A Volkswagen do Brasil celebrou a produção de 500 mil unidades do SUVW T‑Cross, consolidando o modelo como o SUV mais vendido do Brasil e da América do Sul em 2024. Fabricado na unidade de São José dos Pinhais (PR), o T‑Cross também foi um dos três modelos mais exportados pela Volkswagen no último ano, sendo enviado para 17 países da região.
Versões do T-Cross 2025:
O SUV, que estreou no mercado brasileiro em 2019, foi o primeiro modelo do segmento produzido pela Volkswagen no país. Desde então, tornou-se um dos principais veículos da marca, combinando espaço interno, tecnologia, segurança e desempenho. Em 2024, passou por uma reformulação que trouxe novidades em design, motorização e equipamentos de série.
O marco de produção reforça a estratégia da Volkswagen para o mercado brasileiro e sul-americano. Como parte de um amplo plano de investimentos, a montadora anunciou um aporte de R$ 16 bilhões no Brasil até 2028. Desse total, R$ 3 bilhões serão aplicados na fábrica do Paraná, garantindo modernização dos processos produtivos e a chegada de novos modelos, como o Novo Virtus e uma pick-up inédita.
O T‑Cross se destacou como o SUV mais vendido do Brasil em 2024, com 83.995 unidades emplacadas. No mercado sul-americano, o modelo também liderou, totalizando 98.200 unidades comercializadas na região. Além do desempenho expressivo no mercado interno, a Volkswagen fortaleceu sua presença internacional ao exportar o SUV para 17 países.
Os principais destinos do T‑Cross em 2024 foram Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador, Peru, Costa Rica, Panamá, Guatemala, Honduras, El Salvador, República Dominicana, Aruba, Curaçao e St. Marteen. No total, 17.246 unidades do modelo foram exportadas no ano passado.
A Volkswagen do Brasil também ampliou sua participação no comércio exterior. Em 2024, exportou 90.142 veículos, um crescimento de 43% em relação a 2023. Enquanto a marca expandiu seus embarques, o mercado total de exportação de veículos leves no Brasil registrou queda de 1,6%, conforme dados da Anfavea. Com esses números, a Volkswagen se mantém como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, acumulando mais de 4,3 milhões de unidades embarcadas em sua história.
O Novo T‑Cross chegou ao mercado em 2024 com uma série de melhorias. O modelo foi o primeiro lançamento dentro da estratégia da Volkswagen que prevê 16 novos veículos até 2028. Entre as mudanças, o SUV recebeu um novo design e aprimoramentos tecnológicos.
O veículo agora conta com faróis Full LED e assinatura VW LED de série em todas as versões. As lanternas traseiras também passaram a ser em LED, reforçando a identidade visual do modelo. Além disso, o sistema de infotainment VW Play foi atualizado e agora é disponibilizado com tela semiflutuante em todas as configurações.
Outro destaque do Novo T‑Cross está na segurança. O modelo passou a contar com o pacote ADAS, que inclui frenagem autônoma de emergência, assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego, sensor de fadiga e assistente traseiro de saída de vaga. Além desses recursos, o veículo possui alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro.
O Novo T‑Cross manteve a configuração de motorização que o consolidou no mercado. O modelo conta com duas opções de motor: 200 TSI e 250 TSI, ambas acopladas ao câmbio automático de seis velocidades.
A versão 200 TSI está presente nas configurações 200 e Comfortline, permitindo que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Já a versão Highline é equipada com o motor 250 TSI, que reduz esse tempo para 8,6 segundos. Essa motorização foi projetada para equilibrar eficiência e desempenho, seja no ambiente urbano ou em estradas.
O Novo T‑Cross manteve sua classificação de segurança com cinco estrelas nos testes do Latin NCAP, entidade que avalia o nível de proteção dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe. O modelo atingiu a pontuação máxima nos quatro critérios avaliados: segurança para adultos, crianças, pedestres e tecnologia ativa.
A Volkswagen tem o maior número de veículos cinco estrelas no Latin NCAP, com quatro modelos reconhecidos na categoria máxima de segurança: T‑Cross, Nivus, Novo Virtus e Taos. O protocolo de testes da entidade segue padrões internacionais e busca garantir que os veículos comercializados na região ofereçam segurança aprimorada aos ocupantes.
A fábrica de São José dos Pinhais, onde o T‑Cross é produzido, recebeu um investimento de R$ 3 bilhões como parte do plano da Volkswagen no Brasil. A unidade é uma das mais modernas do grupo e já produziu mais de 3 milhões de veículos em seus 26 anos de operação.
Além da produção do T‑Cross, a fábrica será responsável por fabricar o Novo Virtus a partir de 2025. Também foi confirmado que a unidade será a responsável por desenvolver uma nova pick-up para o mercado nacional e exportação, um modelo que deve competir em um segmento estratégico.
A Volkswagen destaca a unidade de São José dos Pinhais por seus processos produtivos avançados, que incluem inspeção por inteligência artificial, uso de realidade virtual e medidas sustentáveis. A fábrica conta com um sistema de iluminação natural para redução do consumo de energia e uma estação meteorológica que otimiza o uso de recursos como gás natural e eletricidade.
A unidade de São José dos Pinhais começou a operar em 1999 e, desde então, produziu diversos modelos da Volkswagen e da Audi. Abaixo, alguns dos principais marcos da fábrica:
A Volkswagen implementa diversas iniciativas sustentáveis na fábrica de São José dos Pinhais. A unidade preserva uma área de 300 mil m² de reflorestamento, com mais de 85 mil árvores plantadas. Entre elas, estão 10 mil araucárias, espécie símbolo do Paraná.
O local abriga 20 espécies de mamíferos e 200 espécies de aves, algumas ameaçadas de extinção, como a gralha-azul e o garimpeiro. Além disso, há peixes e répteis nos lagos da área de preservação.
A fábrica também se destaca por soluções sustentáveis no processo produtivo, incluindo o uso de tintas à base de água na pintura dos veículos, evitando a emissão de solventes. A iluminação natural é utilizada em grande escala, contribuindo para a redução do consumo de energia.
Fonte: Vwnews.