BYD Shark: Nova Picape Híbrida Enfrenta Desafios de Preço e Capacidade no Brasil

A BYD Shark é a nova picape híbrida plug-in lançada no Brasil, destacando-se como a mais cara do segmento de caminhonetes médias, com preço de R$ 379.800. Com uma potência de 437 cv e capacidade de carga de 790 kg, a picape enfrenta desafios devido a limitações impostas pela legislação e à fidelidade dos consumidores a marcas tradicionais, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. A Shark traz tecnologia avançada e eficiência energética, mas precisará provar seu valor em um mercado conhecido por consumidores conservadores e exigentes em termos de confiabilidade e capacidade de carga.
Publicado em Carros dia 23/10/2024 por Alan Corrêa

A BYD aposta em um segmento inédito com a picape híbrida Shark, mas enfrenta desafios de preço, legislação e fidelidade de consumidores do setor de caminhonetes.

Resumo dos pontos principais

  • A BYD Shark é a picape mais cara do segmento, lançada em torno de R$ 379.800.
  • A capacidade de carga da Shark é limitada a 790 kg devido à legislação brasileira.
  • A Shark é equipada com tecnologia híbrida plug-in, gerando 437 cv de potência.
  • Concorrentes diretas incluem Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.

Desafios de Preço

A BYD Shark possui um sistema de tração integral sob demanda, ideal para enfrentar terrenos desafiadores com maior controle.
A BYD Shark possui um sistema de tração integral sob demanda, ideal para enfrentar terrenos desafiadores com maior controle.

O lançamento da BYD Shark marca a entrada da montadora em um segmento competitivo de caminhonetes médias no Brasil. A nova picape se destaca por ser a mais cara da categoria, com um valor de aproximadamente R$ 379.800, superando modelos consagrados como a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Enquanto a Toyota pede R$ 371.190 pela variante esportiva GR-S da Hilux, a Ford cobra R$ 351.990 na Ranger Limited. A estratégia de preços da BYD, em contraste, visa introduzir uma tecnologia avançada de motorização, mas foge da linha de preços competitivos adotada em outros segmentos pela marca. A Shark se diferencia por seu conjunto motriz moderno, que combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos nos eixos. Essa combinação gera um total de 437 cv e 65 kgfm de torque, o que posiciona a picape como a mais potente do segmento, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Apesar do desempenho impressionante, o desafio é justificar o custo mais alto para um público fiel às picapes tradicionais.

Capacidade de Carga e Legislação

A tecnologia de assistência da Shark inclui câmeras 360º, controle de estabilidade, tração e diversos alertas de segurança.
A tecnologia de assistência da Shark inclui câmeras 360º, controle de estabilidade, tração e diversos alertas de segurança.

Um dos pontos críticos para a Shark é sua capacidade de carga limitada. A picape pode transportar até 790 kg, o que é próximo ao valor de modelos menores, como a Fiat Strada. A limitação é consequência direta da legislação brasileira, que estipula um peso bruto total máximo de 3.500 kg para veículos da categoria B, o que impacta o potencial de carga do veículo. O Código de Trânsito Brasileiro, Lei Nº 9.503 de 1997, define que veículos dessa categoria não devem exceder esse limite de peso bruto total e devem ter uma lotação máxima de oito passageiros, excluindo o motorista. Isso influencia diretamente o cálculo da capacidade de carga dos veículos, restringindo a Shark em comparação com outras picapes médias no mercado.

Tecnologia Híbrida e Estratégia de Mercado

O modelo oferece uma autonomia elétrica de até 70 km, tornando-se uma opção eficiente para trajetos urbanos diários.
O modelo oferece uma autonomia elétrica de até 70 km, tornando-se uma opção eficiente para trajetos urbanos diários.

A Shark se diferencia dos concorrentes por sua tecnologia híbrida plug-in, conhecida como DMO, que permite uma eficiência energética superior. A BYD utiliza a tecnologia Blade de baterias, combinada aos motores elétricos, para priorizar a utilização do modo elétrico durante a condução. Essa característica ajuda a reduzir o consumo de combustível, especialmente em trajetos urbanos. Entretanto, o mercado de caminhonetes médias é conhecido por seu perfil de consumidores fiéis, que valorizam motores turbodiesel pela confiabilidade e desempenho em condições adversas. Convencer esse público a adotar uma nova tecnologia e motorização pode ser um desafio para a BYD. A marca já tem experiência em lançar modelos inovadores, mas neste caso, o preço e a aceitação tecnológica serão fatores decisivos.

Concorrentes Diretas e Expectativas

O interior é equipado com bancos em couro, ar-condicionado automático e sistema de som Dirac, garantindo conforto para os ocupantes.
O interior é equipado com bancos em couro, ar-condicionado automático e sistema de som Dirac, garantindo conforto para os ocupantes.

As principais concorrentes da Shark são a Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, que dominam o segmento de caminhonetes médias no Brasil. Esses modelos oferecem confiabilidade e características adequadas para o uso no agronegócio e fora de estrada, o que são critérios importantes para os consumidores tradicionais do segmento. A decisão da BYD de lançar a Shark como o modelo mais caro pode impactar sua receptividade no mercado, especialmente em um setor onde o preço competitivo é um fator determinante. A montadora aposta em seu diferencial tecnológico, mas o mercado de picapes exige mais do que inovação. A capacidade de suportar trabalho pesado, a confiança do consumidor e o histórico de marca são elementos cruciais para o sucesso.

