Renault Sandero Stepway 2010 é bom para o dia a dia e pequenos trechos off-road; confira ficha técnica completa

Nem todo hatch compacto encara buracos com facilidade, mas o Sandero Stepway 2010 encara. Serve para quem busca espaço, suspensão alta e uso diário. É simples, mas gasta bem. Veja vazamentos, embreagem e suspensão antes de fechar negócio. Vale se o preço compensar e estiver bem cuidado.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 20/04/2025

O Renault Sandero Stepway 1.6 16V 2010 é uma opção de hatch compacto com proposta aventureira, construído sobre a plataforma Dacia B0. Com motorização flex e suspensão elevada, se apresenta como alternativa para quem procura um carro com boa altura do solo e versatilidade no uso urbano e rodoviário.

Pontos Principais:

  • Motor 1.6 16V com até 112 cv e torque máximo de 15,5 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
  • Consumo urbano de até 8,7 km/l (gasolina) e rodoviário de até 11,6 km/l, com autonomia de até 580 km.
  • Suspensão elevada com 185 mm de altura do solo e pneus 195/60 R16, voltado para diferentes tipos de terreno.
  • Espaço interno para 5 pessoas e porta-malas com capacidade de 320 litros.
  • Preço médio entre R$ 29.948 e R$ 39.587, variando conforme o estado do veículo.

Lançado no Brasil com motorização 1.6 litro e potência de até 112 cv, o modelo oferece espaço interno para cinco ocupantes, porta-malas de 320 litros e um conjunto mecânico simples, com câmbio manual de cinco marchas. Sua configuração de tração dianteira e conjunto de suspensão adaptado garantem estabilidade adequada para o segmento.

A análise a seguir explora os principais aspectos técnicos, desempenho, consumo, medidas e outras informações essenciais para quem está considerando adquirir esse carro usado, levando em conta o ano de fabricação e sua posição no mercado de hatches compactos com visual robusto.

Motorização e desempenho

O Sandero Stepway 1.6 2010 é um hatch com suspensão elevada, motor flex de até 112 cv e câmbio manual de 5 marchas, que encara buracos urbanos sem perder a funcionalidade no dia a dia.
O Sandero Stepway 1.6 2010 é um hatch com suspensão elevada, motor flex de até 112 cv e câmbio manual de 5 marchas, que encara buracos urbanos sem perder a funcionalidade no dia a dia.

O Sandero Stepway 2010 é equipado com motor K4M de 1.6 litro, com quatro cilindros em linha e disposição transversal. A aspiração é natural e a alimentação é feita por injeção multiponto. O motor conta com duplo comando de válvulas no cabeçote, com acionamento por correia dentada.

  • Potência: 112 cv (álcool) e 107 cv (gasolina) a 5750 rpm
  • Torque: 15,5 kgfm (álcool) e 15,1 kgfm (gasolina) a 3750 rpm
  • Deslocamento: 1598 cm³

A velocidade máxima é de 177 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,5 segundos. O desempenho atende tanto ao uso urbano quanto a rodovias. O peso/potência é de 9,97 kg/cv, e o peso/torque é de 72,1 kg/kgfm.

Consumo de combustível e autonomia

A suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás ajuda no conforto e na resistência. Os freios são a disco ventilado na frente e tambor atrás, comuns nos compactos da época.
A suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás ajuda no conforto e na resistência. Os freios são a disco ventilado na frente e tambor atrás, comuns nos compactos da época.

O modelo oferece consumo considerado regular para seu porte e motorização. A capacidade do tanque de combustível é de 50 litros, e os dados de consumo são fornecidos tanto para uso urbano quanto rodoviário, com números separados para álcool e gasolina.

  • Consumo urbano: 6,7 km/l (álcool) e 8,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 8,9 km/l (álcool) e 11,6 km/l (gasolina)
  • Autonomia urbana: até 335 km (álcool) e 435 km (gasolina)
  • Autonomia rodoviária: até 445 km (álcool) e 580 km (gasolina)

Esses valores permitem uma previsão prática de uso e planejamento de abastecimento para trajetos urbanos ou viagens em estradas.

Transmissão e tração

A tração dianteira aliada ao câmbio manual garante simplicidade mecânica. O motor 1.6 tem 15,5 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 s, com velocidade máxima de 177 km/h.A tração dianteira aliada ao câmbio manual garante simplicidade mecânica. O motor 1.6 tem 15,5 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 s, com velocidade máxima de 177 km/h.
A tração dianteira aliada ao câmbio manual garante simplicidade mecânica. O motor 1.6 tem 15,5 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 s, com velocidade máxima de 177 km/h.

A transmissão do veículo é manual, com cinco marchas. O acoplamento é feito por embreagem monodisco a seco. O sistema de tração é dianteiro, padrão em veículos do segmento.

  • Câmbio manual de 5 marchas
  • Tração dianteira
  • Embreagem monodisco a seco

A combinação entre o motor 1.6 e o câmbio manual proporciona uma experiência de condução direta, com controle total das trocas por parte do condutor. A simplicidade do conjunto favorece a manutenção.

Suspensão, direção e freios

Não há itens de segurança avançados, e a tecnologia embarcada é básica. Serve para quem busca simplicidade, valor de revenda e manutenção acessível no uso urbano diário.
Não há itens de segurança avançados, e a tecnologia embarcada é básica. Serve para quem busca simplicidade, valor de revenda e manutenção acessível no uso urbano diário.

O conjunto de suspensão é projetado para entregar equilíbrio entre conforto e estabilidade, com características típicas de um hatch compacto com apelo aventureiro. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira é por eixo de torção com molas helicoidais.

