O Volkswagen Nivus GTS 2025 apareceu antes da hora e, surpreendentemente, não foi por um vazamento de fábrica ou um flagra apressado de algum entusiasta. Quem revelou o SUV esportivo foi o próprio CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, que, sem rodeios, postou uma foto ao lado do carro. Sem camuflagem, sem suspense, sem enrolação. O Nivus GTS está pronto e, pelo visto, a Volkswagen quer que todos saibam disso.
A montadora já havia prometido um ano movimentado para os fãs de carros com pegada esportiva, e o Nivus GTS é um dos três modelos confirmados para 2025. Ele chega ao mercado trazendo modificações visuais, novas rodas e um conjunto mecânico já conhecido, mas ajustado para entregar um comportamento diferenciado. A grande questão agora é quando exatamente ele será lançado e como se posicionará diante dos rivais.
O que já se sabe é que o SUV terá o motor 1.4 TSI de 150 cv, câmbio automático de seis marchas e um design exclusivo dentro da linha Nivus. As rodas de 18 polegadas aparecem nas imagens, mas podem ser opcionais, seguindo uma estratégia já usada pela Volkswagen em outros modelos esportivos. Agora, resta saber se o Nivus GTS chegará antes ou depois do Tera, outro lançamento esportivo da marca previsto para este ano.
O Nivus GTS se diferencia das versões convencionais do modelo por um conjunto de detalhes exclusivos. A dianteira traz elementos em vermelho na parte inferior do para-choque, uma identidade já vista em outros modelos GTS da marca. O capô mantém o formato tradicional, mas a grade frontal e os faróis seguem um padrão mais agressivo.
Na traseira, há um novo aerofólio, maior e mais destacado do que nas outras versões do Nivus. Os racks de teto, comuns nas variantes convencionais, foram removidos para reforçar o perfil esportivo. As lanternas traseiras mantêm o desenho já conhecido, sem alterações significativas.
Um dos elementos que chamam a atenção são as rodas de 18 polegadas, já mostradas na unidade branca flagrada dentro da fábrica. Agora, aparecem novamente na foto divulgada pelo CEO da Volkswagen. Apesar disso, podem ser oferecidas como opcional, como ocorreu com o Polo GTS no passado.
O Nivus GTS mantém o motor 1.4 TSI, já utilizado em outros modelos da Volkswagen. Esse propulsor entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, funcionando tanto com gasolina quanto com etanol. O câmbio automático de seis marchas segue a mesma configuração dos demais modelos da marca que utilizam esse motor.
A suspensão deve receber ajustes para proporcionar um comportamento mais esportivo. A altura em relação ao solo será menor do que nas versões convencionais, o que deve garantir maior estabilidade e respostas mais rápidas nas curvas. A tração dianteira é mantida, sem alterações na plataforma MQB.
O teto solar, presente em outras versões do Nivus, não estará disponível na variante GTS. O motivo é a linha de produção da fábrica de São Bernardo do Campo, onde o SUV é montado. Modelos com teto solar só são fabricados na unidade de São José dos Pinhais, no Paraná.
A Volkswagen confirmou que lançará três modelos esportivos no Brasil em 2025, e o Nivus GTS é um dos primeiros a chegar. A montadora aposta na ampliação da linha GTS para atrair consumidores que buscam um visual diferenciado sem abrir mão do formato SUV.
Ainda não há uma data oficial de lançamento, mas, com o modelo já rodando sem disfarces e com a divulgação feita pelo próprio CEO da marca, a chegada às concessionárias deve ocorrer em breve. O posicionamento de preço também não foi revelado, mas a expectativa é que o Nivus GTS fique acima da versão Highline, que atualmente é a topo de linha do modelo.
A inclusão das rodas de 18 polegadas como opcional pode impactar o valor final do SUV. O preço oficial ainda depende da definição do pacote de equipamentos e de eventuais ajustes antes da chegada ao mercado.
O Nivus GTS chega para reforçar a presença da Volkswagen no segmento de SUVs esportivos. Com um conjunto mecânico já testado em outros modelos da marca e um visual diferenciado, ele mira um público que busca um desempenho mais dinâmico sem abrir mão do conforto de um SUV.
Fonte: Carro.Blog.Br, LinkedIn e Motor1.