Por Alan Correa
03/11/2023
O carburador desempenha um papel crucial no sistema de alimentação de motores a combustão interna.
Sua função principal é misturar o combustível, geralmente na forma de gasolina, com o ar em uma proporção precisa, criando a mistura ar-combustível necessária para a ignição no motor.
Essa mistura é então direcionada para os cilindros do motor, onde é comprimida e posteriormente inflamada pela vela de ignição, impulsionando o movimento dos pistões.
Para essa tarefa, o carburador utiliza vários componentes, incluindo difusor, venturi, agulha de medição, pulverizador e válvula de borboleta, que trabalham para controlar fluxo de ar e combustível.
Quando o ar é sugado para dentro do motor, ele passa pelo venturi, criando uma área de baixa pressão que puxa o combustível do pulverizador para o fluxo de ar.
A quantidade de combustível é controlada pela posição da agulha de medição, que regula o nível de combustível no reservatório do carburador.
Ao ajustar os componentes do carburador de acordo com as condições de operação do motor, como a temperatura ambiente e a demanda de potência.
É possível garantir uma mistura ideal para diferentes situações de condução.
No entanto, devido à sua natureza mecânica e à sensibilidade a fatores externos, os carburadores podem exigir ajustes frequentes.
E manutenção cuidadosa para manter o desempenho do motor e a economia de combustível em níveis ideais.
No Brasil, até 1996, alguns modelos de carros eram equipados com carburadores.
Entre esses modelos estavam o Ford Escort Hobby, o Gol 1000, o VW Fusca, a VW Kombi e o Fiat Uno Mille Eletronic e ELX. A produção da Kombi foi descontinuada no ano seguinte, em 1997.
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