Honda NX 350 Sahara certamente deixou sua marca na história das motos brasileiras

A história da Honda NX 350 Sahara é marcada por sua conexão com o sucesso da NXR 750V no Rally Paris-Dakar nos anos 80.
Publicado em Motos dia 19/11/2023 por Alan Corrêa
Honda NX 350 Sahara certamente deixou sua marca na história das motos brasileiras

Nos confins dos anos 80, a Honda desbravou o Rally Paris-Dakar, conquistando quatro vitórias consecutivas entre 1986 e 1989. Seu segredo? Um protótipo avassalador de desertos, o NXR 750V.

O reinado inquestionável da NXR foi notícia global, pois naquela época, os ralis-raids no deserto eram uma novidade empolgante. Inspirada por esse sucesso estrondoso, a Honda Brasil decidiu surfar nessa onda e assim nasceu a lendária NX 350 Sahara, lançada em meados de 1990. Esta máquina, baseada na estrutura técnica da XLX 350R, foi elegantemente “vestida” com uma carenagem robusta, emulando o visual da campeã do mais desafiador rali do mundo.

Com um design imponente e a inovação da partida elétrica, a moto cativou entusiastas.
Com um design imponente e a inovação da partida elétrica, a moto cativou entusiastas.

O resultado? Simplesmente espetacular. Seu visual imponente não só conferia à 350 o porte de uma 750, mas também oferecia proteção aerodinâmica. Em termos técnicos, o grande avanço veio com um pequeno botãozinho no punho direito: a tão aguardada partida elétrica. Esta inovação não apenas solucionou a única crítica à sua antecessora, a XLX 350R, conhecida por demandar certa perícia (e energia!) para ser ligada no pedal.

Mas, foi a Honda NX 350 Sahara um lançamento de sucesso? Sim e não. Seu desempenho como motocicleta não podia ser criticado, mas coincidiu com um momento econômico turbulento no Brasil, durante a transição entre os governos militares e a eleição do primeiro presidente após anos de ditadura.

Apesar disso, a NX 350 Sahara conquistou mais corações do que mãos que puderam adquiri-la durante sua produção. Entre julho de 1990 e setembro de 1999, 42.381 unidades foram produzidas. Apresentando atualizações anuais de cores e grafismos, teve apenas uma modesta mudança: a ponteira de escape inicialmente preta logo recebeu um revestimento de aço inoxidável.

Apesar de um início desafiador devido ao contexto econômico do Brasil na época, a Sahara ganhou popularidade após 1995 com a estabilização econômica.
Apesar de um início desafiador devido ao contexto econômico do Brasil na época, a Sahara ganhou popularidade após 1995 com a estabilização econômica.

As vendas, porém, só decolaram em meados de 1995, anos após o lançamento, coincidindo com a estabilização econômica através do Plano Real. Os recordes de vendas foram alcançados em 1996 e 1997.

Potente, resistente, confortável e versátil, a NX 350 Sahara foi sucedida pela NX4 Falcon, herdando sua confiável mecânica, mas adaptando-se ao visual dos anos 2000, mais alinhado à tendência de estilo enxuto da época, afastando-se do aspecto “desértico”.

A trajetória da NX 350 Sahara reflete não apenas a evolução das motocicletas Honda, mas também o contexto social e econômico do Brasil naquele período. A recuperação econômica não apenas impulsionou suas vendas, mas demonstrou como fatores externos podem influenciar até mesmo o sucesso de um ícone sobre duas rodas.

Preço da Honda NX 350 Sahara

Honda NX 350 Sahara
Honda NX 350 Sahara

Encontrar uma Honda NX 350 Sahara nos sites de venda de motos usadas por cerca de R$ 18.000 é uma oportunidade empolgante para os entusiastas das duas rodas. Essa relíquia sobre rodas, carregando consigo a história do Rally Paris-Dakar e o legado da robustez Honda, atrai olhares por seu design imponente e confiabilidade mecânica.

Considerando a procura crescente por modelos clássicos e confiáveis, esse preço reflete não apenas o valor intrínseco da moto, mas também a demanda e o fascínio por essa icônica máquina.

*Com informações da Honda e Webmotors.