Qual valor do Citroën C3 2024? Como o Motor Reage a 113 km/h

A falta do conta-giros no Citroën C3 obriga motoristas a ficarem atentos à velocidade, especialmente em ultrapassagens. O motor corta o giro a 113 km/h, surpreendendo os motoristas. A ausência do conta-giros dificulta o escalonamento de marchas, que são mais longas no C3. O modelo é mais econômico, mas tem desempenho mais lento em rodovias. Com quatro adultos, a suspensão cede em ondulações. Consumo médio é de 13,3 km/l.
Publicado em Carros dia 31/05/2024 por Alan Corrêa

A ausência do conta-giros no Citroën C3 obriga os motoristas a ficarem atentos à velocidade. Em uma situação de ultrapassagem a 90 km/h, o motor do carro, em quarta marcha, não responde com a rapidez necessária. O motorista então reduz para a terceira marcha, e o motor de três cilindros 1.0 mostra um aumento gradual de força, mas corta o giro a 113 km/h, deixando o carro sem reação.

O Citroën C3 é mais econômico, mas mais lento em testes de aceleração e retomadas, com marchas longas. (Foto: Citroen)
O Citroën C3 é mais econômico, mas mais lento em testes de aceleração e retomadas, com marchas longas. (Foto: Citroen)

Essa situação foi relatada pelo repórter Eduardo Passos, que foi pego de surpresa no meio da ultrapassagem e teve que voltar para a quarta marcha. Outros motoristas, como Felipe Bitu e o piloto de testes Leonardo Barboza, também enfrentaram problemas semelhantes. A falta do conta-giros no painel dificulta saber em qual regime de rotação o motor está operando.

O conta-giros, que era comum em carros de entrada 1.0 há alguns anos, poderia ajudar no escalonamento das marchas do Citroën C3, que são mais longas. Diferente de outros carros que compartilham a mesma mecânica, como o Fiat Argo e o Peugeot 208, o C3 requer menos trocas de marcha na cidade, mas isso compromete seu desempenho em rodovias.

Em ultrapassagens, o motor corta o giro a 113 km/h, pegando motoristas de surpresa e deixando o carro sem resposta. (Foto: Citroen)

Em ultrapassagens, o motor corta o giro a 113 km/h, pegando motoristas de surpresa e deixando o carro sem resposta. (Foto: Citroen)
O Citroën C3 é mais econômico em comparação com seus concorrentes, porém apresenta desempenho mais lento em testes de aceleração e retomadas. A quarta marcha do C3 é tão longa que a quinta marcha serve quase exclusivamente para reduzir a rotação do motor, funcionando como um overdrive.

É necessário não esperar do Citroën C3 um desempenho que ele não pode oferecer. Os motoristas devem prestar atenção à velocidade, mesmo quando o motor parece capaz de girar mais. Isso ajuda a evitar surpresas como a relatada na ultrapassagem a 90 km/h.

Outro ponto importante é o peso do carro. Quando carregado com quatro adultos, a suspensão traseira, que é bastante macia, cede, e o carro pode tocar o solo em ondulações maiores ou lombadas. Isso pode afetar a estabilidade e o conforto do veículo durante a condução.

Em ultrapassagens, o motor corta o giro a 113 km/h, pegando motoristas de surpresa e deixando o carro sem resposta. (Foto: Citroen)
Em ultrapassagens, o motor corta o giro a 113 km/h, pegando motoristas de surpresa e deixando o carro sem resposta. (Foto: Citroen)

O Citroën C3 testado tem 28.569 km rodados e apresenta um consumo de combustível de 14,2 km/l no mês, com 27,9% da rodagem na cidade. Desde abril de 2023, o consumo médio é de 13,3 km/l. O modelo First Edition 1.0 tem um motor de 75/71 cv a 6.000 rpm e câmbio manual de cinco marchas. O seguro do veículo está avaliado em aproximadamente R$ 1.824, e as revisões até 100.000 km somam R$ 8.010.

Preço C3 LIVE PACK 1.6 AT 23/24

Motor 1.6 16V VTI (EC5) Automático Flex está com preço sugerido a partir de aproximadamente R$ 71.651,63 (Taxi).

Preço C3 LIVE PACK 1.0 MT 23/24

Motor 1.0 Firefly (N3) Manual Flex está com preço sugerido a partir de aproximadamente R$ 75.884,90.

Preço C3 LIVE PACK 1.0 MT 24/24

Motor 1.0 Firefly (N3) Manual Flex está com preço sugerido a partir de aproximadamente R$ 78.390,00.

*Com informações de Citroen e QuatroRodas.