A Citroën lançou o novo e-C3, um hatchback totalmente elétrico que promete redefinir os padrões do segmento B na Europa. Com um foco na acessibilidade e na mobilidade elétrica, a marca busca oferecer uma experiência de condução confortável.
Além disso, o modelo apresenta os inovadores Batentes Hidráulicos Progressivos, oferecendo conforto e estabilidade em diferentes condições de estrada.
O design do ë-C3 incorpora a nova identidade de marca da Citroën, com elementos arrojados e uma abordagem técnica distintiva. Com suas linhas elegantes e atraentes, o ë-C3 se destaca no segmento B, oferecendo um equilíbrio entre estética moderna e funcionalidade prática. Com essa nova adição à sua linha de veículos, a Citroën continua a promover a mobilidade elétrica e a inovação tecnológica, tornando-a mais acessível e prática para os consumidores europeus.
“Acreditamos que o novo Citroën ë-C3 100% elétrico vem quebrar as regras do segmento B, uma vez que ouvimos os atributos que os clientes mais apreciam nos SUV e incorporámos os melhores benefícios dessas características no estilo mais alto e mais objetivo do automóvel. Assim, embora mantenha uma pegada semelhante, em termos de comprimento e largura, à do seu antecessor, tornámo-lo 100 mm mais alto para uma maior sensação de robustez e presença na estrada, com as vantagens adicionais de uma maior distância ao solo e uma posição de condução mais elevada, para que os condutores e passageiros se sintam mais confortáveis a passar por cima de buracos, passeios e outros obstáculos nas ruas das cidades de hoje”, afirmou Pierre Leclercq, Diretor de Estilo da Citroën.
O novo design é radicalmente inovador, com uma altura de 1,57 m que oferece aos ocupantes dos assentos dianteiros um acréscimo de 30 mm, proporcionando uma postura de condução mais elevada e dominante. Isso resulta em uma sensação ampliada de controle e segurança, enquanto todos os passageiros desfrutam de uma visibilidade aprimorada, contribuindo para uma experiência a bordo mais reconfortante. Surpreendentemente, o ë-C3 é notavelmente mais espaçoso internamente em praticamente todas as dimensões em comparação com seu predecessor, apesar de ser apenas 19 mm mais longo e 6 mm mais largo. O espaço para os cotovelos dos passageiros traseiros foi ampliado em 19 mm, enquanto o dos passageiros dianteiros foi aumentado em 21 mm em relação à média do mercado. Além disso, a distância para os joelhos no banco traseiro é a melhor de sua classe, ultrapassando a média em pelo menos 20 mm.
Com um motor elétrico de 83 kW/113 CV e um conjunto de baterias LFP de 44 kWh, o ë-C3 possui uma autonomia máxima de 320 km WLTP e oferece opções de carregamento rápido em postos DC de 100 kW. Os recursos de navegação conectada, como a aplicação ë-Routes, permitem planejar viagens de forma eficiente, com acesso a uma ampla rede de estações de carregamento em toda a Europa.
O interior do ë-C3 foi projetado para proporcionar um ambiente espaçoso e funcional, com ênfase na comodidade dos ocupantes. Os bancos Citroën Advanced Comfort oferecem suporte ergonômico, e o espaçoso design do interior permite uma experiência de viagem confortável para todos os passageiros.
O modelo se destaca por sua oferta de sistemas de infotainment, incluindo o “My Citroën Play com Smartphone Station” e o “My Citroën Drive com Touchscreen de 10’’”. Ambos os sistemas oferecem acesso intuitivo a diversas funções, desde entretenimento até navegação, mantendo o foco na segurança do condutor.
Com preços acessíveis para quele mercado ficam em torno de 23.300 Euros, o ë-C3 está disponível em duas versões bem equipadas: You e Max. Ambas as versões oferecem uma série de recursos de segurança e conforto, bem como opções de personalização de cores e design.
“Comprar um automóvel novo pode ser um desafio quando se trata de compreender a frequentemente enorme gama de versões e opções que os clientes podem escolher e pelas quais têm de pagar. Na Citroën queremos tornar todo o processo mais simples e mais justo para os clientes, com uma abordagem de “gama inteligente” aos níveis de série, bem como uma maior transparência nos preços”, afirmou Federico Goyret, Diretor de Marketing da Citroën.
*Com informações da Stellantis.