Fiat Doblò elétrico chega ao Brasil em 2025 com nova plataforma e mais tecnologia

Por anos, o Fiat Doblò rodou pelas ruas brasileiras, mas em 2021 saiu de cena. Agora, ele volta totalmente elétrico, importado e com nova plataforma. O e-Doblò terá motor de 136 cv, autonomia de até 492 km e capacidade de carga de 800 kg. Previsto para 2025, será um reforço na eletrificação dos furgões comerciais.
Publicado por Alan Correa em Carros dia 8/02/2025

O Fiat Doblò está de volta. Mas não do jeito que era antes. Agora ele vem com uma nova plataforma, um motor elétrico e a missão de encarar o mercado de furgões de trabalho de um jeito mais silencioso e eficiente. Sai a combustão, entra a eletricidade, mas a proposta continua a mesma: transportar carga de maneira prática e funcional.

Pontos Principais:

  • Fiat e-Doblò retorna ao Brasil como um furgão elétrico importado.
  • Modelo compartilha plataforma com Peugeot e-Partner e Citroën e-Berlingo.
  • Capacidade de carga de 800 kg e autonomia de até 492 km.
  • Recarga rápida pode levar 30 minutos para atingir 80% da carga total.

A Fiat decidiu trazer o e-Doblò para o Brasil após um hiato de três anos. Em 2021, a produção nacional foi encerrada, deixando um vazio no segmento. Agora, ele retorna, importado, e compartilhando a base com modelos como o Peugeot e-Partner e o Citroën e-Berlingo. A promessa é oferecer uma opção elétrica para frotistas e empresas que buscam reduzir custos operacionais e emissões.

O lançamento no Brasil está programado para o segundo semestre de 2025. Será que esse novo Doblò elétrico tem o que é preciso para conquistar os profissionais do transporte urbano? Vamos descobrir.

Nova plataforma e dimensões

O Fiat Doblò saiu do mercado brasileiro em 2021, mas agora retorna com uma proposta totalmente diferente. Em 2025, chega a versão elétrica, importada e baseada em furgões europeus.
O Fiat Doblò saiu do mercado brasileiro em 2021, mas agora retorna com uma proposta totalmente diferente. Em 2025, chega a versão elétrica, importada e baseada em furgões europeus.

A primeira grande mudança do e-Doblò está na sua base. Em vez de um projeto independente, ele agora compartilha estrutura com modelos da Peugeot e Citroën, que já atuam no mercado europeu. Essa mudança garante mais tecnologia, maior aproveitamento de espaço e um padrão global para o modelo.

O furgão chega ao Brasil com 4,75 metros de comprimento, 1,84 metro de altura e 1,84 metro de largura. Seu entre-eixos é de 2,97 metros, o que garante um compartimento de carga de 4,4 metros cúbicos. A capacidade de carga é de 800 kg, posicionando-o acima dos modelos menores a combustão da Stellantis.

Com essas medidas, o e-Doblò entra na briga com outros modelos elétricos voltados para transporte urbano. Seu tamanho permite que ele transite por cidades sem grandes dificuldades, ao mesmo tempo que carrega volumes consideráveis.

Motorização elétrica e desempenho

O novo e-Doblò será fabricado fora do Brasil e usará a plataforma dos Peugeot e-Partner e Citroën e-Berlingo. O modelo trará mudanças no design, mas manterá o foco no transporte de cargas.
O novo e-Doblò será fabricado fora do Brasil e usará a plataforma dos Peugeot e-Partner e Citroën e-Berlingo. O modelo trará mudanças no design, mas manterá o foco no transporte de cargas.

No lugar de um motor a combustão tradicional, o e-Doblò adota um conjunto elétrico com 136 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Esses números garantem que o furgão tenha desempenho suficiente para lidar com cargas no dia a dia, além de oferecer uma condução mais suave e silenciosa.

O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, e a velocidade máxima é limitada a 130 km/h. Essa limitação ocorre para preservar a autonomia da bateria, um dos fatores mais críticos em veículos elétricos. Falando nisso, o e-Doblò pode rodar até 492 km no ciclo WLTP, um número competitivo para sua categoria.

Quando o assunto é recarga, o furgão suporta carregamento rápido em corrente contínua de 100 kW, permitindo recarregar de 0% a 80% em 30 minutos. Já em carregadores de corrente alternada, como os domésticos, o tempo para carga total pode chegar a 7 horas e 30 minutos.

Interior e equipamentos

O interior seguirá o padrão dos furgões elétricos da Stellantis, com painel digital, conectividade e assistentes de condução. Recursos de segurança, como airbags e câmera de ré, estarão disponíveis.
O interior seguirá o padrão dos furgões elétricos da Stellantis, com painel digital, conectividade e assistentes de condução. Recursos de segurança, como airbags e câmera de ré, estarão disponíveis.

Por dentro, o e-Doblò segue o padrão dos furgões elétricos da Stellantis. O painel digital, os controles centralizados e a disposição dos comandos são praticamente idênticos aos de seus primos franceses. A ideia é oferecer um ambiente funcional e prático para o motorista e passageiros.

Entre os itens de série, o furgão deve contar com conectividade para smartphones, central multimídia integrada e sistemas de assistência à condução. Recursos como controle eletrônico de estabilidade, assistência em frenagens emergenciais e sensores de estacionamento devem fazer parte do pacote.

Além disso, o modelo pode trazer airbags e câmera de ré, dependendo da configuração escolhida para o Brasil. Esses equipamentos são essenciais para a segurança do motorista e para facilitar as manobras no dia a dia de trabalho.

Posicionamento no mercado

O e-Doblò será posicionado como um utilitário premium elétrico, acima dos furgões a combustão da Stellantis. Ele ampliará as opções para empresas que buscam alternativas sustentáveis no transporte urbano.
O e-Doblò será posicionado como um utilitário premium elétrico, acima dos furgões a combustão da Stellantis. Ele ampliará as opções para empresas que buscam alternativas sustentáveis no transporte urbano.

O e-Doblò não chega para substituir os modelos a combustão da Stellantis, mas sim para ocupar uma posição acima deles. O Fiat Fiorino e o Peugeot Partner Rapid continuam no portfólio, atendendo a um público que ainda não está pronto para a eletrificação.

Além do e-Doblò, a Stellantis também trará ao Brasil o Peugeot e-Partner. Os dois modelos compartilham a mesma plataforma e proposta, sendo opções para empresas que querem reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

A eletrificação de veículos comerciais é um caminho inevitável, mas ainda há desafios. O preço inicial do e-Doblò será um fator determinante para sua aceitação. Além disso, a infraestrutura de recarga no Brasil ainda precisa evoluir para atender às necessidades de frotistas e transportadores urbanos.

Preços e disponibilidade

Na Europa, a versão a combustão do Doblò parte de €20.510, o equivalente a R$ 110 mil. Já a versão elétrica custa cerca de €40.000 (R$ 215 mil), podendo cair para €32.960 (R$ 177 mil) com incentivos.

No Brasil, a Stellantis ainda não revelou os preços oficiais, mas estima-se que o valor ultrapasse R$ 200 mil. Com impostos e custos de importação, o preço pode chegar a R$ 300 mil, tornando o modelo uma opção premium dentro do segmento.

O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2025. Com isso, as empresas terão mais uma opção elétrica para compor suas frotas, ampliando a presença de utilitários sustentáveis no mercado brasileiro.

Fonte: Carro.Blog.Br, Stellantis, AutoEsporte, Mobiauto, Fiatprofessional e Automaistv.