05/02/2025
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
O hidrogênio verde surge como alternativa limpa para o transporte, emitindo apenas vapor de água. Apesar do potencial, a adoção em larga escala ainda enfrenta desafios estruturais.
Produzido por eletrólise da água com energia renovável, o hidrogênio verde evita o uso de combustíveis fósseis. O Brasil tem vantagem por sua matriz energética majoritariamente limpa.
Células de combustível transformam hidrogênio em eletricidade, eliminando a necessidade de baterias. Montadoras também testam motores a combustão adaptados para o uso do gás.
O hidrogênio verde é visto como solução para transporte pesado, garantindo autonomia e abastecimento rápido. Veículos leves devem seguir a rota elétrica nas cidades.
A infraestrutura de abastecimento é limitada, dificultando a expansão do hidrogênio. O cenário é comparável aos desafios enfrentados por carros elétricos no início de sua adoção.
O Brasil produz 500 mil toneladas de hidrogênio por ano, mas apenas 5% vêm de fontes renováveis. A produção precisa crescer para acompanhar a demanda sustentável.
Projetos no Nordeste aproveitam recursos naturais, como vento e sol, para produzir hidrogênio verde. A USP estuda soluções para integrar a produção à rede de postos.
A transição energética não acontece de forma rápida. O hidrogênio verde é uma das rotas para descarbonização, mas depende de avanços tecnológicos e investimentos contínuos.