05/02/2025

Hidrogênio verde avança como alternativa para o transporte sustentável

Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa

O hidrogênio verde surge como alternativa limpa para o transporte, emitindo apenas vapor de água. Apesar do potencial, a adoção em larga escala ainda enfrenta desafios estruturais.

Produzido por eletrólise da água com energia renovável, o hidrogênio verde evita o uso de combustíveis fósseis. O Brasil tem vantagem por sua matriz energética majoritariamente limpa.

Células de combustível transformam hidrogênio em eletricidade, eliminando a necessidade de baterias. Montadoras também testam motores a combustão adaptados para o uso do gás.

O hidrogênio verde é visto como solução para transporte pesado, garantindo autonomia e abastecimento rápido. Veículos leves devem seguir a rota elétrica nas cidades.

A infraestrutura de abastecimento é limitada, dificultando a expansão do hidrogênio. O cenário é comparável aos desafios enfrentados por carros elétricos no início de sua adoção.

O Brasil produz 500 mil toneladas de hidrogênio por ano, mas apenas 5% vêm de fontes renováveis. A produção precisa crescer para acompanhar a demanda sustentável.

Projetos no Nordeste aproveitam recursos naturais, como vento e sol, para produzir hidrogênio verde. A USP estuda soluções para integrar a produção à rede de postos.

A transição energética não acontece de forma rápida. O hidrogênio verde é uma das rotas para descarbonização, mas depende de avanços tecnológicos e investimentos contínuos.