consumo estrada – 9,7 km/l (etanol)
  • Consumo cidade – 17,8 km/l (gasolina) Consumo estrada – 14,7 km/l (gasolina)

*Com informações da Toyota.