A BYD Shark chega ao mercado brasileiro com uma proposta inovadora de tecnologia híbrida plug-in, mas enfrenta desafios significativos relacionados ao preço elevado e às restrições de capacidade de carga impostas pela legislação. A montadora terá de demonstrar que a Shark é uma opção viável para um público tradicionalmente conservador, acostumado a motores turbodiesel confiáveis e capacidades de carga superiores. Com o mercado de caminhonetes médias altamente competitivo e consumidores fiéis às marcas estabelecidas, a BYD precisará encontrar formas de equilibrar seu diferencial tecnológico com as expectativas do público, além de lidar com as limitações impostas pela legislação.

Ficha Técnica do BYD Shark

O motor turbo a gasolina de 1.5L é complementado por dois motores elétricos, proporcionando uma potência combinada de 435 cv.
O motor turbo a gasolina de 1.5L é complementado por dois motores elétricos, proporcionando uma potência combinada de 435 cv.

Geral

  • Ano: 2025
  • Combustível: Eletricidade/gasolina (Híbrido plug-in)
  • Configuração: Picape
  • Lugares: 5
  • Plataforma: DMO
  • Portas: 4
  • Porte: Médio
  • Procedência: Importado

Motor

  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Cilindros: 4 em linha
  • Código do motor: BYD476ZQF
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Deslocamento: 1498 cm³
  • Disposição: Longitudinal
  • Instalação: Dianteiro
  • Peso/potência: 14,81 kg/cv
  • Peso/torque: 106,6 kg/kgfm
  • Potência específica: 120,2 cv/litro
  • Potência máxima: 180 cv
  • Regime potência máxima: 4500 rpm
  • Torque máximo: 25 kgfm
  • Regime torque máximo: 3000 rpm
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Variação do comando: Admissão

Motor Elétrico

  • Autonomia elétrica: 70 km
  • Capacidade da bateria: 29,6 kWh
  • Potência: 204 cv (traseiro)
  • Potência combinada: 435 cv
  • Potência de recarga: 40 kW (DC)
  • Torque: 34,7 kgfm (traseiro)

Transmissão

  • Acoplamento: Engrenagem epicicloidal
  • Câmbio: Automático
  • Marchas: 1
  • Tração: Integral sob demanda

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco ventilado

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 13,5 m

Pneus

  • Dianteiros: 265/65 R18
  • Traseiros: 265/65 R18
  • Estepe: 265/65 R18
  • Altura do flanco: 172 mm

Dimensões

  • Altura: 1925 mm
  • Altura mínima do solo: 210 mm
  • Ângulo de entrada: 31 graus
  • Ângulo de saída: 19,3 graus
  • Bitola dianteira: 1660 mm
  • Bitola traseira: 1660 mm
  • Caçamba: 1450 litros
  • Carga útil: 835 kg
  • Comprimento: 5457 mm
  • Distância entre-eixos: 3260 mm
  • Largura: 1971 mm
  • Peso: 2665 kg
  • Rampa máxima: 30 graus
  • Reboque com freio: 2500 kg
  • Tanque de combustível: 57 litros

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 5,7 s
  • Velocidade máxima: 160 km/h

Consumo

  • Rodoviário: 10 km/l
  • Urbano: 11 km/l

Autonomia

  • Rodoviária: 570 km
  • Urbana: 627 km

Equipamentos do BYD Shark

A picape é equipada com três entradas de 220V, permitindo seu uso como fonte de energia para o agronegócio e outros setores.
A picape é equipada com três entradas de 220V, permitindo seu uso como fonte de energia para o agronegócio e outros setores.

Segurança

  • Airbags de cortina
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de mudança de faixa
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Assistente de desembarque
  • Assistente de farol alto
  • Assistente de partida em rampa
  • Assistente de permanência em faixa
  • Câmera traseira para manobras
  • Câmeras para visão de 360 graus
  • Cintos de 3 pontos para todos ocupantes
  • Controle automático de descida
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de LED
  • Faróis de neblina
  • Freios ABS
  • Frenagem automática de emergência
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Luz de condução diurna
  • Luz traseira de neblina
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Tração integral
  • Travamento central das portas
  • Vetorização de torque

Conforto

  • Acionamento remoto do motor
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Alças de segurança no teto
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Apoio de braço para o motorista
  • Ar quente
  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Assistente de centralização em faixa
  • Auto Hold
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco do motorista com aquecimento
  • Banco do motorista com ventilação
  • Banco do passageiro com ajuste elétrico
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Bancos revestidos em couro
  • Câmbio automático
  • Capô sustentado por mola a gás
  • Carregamento bidirecional
  • Chave presencial
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Comando interno da tampa do tanque
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Direção assistida
  • Faróis com acendimento automático
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Ionizador/purificador de ar
  • Limitador de velocidade
  • Limpador de para-brisa automático
  • Luz de teto traseira
  • Luz no porta-luvas
  • Luz no porta-malas
  • Recuperação de energia cinética
  • Retrovisor externo com aquecimento
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Retrovisores rebativeis eletricamente
  • Rodas de liga leve
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Sistema start-stop
  • Tampa traseira motorizada
  • Zonas de ar-condicionado: 2

Entretenimento

  • Carregador de celular por indução
  • Comandos ao veículo via aplicativo
  • Computador de bordo
  • Conexão Bluetooth
  • Conexão USB
  • Espelhamento da tela do celular
  • Head-up display
  • Indicador de temperatura externa
  • Informações do veículo via aplicativo
  • Navegador GPS
  • Rádio
  • Reconhecimento de placas de trânsito
  • Roteador Wi-Fi
  • Sistema de som Dirac
  • Tomada de 110/220 volts
  • Volante multifuncional

*Com informações de Garagem 360, r7, Auto Esporte e Uol.