Nem todo hatch compacto encara buracos com facilidade, mas o Sandero Stepway 2010 encara. Serve para quem busca espaço, suspensão alta e uso diário. É simples, mas gasta bem. Veja vazamentos, embreagem e suspensão antes de fechar negócio. Vale se o preço compensar e estiver bem cuidado.
O Renault Sandero Stepway 1.6 16V 2010 é uma opção de hatch compacto com proposta aventureira, construído sobre a plataforma Dacia B0. Com motorização flex e suspensão elevada, se apresenta como alternativa para quem procura um carro com boa altura do solo e versatilidade no uso urbano e rodoviário.
Pontos Principais:
- Motor 1.6 16V com até 112 cv e torque máximo de 15,5 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
- Consumo urbano de até 8,7 km/l (gasolina) e rodoviário de até 11,6 km/l, com autonomia de até 580 km.
- Suspensão elevada com 185 mm de altura do solo e pneus 195/60 R16, voltado para diferentes tipos de terreno.
- Espaço interno para 5 pessoas e porta-malas com capacidade de 320 litros.
- Preço médio entre R$ 29.948 e R$ 39.587, variando conforme o estado do veículo.
Lançado no Brasil com motorização 1.6 litro e potência de até 112 cv, o modelo oferece espaço interno para cinco ocupantes, porta-malas de 320 litros e um conjunto mecânico simples, com câmbio manual de cinco marchas. Sua configuração de tração dianteira e conjunto de suspensão adaptado garantem estabilidade adequada para o segmento.
A análise a seguir explora os principais aspectos técnicos, desempenho, consumo, medidas e outras informações essenciais para quem está considerando adquirir esse carro usado, levando em conta o ano de fabricação e sua posição no mercado de hatches compactos com visual robusto.
Motorização e desempenho
O Sandero Stepway 1.6 2010 é um hatch com suspensão elevada, motor flex de até 112 cv e câmbio manual de 5 marchas, que encara buracos urbanos sem perder a funcionalidade no dia a dia.
O Sandero Stepway 2010 é equipado com motor K4M de 1.6 litro, com quatro cilindros em linha e disposição transversal. A aspiração é natural e a alimentação é feita por injeção multiponto. O motor conta com duplo comando de válvulas no cabeçote, com acionamento por correia dentada.
- Potência: 112 cv (álcool) e 107 cv (gasolina) a 5750 rpm
- Torque: 15,5 kgfm (álcool) e 15,1 kgfm (gasolina) a 3750 rpm
- Deslocamento: 1598 cm³
A velocidade máxima é de 177 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,5 segundos. O desempenho atende tanto ao uso urbano quanto a rodovias. O peso/potência é de 9,97 kg/cv, e o peso/torque é de 72,1 kg/kgfm.
Consumo de combustível e autonomia
A suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás ajuda no conforto e na resistência. Os freios são a disco ventilado na frente e tambor atrás, comuns nos compactos da época.
O modelo oferece consumo considerado regular para seu porte e motorização. A capacidade do tanque de combustível é de 50 litros, e os dados de consumo são fornecidos tanto para uso urbano quanto rodoviário, com números separados para álcool e gasolina.
- Consumo urbano: 6,7 km/l (álcool) e 8,7 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 8,9 km/l (álcool) e 11,6 km/l (gasolina)
- Autonomia urbana: até 335 km (álcool) e 435 km (gasolina)
- Autonomia rodoviária: até 445 km (álcool) e 580 km (gasolina)
Esses valores permitem uma previsão prática de uso e planejamento de abastecimento para trajetos urbanos ou viagens em estradas.
Transmissão e tração
A tração dianteira aliada ao câmbio manual garante simplicidade mecânica. O motor 1.6 tem 15,5 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 s, com velocidade máxima de 177 km/h.
A transmissão do veículo é manual, com cinco marchas. O acoplamento é feito por embreagem monodisco a seco. O sistema de tração é dianteiro, padrão em veículos do segmento.
- Câmbio manual de 5 marchas
- Tração dianteira
- Embreagem monodisco a seco
A combinação entre o motor 1.6 e o câmbio manual proporciona uma experiência de condução direta, com controle total das trocas por parte do condutor. A simplicidade do conjunto favorece a manutenção.
Suspensão, direção e freios
Não há itens de segurança avançados, e a tecnologia embarcada é básica. Serve para quem busca simplicidade, valor de revenda e manutenção acessível no uso urbano diário.
O conjunto de suspensão é projetado para entregar equilíbrio entre conforto e estabilidade, com características típicas de um hatch compacto com apelo aventureiro. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira é por eixo de torção com molas helicoidais.
- Suspensão dianteira: independente, McPherson
- Suspensão traseira: eixo de torção
- Freios dianteiros: disco ventilado
- Freios traseiros: tambor
A direção é hidráulica e o diâmetro de giro é de 10,5 metros, o que facilita manobras em espaços urbanos. O sistema de freios conta com disco ventilado na frente e tambor na traseira, oferecendo controle básico em frenagens cotidianas.
