Por Alan Correa
11/02/2025
Confira como funciona e os principais problemas dos carburadores de carros.
O carburador tem função essencial no sistema de alimentação de motores a combustão interna, regulando a mistura de ar e combustível para otimizar o desempenho e a eficiência.
Sua função principal é misturar o combustível, geralmente na forma de gasolina, com o ar em uma proporção precisa, criando a mistura ar-combustível necessária para a ignição no motor.
Essa mistura é então direcionada para os cilindros do motor, onde é comprimida e posteriormente inflamada pela vela de ignição, impulsionando o movimento dos pistões.
Para essa tarefa, o carburador utiliza vários componentes, incluindo difusor, venturi, agulha de medição, pulverizador e válvula de borboleta, que trabalham para controlar fluxo de ar e combustível.
Quando o ar é sugado para dentro do motor, ele passa pelo venturi, criando uma área de baixa pressão que puxa o combustível do pulverizador para o fluxo de ar.
A quantidade de combustível é controlada pela posição da agulha de medição, que regula o nível de combustível no reservatório do carburador.
Ao ajustar os componentes do carburador de acordo com as condições de operação do motor, como a temperatura ambiente e a demanda de potência.
É possível assegurar uma mistura ideal de ar e combustível para diversas condições de condução, ajustando o carburador para melhorar o desempenho e a eficiência do motor.
No entanto, devido à sua natureza mecânica e à sensibilidade a fatores externos, os carburadores podem exigir ajustes frequentes.
E manutenção cuidadosa para manter o desempenho do motor e a economia de combustível em níveis ideais.
No Brasil, até 1996, diversos modelos de automóveis ainda saíam de fábrica com carburadores, antes da adoção definitiva da injeção eletrônica como padrão de alimentação.
Entre esses modelos estavam o Ford Escort Hobby, o Gol 1000, o VW Fusca, a VW Kombi e o Fiat Uno Mille Eletronic e ELX. A produção da Kombi foi descontinuada no ano seguinte, em 1997.
Vazamentos no carburador: Causam engasgos do motor em marcha lenta e alta velocidade, semelhantes aos sintomas de combustível adulterado.
Desregulagem: Resulta em dificuldades na partida, falhas na aceleração e perda de potência em altas velocidades.
Defeitos na vedação: Provocam rachaduras e ressecamento, comprometendo o funcionamento do carburador.