O que faz uma picape ser realmente boa? Potência? Durabilidade? Capacidade de enfrentar qualquer terreno? Ou talvez seja a combinação de todos esses fatores? Hoje, vamos colocar a Toyota Hilux SRV 3.0 Turbo 4×4 Cabine Dupla 2015 à prova e descobrir se ela ainda é uma das melhores escolhas para quem busca um veículo robusto.
Seja no campo, na cidade ou na estrada, a Hilux tem a fama de ser praticamente indestrutível. Mas isso significa que qualquer unidade usada ainda mantém essa confiabilidade? Será que ela sobreviveu ao tempo e ao uso extremo? Vamos analisar todos os pontos, do motor à suspensão, passando pelo desempenho, consumo e, claro, o que esperar se você estiver pensando em comprar uma.
Aqui não tem favoritismo, e se algo não estiver à altura das expectativas, vamos apontar. Vamos descobrir se a Hilux SRV 2015 merece o título de picape definitiva ou se o tempo cobrou seu preço.
Debaixo do capô, a Hilux SRV 2015 traz um motor 3.0 turbo diesel de quatro cilindros, gerando 171 cv a 3600 rpm e torque de 36,7 kgfm a 1400 rpm. Isso significa força suficiente para encarar qualquer subida carregada e desempenho adequado para rodovias.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos, um tempo razoável para um veículo dessa categoria. A velocidade máxima chega a 180 km/h, mas ninguém compra uma picape dessas para correr. A verdadeira questão é: como ela se sai no dia a dia?
No uso urbano, a transmissão manual de cinco marchas pode exigir um pouco mais de esforço em engarrafamentos. Já na estrada, a Hilux se mantém estável, mas a suspensão rígida pode não ser a mais confortável para quem pretende rodar longas distâncias. Em terrenos acidentados, a tração 4×4 com reduzida faz toda a diferença, permitindo enfrentar lama, areia e subidas íngremes sem dificuldades.
Ninguém compra uma picape diesel esperando economia extrema, mas a Hilux SRV 2015 tem números razoáveis para o que entrega. O consumo médio é de 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, dentro da média para um veículo desse porte.
Com um tanque de 80 litros, a autonomia pode chegar a 896 km em rodovias, o que significa menos paradas para abastecimento em viagens longas. Mas é importante lembrar que o consumo pode variar conforme o peso da carga e o tipo de terreno.
Para quem pensa em adquirir uma usada, é essencial verificar se o consumo se mantém dentro da média, pois problemas no sistema de injeção ou desgaste de componentes podem aumentar o consumo significativamente.
A cabine dupla acomoda cinco ocupantes, mas o espaço para quem vai atrás não é tão generoso quanto em alguns concorrentes. Os bancos são revestidos em couro e há ajustes elétricos para o motorista, garantindo um nível razoável de conforto.
O painel de instrumentos é funcional, com computador de bordo e conta-giros, mas sem grandes avanços tecnológicos. O sistema de som inclui rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de GPS integrado.
A direção hidráulica facilita as manobras, mas o diâmetro de giro de 12,4 metros pode ser um desafio em locais apertados. O ar-condicionado automático mantém a cabine climatizada, mesmo em dias de calor intenso.
Uma picape precisa ser útil, e a Hilux SRV 2015 não decepciona nesse quesito. A caçamba tem capacidade para 1000 litros e suporta até 1010 kg de carga, permitindo o transporte de materiais pesados sem dificuldades.
A altura do solo de 222 mm e os ângulos de entrada e saída (30 e 23 graus, respectivamente) garantem que o veículo passe por terrenos acidentados sem grandes problemas.
Antes de comprar uma usada, é essencial verificar a integridade da caçamba. Marcas de uso extremo, corrosão ou amassados podem indicar que o veículo foi submetido a trabalhos muito pesados.
A Hilux tem a reputação de ser praticamente indestrutível, mas isso não significa que esteja imune a problemas. Antes de fechar negócio, alguns pontos devem ser analisados com atenção:
Outra questão a considerar é o custo de manutenção. Peças e revisões podem não ser das mais baratas, então vale a pena pesquisar preços antes de decidir pela compra.
Os preços da Toyota Hilux SRV 2015 variam conforme o estado de conservação e quilometragem. Modelos a diesel costumam ser mais valorizados, mantendo preços na faixa de R$ 118 mil a R$ 141 mil.
Já as versões flex são mais acessíveis, com valores entre R$ 109 mil e R$ 119 mil. Vale lembrar que picapes desse porte costumam ter boa valorização no mercado de usados, o que pode ser um fator positivo para quem pensa na revenda.
A resposta depende do tipo de uso que você pretende dar ao veículo. Se a ideia é ter uma picape resistente, capaz de enfrentar terrenos difíceis e transportar carga com segurança, a Hilux SRV 2015 ainda é uma excelente opção.
Por outro lado, se o foco é conforto e economia de combustível, pode ser interessante avaliar outros modelos. O custo de manutenção e o consumo são fatores a considerar antes de tomar uma decisão.
No fim das contas, o segredo está em encontrar um modelo bem cuidado, com manutenção em dia e histórico confiável. Se esse for o caso, a Hilux continua sendo uma das picapes mais respeitadas do mercado.
Fonte: Carro.Blog.Br, Icarros, Vrum e AutoEsporte.