06/03/2025

Alfa Romeo Junior: um carro elétrico que se diz hatch, mas parece SUV

Por Cimbaju.com.br / Alan Corrêa

O Alfa Romeo Junior redefine o conceito de SUV ao se apresentar como hatch. Compacto e elétrico, traz design inspirado em modelos clássicos da marca e aposta na dirigibilidade esportiva.

Com 4,17 m de comprimento e 1,50 m de altura, o Junior mantém centro de gravidade baixo. O interior tem telas de 10,25” voltadas ao motorista e detalhes inspirados no histórico Quadrifoglio.

O motor elétrico de 282 cv e 35,2 kgfm garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 s. A bateria de 54 kWh oferece 370 km de autonomia e recarga rápida de 10 a 80% em 30 minutos.

A engenharia inclui diferencial autoblocante Torsen e suspensão ajustada para melhor controle em curvas. A direção direta e precisa reforça o DNA esportivo tradicional da Alfa Romeo.

Na pista de Balocco, o Junior demonstrou estabilidade em curvas e frenagens. Os discos ventilados de 380 mm garantem segurança, enquanto os pneus largos reforçam aderência e dirigibilidade.

O porta-malas tem 400 litros e os bancos esportivos Sabelt reforçam o estilo esportivo. O espaço traseiro acomoda dois passageiros, mas a plataforma causa intrusão no assoalho central.

Os modos Dynamic, Normal e Advanced Efficiency ajustam a resposta do motor e a regeneração de energia. O botão B no seletor da transmissão ativa a frenagem regenerativa ao desacelerar.

O Alfa Romeo Junior tem interior focado no motorista, telas de 10,25”, bancos esportivos, assistentes de segurança, espaço traseiro para três e porta-malas de 400 litros na versão elétrica.

O Alfa Romeo Junior híbrido parte de 29.000 euros (aproximadamente R$ 177.700), o elétrico de 156 cv começa em 38.000 euros (cerca de  R$ 232.900) e o Veloce custa 48.500 euros (cerca de  R$ 297.310).