A versão manual do Renault Kardian se destaca como o único SUV compacto com motor turbo e transmissão manual no mercado brasileiro, oferecendo uma opção acessível e equipada.
O Renault Kardian Evolution manual, lançado por R$ 106.990, traz ao mercado brasileiro um SUV compacto com motor turbo e câmbio manual, uma combinação rara em um segmento dominado por transmissões automáticas. Com essa nova opção, a Renault busca atrair tanto os entusiastas que valorizam o controle da condução quanto frotistas e locadoras, que preferem veículos com manutenção mais acessível. A versão de entrada do Kardian mantém um pacote robusto de equipamentos e promete um desempenho ágil, mesmo em situações urbanas e rodoviárias.
Nos últimos anos, o mercado brasileiro de SUVs registrou um aumento significativo, com a maioria dos modelos adotando câmbios automáticos e sistemas de assistência de condução. Com o lançamento do Renault Kardian manual, a fabricante oferece uma alternativa que atende tanto ao público que ainda aprecia a experiência de dirigir um carro com câmbio manual quanto à demanda de frotistas que buscam veículos de baixo custo de manutenção.
A motorização 1.0 TCe Turbo Flex entrega até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Essa combinação proporciona boas respostas em acelerações e retomadas, com 90% do torque disponível a partir de 1.750 rpm. As mudanças na calibração do câmbio, com as três primeiras marchas mais curtas e as marchas superiores mais longas, buscam equilibrar desempenho e economia.
Embora o Kardian manual custe R$ 106.990, a versão automatizada equivalente tem preço de R$ 115.990. Essa diferença coloca o modelo manual em uma posição competitiva frente a outros SUVs compactos como o Fiat Pulse 1.3 Drive, que é vendido por R$ 107.990, mas com menor potência. Além disso, o modelo da Renault conta com seis airbags, enquanto muitos concorrentes oferecem apenas dois.
Em comparação, outros SUVs manuais disponíveis no mercado, como o Citroën Basalt e o Suzuki Jimny Sierra, possuem preços e características distintas. O Basalt, por exemplo, é mais acessível, mas conta com um motor aspirado e câmbio de cinco marchas. Já o Jimny Sierra, embora robusto e com tração 4×4, é um modelo de nicho com foco em off-road.
Durante os testes, o Renault Kardian mostrou um comportamento dinâmico adequado para o uso urbano, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades do solo e proporciona estabilidade em curvas. Na estrada, o modelo se destaca pelo consumo eficiente, que pode ultrapassar 15 km/l com gasolina em trajetos mais longos, graças ao torque entregue de forma linear e à relação de câmbio ajustada.
Os engates das marchas são precisos e o pedal da embreagem leve, facilitando o uso cotidiano. A direção elétrica ajustável em altura e profundidade contribui para uma posição de dirigir confortável. Para muitos consumidores, a experiência de conduzir um SUV com câmbio manual remete à sensação de controle que outros tipos de transmissão não oferecem.
Mesmo sendo a versão de entrada, o Kardian Evolution oferece um bom pacote de itens de série. A lista inclui faróis full-LED, central multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro, painel de instrumentos digital de 7 polegadas e vidros elétricos com função one-touch para o motorista. A falta dos sistemas de segurança ADAS e do freio de estacionamento eletrônico são os principais cortes em relação às versões mais completas.
O lançamento do Kardian manual também tem um objetivo estratégico. De acordo com dados de setembro, 66,4% das vendas do modelo foram realizadas por meio de vendas diretas, voltadas para empresas e locadoras. Essa versão mais acessível e com manutenção simplificada visa atender exatamente a esse segmento do mercado.
A Renault aposta que o Kardian manual poderá aumentar sua participação no segmento de SUVs compactos, oferecendo uma alternativa que combina custo-benefício, desempenho e uma lista de equipamentos adequada para o uso diário.
O Renault Kardian Evolution manual surge como uma opção diferenciada no mercado de SUVs compactos. Ao oferecer um motor turbo aliado a um câmbio manual, a Renault visa atender tanto consumidores que apreciam a condução mais esportiva quanto frotistas e locadoras que buscam um veículo com custo de manutenção mais baixo. Com um pacote de equipamentos robusto, o modelo se apresenta competitivo frente aos rivais, trazendo uma nova perspectiva para os compradores que priorizam economia e praticidade.
Fonte: Autopapo, QuatroRodas, Uol e G1.