Por Alan Correa
11/11/2023
Mercado e negócios
Em uma decisão que promete sacudir o cenário automotivo brasileiro, o Governo anunciou alterações significativas nas regras de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in em 2024.
A principal mudança está na recomposição gradual das alíquotas de Imposto de Importação, que atingirão 35% do valor dos veículos em julho de 2026.
No caso dos carros elétricos, a alíquota começa em 10% em janeiro de 2024, aumenta para 18% em julho de 2024, alcança 25% em julho de 2025 e chega ao patamar máximo de 35% em julho de 2026.
Os híbridos, que utilizam baterias recarregáveis durante as frenagens ou no funcionamento do motor, terão alíquotas partindo de 12% em janeiro de 2024, chegando aos 35% apenas em julho de 2026.
Já os híbridos plug-in, que combinam combustíveis fósseis com recarga na tomada, começam com 12%, atingem 20% em julho de 2024, 28% em julho de 2025 e culminam nos 35% em julho de 2026.
A categoria de "automóveis elétricos para transporte de carga," representada pelos caminhões elétricos, inicia com uma taxa de 20% em janeiro de 2024, alcançando os 35% em julho do mesmo ano.