Nova picape híbrida: o que esperar da BYD Shark

A chegada da BYD Shark ao Brasil marca um momento significativo no mercado automotivo do país, introduzindo não apenas uma nova opção de picape média, mas também a primeira híbrida da montadora chinesa BYD no segmento. Este lançamento é particularmente notável devido à combinação de motores que promete ser a mais potente disponível no mercado brasileiro, com "aproximadamente 480 cv".
Publicado em Carros dia 23/04/2024 por Alan Corrêa

O mercado brasileiro de automóveis está prestes a receber a BYD Shark, a primeira picape híbrida da montadora chinesa BYD. Esta introdução está agendada para o próximo mês de agosto. O modelo já foi visto em testes sem camuflagem tanto na China quanto no México, e as imagens divulgadas indicam características específicas do veículo.

A promoção do lançamento da Shark incluiu a distribuição de uma imagem promocional em inglês e português. Isso sugere uma estratégia de marketing global por parte da BYD, além de reforçar o lançamento da picape como parte de um movimento mais amplo de expansão da montadora nos mercados internacionais.

O nome “Shark”, que em inglês significa tubarão, segue a temática marítima adotada pela BYD em outros nomes de modelos. Este veículo faz parte de uma estratégia mais ampla da montadora de expandir sua linha de veículos utilizando plataformas que suportem tanto modelos híbridos quanto off-road.

Design e Especificações da BYD Shark

A BYD Shark, primeira picape híbrida da montadora chinesa BYD, chegará ao Brasil em agosto. O modelo foi visto em testes sem camuflagem na China e México.
A BYD Shark, primeira picape híbrida da montadora chinesa BYD, chegará ao Brasil em agosto. O modelo foi visto em testes sem camuflagem na China e México.

Em termos de design, a BYD Shark exibe uma frente que lembra os modelos da Ford, com faróis em forma de ‘C’, e uma grade que destaca o nome da montadora de forma proeminente. Este design foi confirmado através de imagens de um veículo rodando no México. As dimensões da Shark são de 5,46 m de comprimento e 1,97 m de largura, com um entre-eixos de 3,26 m, o que a posiciona como uma picape de porte médio.

A plataforma utilizada é a DMO, destinada a veículos híbridos e off-road. Este tipo de plataforma já é usado em outros modelos da marca, como o SUV FangChengBao Leopard 5. A suspensão do veículo é independente com duplo A nas quatro rodas, e as molas são helicoidais, diferindo das molas semielípticas comuns em outras picapes.

A capacidade de tração é facilitada pela propulsão dos motores elétricos localizados no eixo traseiro, eliminando a necessidade de um cardã. A picape será equipada com baterias Blade, que oferecem até 100 km de autonomia elétrica. Essa autonomia é complementar ao motor a combustão e não representa a autonomia total do veículo em condições normais de uso.

Capacidade do Motor e Desempenho

O nome "Shark" segue a temática marítima da BYD. A picape usa a plataforma DMO, adequada para veículos híbridos e off-road, como no SUV FangChengBao Leopard 5.
O nome “Shark” segue a temática marítima da BYD. A picape usa a plataforma DMO, adequada para veículos híbridos e off-road, como no SUV FangChengBao Leopard 5.

A BYD ainda não divulgou todas as especificações técnicas do trem de força da Shark. No entanto, é sabido que o veículo será equipado com três motores, sendo um a combustão e dois elétricos, que juntos entregam aproximadamente 480 cv de potência. Essa configuração coloca a Shark como uma das picapes mais potentes disponíveis no mercado brasileiro.

O sistema híbrido da Shark é similar ao encontrado no modelo SUV Leopard 5 da mesma montadora, que possui um motor 1.5 turbo a gasolina de 196 cv e dois motores elétricos que, no conjunto, proporcionam uma potência combinada de 680 cv. Ainda assim, é importante notar que as especificações podem variar entre diferentes modelos e configurações de motor.

A plataforma DMO é usada e a suspensão é independente com duplo A nas quatro rodas. As molas são helicoidais, diferindo das molas semielípticas de outras picapes.
A plataforma DMO é usada e a suspensão é independente com duplo A nas quatro rodas. As molas são helicoidais, diferindo das molas semielípticas de outras picapes.

A expectativa em relação ao desempenho da Shark inclui uma eficiência de combustível que deve ser beneficiada pela integração dos sistemas elétricos. A BYD menciona que a picape híbrida terá uma autonomia total que combina o uso do motor a combustão com o elétrico, mas os detalhes específicos sobre o consumo de combustível e a autonomia total ainda estão pendentes de confirmação oficial.

Embora o preço ainda não tenha sido divulgado, espera-se que o modelo custe perto de R$ 300 mil, devido às suas características avançadas de tecnologia e desempenho. Com sua chegada prevista, a BYD pretende fortalecer sua posição no mercado brasileiro de picapes, apresentando uma opção híbrida competitiva e inovadora para os consumidores.

*Com informações do Carro.Blog.Br, Autoesporte e Motor1.