Dimensões e pneus
Com consumo urbano de 6,7 km/l no álcool e 8,7 km/l na gasolina, e autonomia que chega a 580 km na estrada, o modelo atende com folga quem faz trajetos mistos entre cidade e rodovia.
As medidas do Sandero Stepway 2010 posicionam o modelo como um hatch compacto, com destaque para a altura mínima do solo de 185 mm. Essa elevação em relação ao solo permite ao veículo transitar com mais facilidade por terrenos irregulares ou lombadas urbanas.
- Comprimento: 4091 mm
- Largura: 1751 mm
- Altura: 1578 mm
- Distância entre-eixos: 2588 mm
- Altura do solo: 185 mm
- Porta-malas: 320 litros
Os pneus utilizados são 195/60 R16, incluindo o estepe. A altura do flanco é de 117 mm. A bitola dianteira mede 1504 mm, enquanto a traseira é de 1484 mm. O peso total do veículo é de 1117 kg.
Interior e espaço interno
O espaço interno acomoda cinco ocupantes com 2588 mm de entre-eixos e 320 litros de porta-malas. A altura de 185 mm do solo é destaque para lombadas e ruas desniveladas.
O interior do veículo é configurado para acomodar até cinco ocupantes. O porta-malas de 320 litros é adequado para o uso diário e pequenas viagens. O espaço interno é beneficiado pela carroceria elevada e entre-eixos longo para a categoria.
- Capacidade para 5 ocupantes
- Porta-malas com 320 litros
- Quatro portas
O acabamento segue o padrão da época e do segmento, com foco na funcionalidade. Não há menção a carga útil no material de origem, o que pode ser um ponto a verificar ao considerar transporte adicional de carga.
Mercado e preço
É um carro que exige atenção à embreagem, sistema de suspensão e possíveis ruídos internos. Vazamentos e motor fora de ponto também devem ser verificados com atenção.
O preço médio do Renault Sandero Stepway 1.6 16V 2010 varia entre R$ 29.948 e R$ 39.587, dependendo do estado de conservação, quilometragem, localização e histórico de manutenção. Esses valores posicionam o modelo como opção de entrada no mercado de usados com proposta versátil.
A depreciação natural de veículos dessa categoria e faixa etária já se consolidou, tornando o modelo acessível. É importante avaliar aspectos como histórico de manutenção, condições da suspensão e motor, e presença de eventuais problemas eletrônicos antes da compra.
A recomendação é realizar uma inspeção mecânica completa e, se possível, um teste de rodagem. A análise dos custos de manutenção e reposição de peças também deve ser considerada para quem avalia o modelo como veículo de uso diário.
Ficha Técnica do Renault Sandero Stepway 1.6 16V 2010
Geral
- Ano: 2010
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: Hatch
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 1
- Plataforma: Dacia B0
- Série: –
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Disposição: Transversal
- Cilindros: 4 em linha
- Cilindrada unitária: 400 cm³
- Válvulas por cilindro: 4
- Razão de compressão: 10:1
- Deslocamento: 1598 cm³
- Código do motor: K4M
- Peso/potência: 9,97 kg/cv
- Peso/torque: 72,1 kg/kgfm
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Injeção multiponto
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Variação do comando: –
- Acionamento comando: Correia dentada
- Diâmetro do cilindro: 79,5 mm
- Curso do pistão: 80,5 mm
- Potência máxima: 112 cv (A) / 107 cv (G) a 5750 rpm
- Torque máximo: 15,5 kgfm (A) / 15,1 kgfm (G) a 3750 rpm
- Torque específico: 9,7 kgfm/litro
- Potência específica: 70,1 cv/litro
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Elemento elástico: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 10,5 m
Pneus
- Dianteiros: 195/60 R16
- Traseiros: 195/60 R16
- Estepe: 195/60 R16
- Altura do flanco: 117 mm
- Altura do flanco: 117 mm
Dimensões
- Comprimento: 4091 mm
- Distância entre-eixos: 2588 mm
- Bitola dianteira: 1504 mm
- Porta-malas: 320 litros
- Peso: 1117 kg
- Reboque sem freio: –
- Ângulo de entrada: 19 graus
- Ângulo central: –
- Inclinação lateral máx.: –
- Altura mínima do solo: 185 mm
- Largura: 1751 mm
- Altura: 1578 mm
- Bitola traseira: 1484 mm
- Tanque de combustível: 50 litros
- Carga útil: –
- Reboque com freio: –
- Ângulo de saída: 19 graus
Desempenho
- Velocidade máxima: 177 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 10,5 s
Consumo
- Urbano: 6,7 km/l (A), 8,7 km/l (G)
- Rodoviário: 8,9 km/l (A), 11,6 km/l (G)
Autonomia
- Urbana: 335 km (A), 435 km (G)
- Rodoviária: 445 km (A), 580 km (G)
Fonte: Wikipedia, UOL, Vrum, OLX, Webmotors e MercadoLivre.