A BYD Shark é a nova picape híbrida plug-in lançada no Brasil, destacando-se como a mais cara do segmento de caminhonetes médias, com preço de R$ 379.800. Com uma potência de 437 cv e capacidade de carga de 790 kg, a picape enfrenta desafios devido a limitações impostas pela legislação e à fidelidade dos consumidores a marcas tradicionais, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. A Shark traz tecnologia avançada e eficiência energética, mas precisará provar seu valor em um mercado conhecido por consumidores conservadores e exigentes em termos de confiabilidade e capacidade de carga.
A BYD aposta em um segmento inédito com a picape híbrida Shark, mas enfrenta desafios de preço, legislação e fidelidade de consumidores do setor de caminhonetes.
Resumo dos pontos principais
- A BYD Shark é a picape mais cara do segmento, lançada em torno de R$ 379.800.
- A capacidade de carga da Shark é limitada a 790 kg devido à legislação brasileira.
- A Shark é equipada com tecnologia híbrida plug-in, gerando 437 cv de potência.
- Concorrentes diretas incluem Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Desafios de Preço
A BYD Shark possui um sistema de tração integral sob demanda, ideal para enfrentar terrenos desafiadores com maior controle.
O lançamento da BYD Shark marca a entrada da montadora em um segmento competitivo de caminhonetes médias no Brasil. A nova picape se destaca por ser a mais cara da categoria, com um valor de aproximadamente R$ 379.800, superando modelos consagrados como a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Enquanto a Toyota pede R$ 371.190 pela variante esportiva GR-S da Hilux, a Ford cobra R$ 351.990 na Ranger Limited. A estratégia de preços da BYD, em contraste, visa introduzir uma tecnologia avançada de motorização, mas foge da linha de preços competitivos adotada em outros segmentos pela marca.
A Shark se diferencia por seu conjunto motriz moderno, que combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos nos eixos. Essa combinação gera um total de 437 cv e 65 kgfm de torque, o que posiciona a picape como a mais potente do segmento, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Apesar do desempenho impressionante, o desafio é justificar o custo mais alto para um público fiel às picapes tradicionais.
Capacidade de Carga e Legislação
A tecnologia de assistência da Shark inclui câmeras 360º, controle de estabilidade, tração e diversos alertas de segurança.
Um dos pontos críticos para a Shark é sua capacidade de carga limitada. A picape pode transportar até 790 kg, o que é próximo ao valor de modelos menores, como a Fiat Strada. A limitação é consequência direta da legislação brasileira, que estipula um peso bruto total máximo de 3.500 kg para veículos da categoria B, o que impacta o potencial de carga do veículo.
O Código de Trânsito Brasileiro, Lei Nº 9.503 de 1997, define que veículos dessa categoria não devem exceder esse limite de peso bruto total e devem ter uma lotação máxima de oito passageiros, excluindo o motorista. Isso influencia diretamente o cálculo da capacidade de carga dos veículos, restringindo a Shark em comparação com outras picapes médias no mercado.
Tecnologia Híbrida e Estratégia de Mercado
O modelo oferece uma autonomia elétrica de até 70 km, tornando-se uma opção eficiente para trajetos urbanos diários.
A Shark se diferencia dos concorrentes por sua tecnologia híbrida plug-in, conhecida como DMO, que permite uma eficiência energética superior. A BYD utiliza a tecnologia Blade de baterias, combinada aos motores elétricos, para priorizar a utilização do modo elétrico durante a condução. Essa característica ajuda a reduzir o consumo de combustível, especialmente em trajetos urbanos.
Entretanto, o mercado de caminhonetes médias é conhecido por seu perfil de consumidores fiéis, que valorizam motores turbodiesel pela confiabilidade e desempenho em condições adversas. Convencer esse público a adotar uma nova tecnologia e motorização pode ser um desafio para a BYD. A marca já tem experiência em lançar modelos inovadores, mas neste caso, o preço e a aceitação tecnológica serão fatores decisivos.
Concorrentes Diretas e Expectativas
O interior é equipado com bancos em couro, ar-condicionado automático e sistema de som Dirac, garantindo conforto para os ocupantes.
As principais concorrentes da Shark são a Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, que dominam o segmento de caminhonetes médias no Brasil. Esses modelos oferecem confiabilidade e características adequadas para o uso no agronegócio e fora de estrada, o que são critérios importantes para os consumidores tradicionais do segmento.
A decisão da BYD de lançar a Shark como o modelo mais caro pode impactar sua receptividade no mercado, especialmente em um setor onde o preço competitivo é um fator determinante. A montadora aposta em seu diferencial tecnológico, mas o mercado de picapes exige mais do que inovação. A capacidade de suportar trabalho pesado, a confiança do consumidor e o histórico de marca são elementos cruciais para o sucesso.
A BYD Shark chega ao mercado brasileiro com uma proposta inovadora de tecnologia híbrida plug-in, mas enfrenta desafios significativos relacionados ao preço elevado e às restrições de capacidade de carga impostas pela legislação. A montadora terá de demonstrar que a Shark é uma opção viável para um público tradicionalmente conservador, acostumado a motores turbodiesel confiáveis e capacidades de carga superiores.
