Vale a pena comprar um Kia Bongo 2008 K-2700 DLX RD 4×2 2008 cabine simples usado?

Quem procura um utilitário usado para trabalho encontra no Kia Bongo K2700 2008 uma opção funcional. Serve para cargas de até 1530 kg, é econômico e robusto. Desempenho limitado e conforto básico são os pontos fracos. Veja histórico de uso, estado da suspensão e motor antes de fechar negócio.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Carros Usados dia 9/04/2025

O Kia Bongo K2700 2.7 CS 2008 é um utilitário de porte médio que se destaca pela sua proposta voltada ao uso comercial. Com tração traseira, carroceria chassi-cabine e capacidade de carga útil de 1530 kg, esse modelo atende às necessidades de transporte leve e médio, sendo comumente adotado por pequenos negócios, empreendedores e empresas de logística urbana. Seu design funcional é complementado por dimensões adequadas ao trânsito das cidades e robustez compatível com atividades mais intensas.

Pontos Principais:

  • Utilitário com motor diesel de 83 cv, tração traseira e câmbio manual de 5 marchas.
  • Capacidade de carga útil de 1530 kg e caçamba com volume de 1626 litros.
  • Consumo médio de 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com autonomia de até 600 km.
  • Preço estimado entre R$ 63.422 e R$ 74.598, dependendo do estado e quilometragem.
  • Equipado com suspensão robusta, freios a disco na dianteira e direção hidráulica.

Equipado com um motor diesel de 83 cv, o veículo é orientado pela eficiência e durabilidade em vez do desempenho bruto. Seu foco não é o uso pessoal ou o lazer, mas sim o transporte de cargas com segurança e autonomia suficiente para percursos urbanos e rodoviários. A caçamba com capacidade de 1626 litros contribui para a viabilidade desse tipo de aplicação, facilitando o transporte de volumes consideráveis em um único deslocamento.

O modelo apresenta desempenho modesto em termos de velocidade e aceleração, o que pode ser uma limitação para quem busca agilidade. Contudo, tais números estão alinhados com o objetivo comercial da proposta. O consumo também segue essa lógica, com médias razoáveis considerando a massa total do veículo e a motorização a diesel, que prioriza torque e resistência mecânica.

Desempenho

O Kia Bongo K2700 2.7 CS diesel é um utilitário com motor de 83 cv e torque de 17,5 kgfm. Com aspiração natural e injeção indireta, oferece força suficiente para o transporte leve e médio.
O Kia Bongo K2700 2.7 CS diesel é um utilitário com motor de 83 cv e torque de 17,5 kgfm. Com aspiração natural e injeção indireta, oferece força suficiente para o transporte leve e médio.

O Kia Bongo K2700 2008 vem equipado com um motor dianteiro, longitudinal, diesel, de quatro cilindros em linha e aspiração natural. Ele entrega potência máxima de 83 cv a 4150 rpm e torque máximo de 17,5 kgfm a 2400 rpm, com razão de compressão de 21,5:1. A potência específica é de 31,1 cv/litro, e o torque específico é de 6,6 kgfm/litro. O motor utiliza injeção indireta e comando de válvulas único no bloco.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 23 segundos, e a velocidade máxima é de 135 km/h. São números compatíveis com veículos comerciais de sua categoria, que priorizam carga útil e durabilidade em vez de performance. A transmissão é manual de cinco marchas, com embreagem monodisco a seco, o que favorece simplicidade mecânica e manutenção facilitada.

A tração traseira contribui para uma melhor distribuição de peso quando carregado, o que aumenta a estabilidade do veículo. Essa configuração é importante para operações que envolvem subidas, descidas e curvas com carga elevada. O peso/potência de 20,72 kg/cv e o peso/torque de 98,3 kg/kgfm refletem a proposta mecânica voltada à força em baixas rotações.

Consumo e autonomia

O consumo é de 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. O tanque de 60 litros garante autonomia de até 600 km, equilibrando eficiência e capacidade para rotinas urbanas e viagens curtas.
O consumo é de 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. O tanque de 60 litros garante autonomia de até 600 km, equilibrando eficiência e capacidade para rotinas urbanas e viagens curtas.

O consumo de combustível do Bongo K2700 é calculado em 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com tanque de combustível de 60 litros. Esses valores geram uma autonomia urbana de até 420 km e rodoviária de 600 km. Para um veículo com mais de 1,5 tonelada de capacidade de carga útil, essas médias são adequadas ao perfil de operação proposto.

Considerando o perfil diesel e a proposta comercial, os dados de consumo mostram um equilíbrio entre capacidade de transporte e eficiência energética. A autonomia proporcionada pelo tanque permite rotas urbanas e intermunicipais sem reabastecimentos frequentes. Isso é vantajoso para quem trabalha com entregas ou transporte fixo entre pontos logísticos.

O foco em economia operacional, aliado à durabilidade mecânica de motores diesel naturalmente aspirados, consolida o modelo como uma alternativa interessante para quem busca baixo custo de operação. Além disso, a simplicidade mecânica pode contribuir para manutenção mais acessível ao longo do tempo.

Interior

Com 3 lugares e cabine simples, o conforto é limitado. A caçamba comporta 1626 litros e a carga útil chega a 1530 kg. A direção hidráulica facilita o uso urbano, mesmo carregado.
Com 3 lugares e cabine simples, o conforto é limitado. A caçamba comporta 1626 litros e a carga útil chega a 1530 kg. A direção hidráulica facilita o uso urbano, mesmo carregado.