  • Suspensão dianteira: independente, McPherson
  • Suspensão traseira: eixo de torção
  • Freios dianteiros: disco ventilado
  • Freios traseiros: tambor

A direção é hidráulica e o diâmetro de giro é de 10,5 metros, o que facilita manobras em espaços urbanos. O sistema de freios conta com disco ventilado na frente e tambor na traseira, oferecendo controle básico em frenagens cotidianas.

Dimensões e pneus

Com consumo urbano de 6,7 km/l no álcool e 8,7 km/l na gasolina, e autonomia que chega a 580 km na estrada, o modelo atende com folga quem faz trajetos mistos entre cidade e rodovia.
Com consumo urbano de 6,7 km/l no álcool e 8,7 km/l na gasolina, e autonomia que chega a 580 km na estrada, o modelo atende com folga quem faz trajetos mistos entre cidade e rodovia.

As medidas do Sandero Stepway 2010 posicionam o modelo como um hatch compacto, com destaque para a altura mínima do solo de 185 mm. Essa elevação em relação ao solo permite ao veículo transitar com mais facilidade por terrenos irregulares ou lombadas urbanas.

  • Comprimento: 4091 mm
  • Largura: 1751 mm
  • Altura: 1578 mm
  • Distância entre-eixos: 2588 mm
  • Altura do solo: 185 mm
  • Porta-malas: 320 litros

Os pneus utilizados são 195/60 R16, incluindo o estepe. A altura do flanco é de 117 mm. A bitola dianteira mede 1504 mm, enquanto a traseira é de 1484 mm. O peso total do veículo é de 1117 kg.

Interior e espaço interno

O espaço interno acomoda cinco ocupantes com 2588 mm de entre-eixos e 320 litros de porta-malas. A altura de 185 mm do solo é destaque para lombadas e ruas desniveladas.O espaço interno acomoda cinco ocupantes com 2588 mm de entre-eixos e 320 litros de porta-malas. A altura de 185 mm do solo é destaque para lombadas e ruas desniveladas.
O espaço interno acomoda cinco ocupantes com 2588 mm de entre-eixos e 320 litros de porta-malas. A altura de 185 mm do solo é destaque para lombadas e ruas desniveladas.

O interior do veículo é configurado para acomodar até cinco ocupantes. O porta-malas de 320 litros é adequado para o uso diário e pequenas viagens. O espaço interno é beneficiado pela carroceria elevada e entre-eixos longo para a categoria.

  • Capacidade para 5 ocupantes
  • Porta-malas com 320 litros
  • Quatro portas

O acabamento segue o padrão da época e do segmento, com foco na funcionalidade. Não há menção a carga útil no material de origem, o que pode ser um ponto a verificar ao considerar transporte adicional de carga.

Mercado e preço

É um carro que exige atenção à embreagem, sistema de suspensão e possíveis ruídos internos. Vazamentos e motor fora de ponto também devem ser verificados com atenção.É um carro que exige atenção à embreagem, sistema de suspensão e possíveis ruídos internos. Vazamentos e motor fora de ponto também devem ser verificados com atenção.
É um carro que exige atenção à embreagem, sistema de suspensão e possíveis ruídos internos. Vazamentos e motor fora de ponto também devem ser verificados com atenção.

O preço médio do Renault Sandero Stepway 1.6 16V 2010 varia entre R$ 29.948 e R$ 39.587, dependendo do estado de conservação, quilometragem, localização e histórico de manutenção. Esses valores posicionam o modelo como opção de entrada no mercado de usados com proposta versátil.

A depreciação natural de veículos dessa categoria e faixa etária já se consolidou, tornando o modelo acessível. É importante avaliar aspectos como histórico de manutenção, condições da suspensão e motor, e presença de eventuais problemas eletrônicos antes da compra.

A recomendação é realizar uma inspeção mecânica completa e, se possível, um teste de rodagem. A análise dos custos de manutenção e reposição de peças também deve ser considerada para quem avalia o modelo como veículo de uso diário.

Ficha Técnica do Renault Sandero Stepway 1.6 16V 2010

Geral

  • Ano: 2010
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatch
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Dacia B0
  • Série: –

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 400 cm³
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 10:1
  • Deslocamento: 1598 cm³
  • Código do motor: K4M
  • Peso/potência: 9,97 kg/cv
  • Peso/torque: 72,1 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: –
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 79,5 mm
  • Curso do pistão: 80,5 mm
  • Potência máxima: 112 cv (A) / 107 cv (G) a 5750 rpm
  • Torque máximo: 15,5 kgfm (A) / 15,1 kgfm (G) a 3750 rpm
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Potência específica: 70,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,5 m

Pneus

  • Dianteiros: 195/60 R16
  • Traseiros: 195/60 R16
  • Estepe: 195/60 R16
  • Altura do flanco: 117 mm
  • Altura do flanco: 117 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4091 mm
  • Distância entre-eixos: 2588 mm
  • Bitola dianteira: 1504 mm
  • Porta-malas: 320 litros
  • Peso: 1117 kg
  • Reboque sem freio: –
  • Ângulo de entrada: 19 graus
  • Ângulo central: –
  • Inclinação lateral máx.: –
  • Altura mínima do solo: 185 mm
  • Largura: 1751 mm
  • Altura: 1578 mm
  • Bitola traseira: 1484 mm
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Carga útil: –
  • Reboque com freio: –
  • Ângulo de saída: 19 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 177 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,5 s

Consumo

  • Urbano: 6,7 km/l (A), 8,7 km/l (G)
  • Rodoviário: 8,9 km/l (A), 11,6 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 335 km (A), 435 km (G)
  • Rodoviária: 445 km (A), 580 km (G)

Fonte: Wikipedia, UOL, Vrum, OLX, Webmotors e MercadoLivre.