O modelo Ferrari F80 combina um motor a combustão interna V6 com um sistema híbrido que entrega um total de 1200 cv. Com tecnologias herdadas do automobilismo, como a suspensão ativa e o sistema de e-turbo, o F80 é projetado para oferecer um desempenho consistente tanto em pista quanto em estradas. Com um foco em eficiência energética, o carro utiliza uma bateria de 2,28 kWh para alimentar os motores elétricos e otimizar a entrega de potência.
A Ferrari desenvolveu o F80 com base na experiência acumulada em competições como o Campeonato Mundial de Endurance (WEC). O modelo conta com um motor a combustão de 2992 cc de cilindrada, capaz de gerar 900 cv a 8750 rpm, com um torque máximo de 850 Nm a 5550 rpm. O sistema híbrido oferece 300 cv adicionais por meio de três motores elétricos — dois no eixo dianteiro e um no traseiro —, garantindo tração nas quatro rodas.
Um dos destaques técnicos do F80 é a suspensão ativa, que ajusta a altura do carro em tempo real conforme a velocidade e as condições da pista. Esse sistema, combinado com a aerodinâmica avançada, permite ao modelo gerar até 1000 kg de downforce a 250 km/h, o que garante estabilidade em curvas e alta capacidade de frenagem.
O sistema de e-turbo, uma inovação da Ferrari, elimina o atraso tradicional dos motores turbo, proporcionando uma resposta instantânea. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 2,15 segundos e atinge uma velocidade máxima de 350 km/h. Essa combinação de potência e agilidade faz do F80 o modelo mais rápido já produzido pela marca.
Além disso, o F80 incorpora tecnologias derivadas da Fórmula 1, como o sistema de recuperação de energia cinética (MGU-K), que transforma a energia gerada nas frenagens em eletricidade para recarregar a bateria. O modelo conta com modos de condução ajustáveis, como o “Hybrid”, “Performance” e “Qualify”, que adaptam o comportamento do carro às condições da pista.
Em termos de design, o F80 foi projetado com uma estrutura leve e resistente, feita de fibra de carbono e alumínio, o que reduz o peso do carro para 1525 kg. O layout da cabine segue o conceito “1+”, onde o assento do motorista é ajustável e o do passageiro fixo, visando a redução de peso e o aumento da imersão na condução.
O carro também apresenta inovações no gerenciamento térmico, com radiadores laterais para otimizar o fluxo de ar e resfriar o motor V6 híbrido, além de um sistema de ventilação integrado à carroceria. A suspensão ativa ajusta a altura do carro automaticamente, o que melhora a aerodinâmica e a aderência em curvas.
O sistema de assistência ao motorista (ADAS) inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e alerta de mudança de faixa, tornando o F80 utilizável tanto em estradas convencionais quanto em pistas de corrida. O modelo também traz uma asa traseira ativa, que se ajusta conforme a velocidade, garantindo maior controle e segurança em altas velocidades.
A Ferrari anunciou que o F80 será produzido em uma edição limitada de apenas 799 unidades. O modelo é o mais recente de uma série de carros icônicos da marca, incluindo o GTO, F40 e LaFerrari. O F80 promete ser um marco na história da Ferrari, combinando engenharia avançada e soluções tecnológicas com um design voltado para o desempenho.
O lançamento do Ferrari F80 reafirma o compromisso da montadora italiana com a inovação e a performance, mantendo sua posição de destaque no mercado de supercarros. A combinação de motores elétricos com a tradicional potência dos motores a combustão coloca o F80 como um dos carros mais potentes e tecnologicamente avançados já produzidos pela Ferrari.
O modelo utiliza um conversor DC/DC para gerenciar três voltagens distintas ao mesmo tempo, o que melhora a eficiência energética e elimina a necessidade de uma bateria adicional. Essa tecnologia, junto com a suspensão ativa e o sistema de e-turbo, faz do F80 um carro projetado tanto para a estrada quanto para a pista.
Fonte: Carro.Blog.Br e Ferrari.