O interior do Kia Bongo é simples, funcional e direcionado ao uso comercial. Com capacidade para três ocupantes e duas portas, o modelo não prioriza o conforto para passageiros em viagens longas. Seu espaço interno é compacto, mas atende à proposta de transporte utilitário urbano e intermunicipal com cabine simples.

A cabine foi projetada para maximizar a área de carga da caçamba, que comporta até 1626 litros. A prioridade do projeto é garantir visibilidade, praticidade de entrada e saída e controles básicos de operação. O acabamento é simples e com foco em durabilidade, com comandos manuais e ergonomia voltada ao dia a dia de trabalho.

Mesmo com limitações de conforto, a cabine oferece o essencial para uso constante: bancos resistentes, painel funcional e boa visibilidade frontal. A estrutura do chassi-cabine também permite diversas configurações na parte traseira, como carrocerias baú, carga seca ou refrigerada, tornando-o versátil para diversos segmentos.

Medidas

A transmissão é manual de 5 marchas, com tração traseira. Esse conjunto é simples, robusto e fácil de manter, ideal para quem precisa de confiabilidade mecânica no dia a dia.
A transmissão é manual de 5 marchas, com tração traseira. Esse conjunto é simples, robusto e fácil de manter, ideal para quem precisa de confiabilidade mecânica no dia a dia.

O modelo possui 4820 mm de comprimento, 1740 mm de largura e 1970 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2415 mm, e as bitolas são de 1490 mm na dianteira e 1460 mm na traseira. Com peso bruto total de 1720 kg e carga útil de 1530 kg, o veículo é equilibrado para o transporte urbano de mercadorias.

A suspensão dianteira é independente com braços sobrepostos e barra de torção. A traseira possui eixo rígido com feixe de molas semielípticas. Essa configuração garante resistência para o transporte de cargas mesmo em vias irregulares, além de facilitar a manutenção e troca de componentes.

Os freios são a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira. A direção conta com assistência hidráulica e raio de giro de 10 metros, permitindo manobras mais precisas em ambientes urbanos. Os pneus 195/80 R14 são padrão tanto na dianteira quanto na traseira, com altura de flanco de 156 mm.

Preço aproximado

A suspensão dianteira independente e o eixo traseiro rígido garantem resistência para uso contínuo com peso. Freios a disco na frente e tambor atrás dão segurança básica.
A suspensão dianteira independente e o eixo traseiro rígido garantem resistência para uso contínuo com peso. Freios a disco na frente e tambor atrás dão segurança básica.

O Kia Bongo K2700 2.7 CS 2008 possui preço estimado entre R$ 63.422 e R$ 74.598 no mercado de seminovos, dependendo da quilometragem, estado geral e procedência. A valorização de modelos comerciais segue critérios diferentes dos veículos de passeio, considerando mais a funcionalidade e menos o visual ou tecnologia embarcada.

Veículos desse perfil mantêm seu valor de mercado de forma estável quando bem conservados, principalmente por atenderem a nichos específicos de transporte e prestação de serviço. A durabilidade mecânica e a capacidade de carga também influenciam na precificação. Além disso, o custo de manutenção, disponibilidade de peças e facilidade de reparo impactam diretamente na valorização.

Ao analisar a faixa de preço, é necessário considerar o histórico de revisões, documentação, número de donos e tipo de uso anterior. Modelos com uso exclusivamente urbano e manutenção em dia costumam apresentar melhor relação custo-benefício, especialmente para frotistas e pequenos empresários.

Ficha Técnica do Kia Bongo K2700 2.7 CS 2008

Geral

  • Ano: 2008
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Diesel
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Chassi-cabine
  • Porte: Médio
  • Lugares: 3
  • Portas: 2
  • Geração: 3
  • Plataforma: –
  • Série: –

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Longitudinal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: –
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 21,5:1
  • Deslocamento: 2665 cm3
  • Código do motor: –
  • Peso/potência: 20,72 kg/cv
  • Peso/torque: 98,3 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção indireta
  • Comando de válvulas: Único no bloco
  • Variação do comando: –
  • Acionamento comando: –
  • Diâmetro do cilindro: –
  • Curso do pistão: –
  • Potência máxima: 83 cv a 4150 rpm
  • Torque máximo: 17,5 kgfm a 2400 rpm
  • Torque específico: 6,6 kgfm/litro
  • Potência específica: 31,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Traseira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Indep., braços sobrepostos
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico: Barra de torção
  • Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 195/80 R14
  • Traseiros: 195/80 R14
  • Estepe: –
  • Altura do flanco: 156 mm
  • Altura do flanco: 156 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4820 mm
  • Distância entre-eixos: 2415 mm
  • Bitola dianteira: 1490 mm
  • Caçamba: 1626 litros
  • Peso: 1720 kg
  • Reboque sem freio: –
  • Ângulo de entrada: –
  • Ângulo central: –
  • Inclinação lateral máx.: –
  • Altura mínima do solo: –
  • Largura: 1740 mm
  • Altura: 1970 mm
  • Bitola traseira: 1460 mm
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Carga útil: 1530 kg
  • Reboque com freio: –
  • Ângulo de saída: –

Desempenho

  • Velocidade máxima: 135 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 23 s

Consumo

  • Urbano: 7 km/l
  • Rodoviário: 10 km/l

Autonomia

  • Urbana: 420 km
  • Rodoviária: 600 km

Fonte: Guia de usados, Wikipedia, OLX, Webmotors e MercadoLivre.