A crescente popularidade dos carros elétricos trouxe à tona uma preocupação crucial: incêndios nesses veículos.
Autoridades norte-americanas estão agora pressionando os fabricantes a intensificarem seus esforços para garantir a segurança tanto das equipes de resgate quanto dos ocupantes desses automóveis revolucionários.
Socorristas nos Estados Unidos enfrentam um desafio adicional quando se trata de incêndios em carros elétricos. Embora treinados para lidar com diversos tipos de incêndios, a complexidade das baterias desses veículos os torna mais perigosos. As baterias podem experimentar o que é conhecido como “fuga térmica” – ciclos de superaquecimento e super pressurização, resultando em incêndios e até explosões.
Em entrevista ao site Insider, Brian O’Connor, técnico-engenheiro de serviços da Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos EUA, explicou que essas baterias são compostas por milhares de pequenas células de energia. A preocupação é que basta uma delas para reacender o fogo, mesmo após o incêndio da bateria parecer extinto.
O aumento nos incêndios de carros elétricos gera desafios significativos para as equipes de resgate. A “fuga térmica” torna esses incêndios difíceis de serem controlados, pois a energia remanescente nas baterias pode reiniciar o fogo, mesmo quando aparentemente extinto. Isso já foi evidenciado em um acidente que resultou na queima de um navio que transportava carros elétricos em julho deste ano.
Diante dessa realidade, autoridades norte-americanas estão cobrando dos fabricantes maior empenho na proteção das equipes de socorro e dos ocupantes desses veículos. A segurança das equipes de resposta a emergências tornou-se uma prioridade, exigindo soluções eficazes para lidar com incêndios em carros elétricos.
À medida que os carros elétricos continuam a ganhar espaço nas estradas, é essencial enfrentar esses desafios de frente. A busca por soluções inovadoras na fabricação desses veículos e a implementação de protocolos de segurança mais robustos são cruciais para garantir que a transição para a mobilidade elétrica seja segura e eficaz.
Para garantir a segurança de todos, é crucial conscientizar os socorristas sobre os riscos específicos associados aos carros elétricos e garantir que estejam adequadamente treinados. Este guia visa não apenas informar, mas também destacar a importância da preparação para lidar com as complexidades únicas dos incêndios em carros elétricos.
Ao incorporar essas dicas de segurança em sua rotina ao dirigir um veículo elétrico, você contribui para a proteção tanto de si mesmo quanto dos socorristas que podem ser chamados em uma situação de emergência. Fique informado, esteja preparado e promova a segurança nas estradas com carros elétricos.
As baterias dos carros elétricos são componentes fundamentais que fornecem a energia necessária para impulsionar o veículo. Essas baterias desempenham um papel crucial na popularização e aceitação dos carros elétricos como alternativas viáveis aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Vamos explorar como as baterias dos carros elétricos funcionam.
Os carros elétricos geralmente usam baterias de íon de lítio (Li-ion), que se tornaram populares devido à sua densidade de energia relativamente alta, vida útil duradoura e baixa taxa de autodescarga.
As baterias de íon de lítio são compostas por células individuais. Cada célula contém um ânodo (geralmente feito de carbono), um cátodo (geralmente feito de óxido de lítio e outros metais) e um eletrólito líquido ou sólido que permite a movimentação de íons entre o ânodo e o cátodo.
Quando o carro elétrico está sendo carregado, a corrente elétrica flui do ponto de carregamento para a bateria. Esse processo causa a remoção de íons de lítio do cátodo, que migram através do eletrólito e são incorporados ao ânodo.
Durante a descarga, quando o veículo está em movimento, os íons de lítio movem-se do ânodo de volta para o cátodo, liberando energia elétrica que é usada para alimentar o motor elétrico e mover o veículo.
O desempenho das baterias é influenciado pela temperatura. Portanto, os carros elétricos estão equipados com sistemas de gestão térmica para manter as baterias em uma faixa de temperatura ideal, garantindo eficiência e prolongando a vida útil.
A capacidade da bateria, medida em kilowatt-horas (kWh), determina a quantidade de energia que pode ser armazenada. Quanto maior a capacidade, maior a autonomia do veículo entre as recargas.
As baterias de íon de lítio têm um número limitado de ciclos de carga e descarga antes de começarem a perder eficiência. O desenvolvimento contínuo visa aumentar a durabilidade das baterias.
Devido à natureza das baterias, a reciclagem é essencial para minimizar o impacto ambiental. Os fabricantes e governos estão trabalhando para desenvolver métodos eficazes de reciclagem de baterias de íon de lítio.
Pesquisas estão em andamento para melhorar a densidade de energia das baterias, reduzir custos, aumentar a vida útil e explorar tecnologias emergentes, como baterias de estado sólido.
*Com informações do UOL, AutoPapo, QuatroRodas, MobiAuto e OlharDigital.