Com o mercado de caminhonetes médias altamente competitivo e consumidores fiéis às marcas estabelecidas, a BYD precisará encontrar formas de equilibrar seu diferencial tecnológico com as expectativas do público, além de lidar com as limitações impostas pela legislação.
Ficha Técnica do BYD Shark
O motor turbo a gasolina de 1.5L é complementado por dois motores elétricos, proporcionando uma potência combinada de 435 cv.
Geral
- Ano: 2025
- Combustível: Eletricidade/gasolina (Híbrido plug-in)
- Configuração: Picape
- Lugares: 5
- Plataforma: DMO
- Portas: 4
- Porte: Médio
- Procedência: Importado
Motor
- Alimentação: Injeção multiponto
- Aspiração: Turbocompressor
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: BYD476ZQF
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Deslocamento: 1498 cm³
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 14,81 kg/cv
- Peso/torque: 106,6 kg/kgfm
- Potência específica: 120,2 cv/litro
- Potência máxima: 180 cv
- Regime potência máxima: 4500 rpm
- Torque máximo: 25 kgfm
- Regime torque máximo: 3000 rpm
- Válvulas por cilindro: 4
- Variação do comando: Admissão
Motor Elétrico
- Autonomia elétrica: 70 km
- Capacidade da bateria: 29,6 kWh
- Potência: 204 cv (traseiro)
- Potência combinada: 435 cv
- Potência de recarga: 40 kW (DC)
- Torque: 34,7 kgfm (traseiro)
Transmissão
- Acoplamento: Engrenagem epicicloidal
- Câmbio: Automático
- Marchas: 1
- Tração: Integral sob demanda
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, braços sobrepostos
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco ventilado
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 13,5 m
Pneus
- Dianteiros: 265/65 R18
- Traseiros: 265/65 R18
- Estepe: 265/65 R18
- Altura do flanco: 172 mm
Dimensões
- Altura: 1925 mm
- Altura mínima do solo: 210 mm
- Ângulo de entrada: 31 graus
- Ângulo de saída: 19,3 graus
- Bitola dianteira: 1660 mm
- Bitola traseira: 1660 mm
- Caçamba: 1450 litros
- Carga útil: 835 kg
- Comprimento: 5457 mm
- Distância entre-eixos: 3260 mm
- Largura: 1971 mm
- Peso: 2665 kg
- Rampa máxima: 30 graus
- Reboque com freio: 2500 kg
- Tanque de combustível: 57 litros
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 5,7 s
- Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo
- Rodoviário: 10 km/l
- Urbano: 11 km/l
Autonomia
- Rodoviária: 570 km
- Urbana: 627 km
Equipamentos do BYD Shark
A picape é equipada com três entradas de 220V, permitindo seu uso como fonte de energia para o agronegócio e outros setores.
Segurança
- Airbags de cortina
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de mudança de faixa
- Alerta de ponto cego
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Assistente de desembarque
- Assistente de farol alto
- Assistente de partida em rampa
- Assistente de permanência em faixa
- Câmera traseira para manobras
- Câmeras para visão de 360 graus
- Cintos de 3 pontos para todos ocupantes
- Controle automático de descida
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Desembaçador do vidro traseiro
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de LED
- Faróis de neblina
- Freios ABS
- Frenagem automática de emergência
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Luz de condução diurna
- Luz traseira de neblina
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Tração integral
- Travamento central das portas
- Vetorização de torque
Conforto
- Acionamento remoto do motor
- Ajuste de apoio lombar para o motorista
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Alças de segurança no teto
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Apoio de braço para o motorista
- Ar quente
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Assistente de centralização em faixa
- Auto Hold
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do motorista com aquecimento
- Banco do motorista com ventilação
- Banco do passageiro com ajuste elétrico
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Bancos revestidos em couro
- Câmbio automático
- Capô sustentado por mola a gás
- Carregamento bidirecional
- Chave presencial
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Comando interno da tampa do tanque
- Controle automático de velocidade
- Controle de velocidade adaptativo
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Destravamento remoto do porta-malas
- Direção assistida
- Faróis com acendimento automático
- Freio de estacionamento elétrico
- Ionizador/purificador de ar
- Limitador de velocidade
- Limpador de para-brisa automático
- Luz de teto traseira
- Luz no porta-luvas
- Luz no porta-malas
- Recuperação de energia cinética
- Retrovisor externo com aquecimento
- Retrovisor interno fotocrômico
- Retrovisores rebativeis eletricamente
- Rodas de liga leve
- Saída de ar para o banco traseiro
- Sistema start-stop
- Tampa traseira motorizada
- Zonas de ar-condicionado: 2
Entretenimento
- Carregador de celular por indução
- Comandos ao veículo via aplicativo
- Computador de bordo
- Conexão Bluetooth
- Conexão USB
- Espelhamento da tela do celular
- Head-up display
- Indicador de temperatura externa
- Informações do veículo via aplicativo
- Navegador GPS
- Rádio
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Roteador Wi-Fi
- Sistema de som Dirac
- Tomada de 110/220 volts
- Volante multifuncional
*Com informações de Garagem 360, r7, Auto Esporte e Uol.